15-10-2011

MOUNTAIN DO da lagoa.....
Eu tinha a pretensão de estar participando do evento MOUNTAIN DO da LAGOA com pelo menos uma EQUIPE dos JACARÉS....pois é um EVENTO de grande desafio, onde voce tem que superar seus limites, ter um preparo psicológico enorme e ter a determinação de que vai começar e concluir o percurso, por mais variado e difícil que seja, independente da quilometragem a percorrer.
Graças ao grande JACA ZANINI que com suas participações nas corridas, tem sido um grande exemplo e incentivador dos seus familiares em JOINVILLE, houve a formação de um OCTETO.
Se já havia na EQUIPE um JACA PAULISTA, agora a EQUIPE se tornou mais interestadual ainda, tendo TRES JACAS CATARINENSES e assim com um JACA PAULISTA determinado e participativo, os TRES CATARINENSES não são diferentes.
O octeto  foi formado por mim, pelo Marcelo, Zanini, Maria Luisa, Célia, Manoel (sogro do Zanini), Neuwton e Maria Aparecida (CIDA).
Quando da formação do octeto a GRANDE PREOCUPAÇÃO do ZANINI era justamente sobre os CATARINAS (que vou chamá-los carinhosamente assim), conseguirem se superar e concluir seus percursos. Encaminhei para o ZANINI o site onde poderiam analisar os trajetos, altimetria, tipos de terrenos e tudo mais. Recebi a confirmação de que os tres CATARINAS iriam participar e assim foi efetuada a inscrição. Não havia a necessidade de apresentar quem iria fazer qual percurso no ato da inscrição, mas o ZANINI continuava preocupado com os trajetos. A partir do momento que os três CATARINAS confirmaram a presença, eu já desconfiava de que não haveria nenhum problema quanto aos percursos e deixaria este detalhe para ser resolvido na noite anterior ao evento quando nos estaríamos juntos no mesmo hotel.
Aqui, faço um agradecimento especial a MARIANA IZIDORO, a qual não conheço, filha do NEUWTON e da CIDA, que foi quem se encarregou da hospedagem, nos deixando praticamente hospedado na porta da LARGADA do evento.
Na quinta feira dia 13 a Célia avisou que não iria poder participar da corrida, onde fiquei bem aborrecido com ela e ela sabe disso, sendo que previamente eu já havia alertado ao Zanini e ao Marcelo que talvez um de nós precisasse fazer dois percursos.
Na sexta feira dia 14, Eu, Luisa e o Marcelo fomos logo a tarde para Floripa, sendo que o Zanini iria passar em Joinville, se reunir com os tres CATARINAS para depois se deslocarem a FLORIPA.
A entrega dos kits e o congresso técnico eram na sexta feira a noite, no LIC - LAGOA IATE CLUBE, onde chegamos a tempo, retiramos os kits, participamos do congresso tcénico, nos deliciamos com o coquetel que havia no local e fomos para o HOTEL.
Eu e o Marcelo passamos a analisar os percursos, já sabendo de que alguém iria fazer dois trajetos e ele era o mais preparado para isso.
Ficamos aguardando o ZANINI e os CATARINAS chegarem, pois graças a eles é que estavamos na LAGOA e eles teriam a preferência de escolher seus percursos.
Com a chegada deles, o Manoel escolheu o trajeto 3, a Cida o trajeto 6 e o Neuwton ficou com o trajeto 7, onde o Zanini queria por que queria ser o primeiro. Na sobra dos trajetos, deixei o trajeto 2 para  a LUISA, sobrando o trajeto 4,5 e 8 para mim e o Marcelo.
Como o Marcelo acabou ficando com a duplicidade de trajetos e devido também ao fato de que o ultimo trajeto, o oitavo quem fosse fazer teria que se desligar da EQUIPE em determinado trecho para ir de barco até o ponto de troca, o Marcelo acabou ficando com os trajetos 4 e 5 e eu com o ultimo.
Definido a seqüência, tudo acertado era só aguardar o dia seguinte.
 
Um bom café da manhã, a grande expectativa, mesmo de quem já participou de evento similar e lá fomos para MAIS UM DESAFIO.


BOMMMMMMMMMMM.............aqui tenho que pedir desculpas a grande maioria dos JACARÉS, pois eu acabei cometendo um grave erro, onde esqueci de levar o "CONGUINHA"...........e enquanto eu e a CIDA estacionavamos os carros, a Luisa, o Marcelo e o Zanini já se dirigiam ao portal da largada, pois estava quase na hora da nossa largada, pois havia três horários para largada, o locutor do evento vendo os três com as camisetas, chegou a comentar sobre o JACARÉ de CONGA e que o mascote estava sempre junto, e ainda por cima, depois em um dos pontos, um corredor de outra equipe também cobrou, perguntando sobre o JACARÉ com CONGA...........rssss
MIL PERDÕES POR ESTA FALHA....
Tudo se ajeitando para a largada, sendo que a nossa largada era as 08.00 hs.....com a grande maioria dos inscritos, depois haveria outra largada as 08.30 hs e outra as 09.00 hs.
Aqui também se iniciava o grande trabalho em EQUIPE fora do trajeto da corrida, com os deslocamentos dos carros, onde tudo funcionou perfeitamente.
Eu tinha o objetivo de participar do evento, primeiro passo. Segundo passo era concluir a prova. Terceiro passo seria concluir dentro do tempo máximo previsto que era de 09.30 hs.
Uma grande novidade no evento foi a utilização de um único chip para toda a EQUIPE, onde em cada posto de troca havia o tapete para marcar o tempo de cada um em seu trajeto. O chip era usado no pulso, onde o corredor que chegava passava o mesmo com a mão pelo tapete na mesa e entregava ao próximo corredor.
Dada a largada, fomos para o ponto 1 de troca,no NOVO CAMPECHE, onde com 01.12.24 hs em um trajeto de 10,7 km o Zanini chegava e entregava o chip para a Luisa. O Zanini chegava bem, com algumas dores nas pernas, contente pelo seu desempenho e falando que passou por alguns trechos impressionantes, mas com aquela tradicional desculpa que fez aquele tempo por causa do mangue, por causa da areia, aquelas desculpas que os JACARÉS já acostumados ouvem dele......rssssssssssss.  A Luisa  fez 8,6 km em 56.49 min. chegando na JOAQUINA onde passava o chip para o Manoel que iria encarar o trecho com menor percurso, porém na minha visão, senão o mais difícil, um dos mais difíceis. Se o Zanini tinha preocupação com o sogrão, na noite anterior quando conversei com o Manoel e passei para ele o que eu achava do percurso dele e pela determinação com que ele respondeu que era esse o trecho que ele queria, eu não tinha nenhuma duvida quanto a conclusão dele. A Luisa concluía também brilhantemente o seu percurso, sendo que disse que não havia andado em nenhum momento, chegando ao ponto de troca, onde tanto para ela quanto para mim, trazem lindas e maravilhosas lembranças de vários momentos alegres que passamos naquele local com o meu saudoso Junior. Partimos para o ponto de troca 3 - PRAIA MOLE - onde iríamos esperar o Manoel e onde o Marcelo iria começar sua enorme jornada. O trajeto do Manoel era de 5,5 km.......em quanto tempo ele faria esse trajeto...........essa era a grande pergunta. O Marcelo aguardava no posto de troca, o Zanini e o Neuwton foram ao encontro do Manoel....30 minutos, 40 minutos.........e cadê o Manoel...............e eis que passando dos 50 minutos aparece ele no seu trote, tranqüilo, firme, determinado e o sorriso no rosto, chegando com sobra............fechando seu percurso em 52.08 min., passando o chip para o Marcelo que iniciava o trajeto 4. Perguntei ao Manoel, logo que se recuperou o que ele achou e se fosse para fazer novamente, onde ouvi prontamente a resposta, que poderia contar com ele.
Fomos para o próximo ponto de troca,  (PROJETO TAMAR) onde não haveria troca, pois o Marcelo iria dobrar os percursos. O primeiro trecho do Marcelo era só de 7,6 km, porém um dos mais dificeis também em virtude da altimetria. Tempo de 01.10.12 hs, onde até causou preocupação da nossa parte, pois sabíamos da capacidade dele. Quando ele apareceu no TAMAR, o mesmo informou que veio pelo caminho fotografando, filmando, curtindo a maravilhosa paisagem pela qual ele passava e que estava tranqüilo para continuar no outro trecho que era de 10,2 km, do TAMAR até o RIO VERMELHO. Este trecho ele fez em 01.03.08 hs.
No deslocamento dos carros do TAMAR para o RIO VERMELHO eu me desligava da EQUIPE, pois pelo cronograma eu deveria ir até o terminal LACUSTRE e pegar o barco que iria me levar ate o ponto de troca 7. O Zanini e a Luisa me levaram até o terminal e os CATARINAS seguiram para o ponto de troca 5 onde a CIDA iria esperar o MARCELO.
A preparação psicológica aqui era muito importante, pois eu estava indo para o ponto 7 antes do meio dia e que o Neuwton não iria chegar antes das 15.15 hrs.  E por este ponto ter acesso só de barco ou a pé por trilhas, não haveria todo aquele agito dos demais pontos.
A partir dai fiquei isolado da EQUIPE, chegando ao meu ponto onde já havia alguns participantes de outras equipes dormindo, relaxando, apreciando a lagoa.
A CIDA fez o trajeto RIO VERMELHO - VARGEM GRANDE, um percurso de 8,2 km em um tempo de 54.33 min., onde passou o chip para o Neuwton que percorreu da VARGEM GRANDE até o FINAL DA COSTA DA LAGOA, em 01.16.21 hrs, um trajeto de 9,8 km.
Eu, aguardando pacientemente o tempo passar.
Era um trecho total de 73 km, onde eu iria pegar o chip o trecho então percorrido pelos demais ficava em 60,6 km..........e as 13horas e 17 minutos já passava o primeiro corredor pelo ultimo ponto. Não sei em qual horário o mesmo largou, mas uma marca impressionante, e logo um minuto depois passava o segundo colocado.
Neste ponto, onde eu estava aguardando o NEUWTON eu pude presenciar o quanto o trabalho em EQUIPE é fundamental e importantíssimo, pois houve alguns corredores que chegaram a este ponto e aconteceu alguns fatos incríveis - --- alguns chegaram e seus companheiros de equipe que deveriam fazer o ultimo trecho não estavam no local. -------------outro chegou, passou o chip sobre o tapete e começou a gritar perguntando se havia alguém de TAL equipe no lugar, que era quem deveria seguir adiante e ai aparece um "atrapalhado" que estava tranqüilamente encostado em um dos barcos sem se preocupar com o seu companheiro ---- o primeiro atleta que tal fato aconteceu, de chegar ao ponto 7 e não ter seu companheiro aguardando, foi aplaudido, incentivado, impulsionado a seguir adiante e o mesmo foi em frente, cheio de entusiasmo------------também foi o único que continuou. Houve alguns corredores que chegaram de barco e os seus antecessores na corrida já estavam aguardando no local.
As 15 horas e 26 minutos o Neuwton apareceu, firme, alegre e realizado, me entregando o chip e tendo que pegar o barco de volta até o terminal Lacustre e depois de VAN até o LAGOA IATE CLUBE.
Ainda ficavam vários corredores no ponto 7 e eu sabendo que tinha a missão de concluir meus 12,4 km em menos de duas horas para concluir a prova antes do horário pré determinado.
Já na saída do ponto 7 uma enorme subida e sendo trilha. A maior parte do meu percurso era trilha, "carrero" e no final a estrada que levaria até o IATE CLUBE.
Alguns metros após entrar na trilha, já avistava um concorrente a frente, onde percebi que poderia ultrapassá-lo pela maneira como o mesmo já andava na trilha, fato que foi determinante para que eu acreditasse que poderia passar mais alguns no meu trajeto, e fui aos poucos encontrando um , dois, três..............e fui deixando para trás, torcendo que quando eu chegasse na estrada, esses que eu havia deixado para trás na trilha não tivessem forças para me alcançar e assim eu acabei deixando para tras doze concorrentes, os quais não conseguiram me alcançar mesmo na estrada, pois foi onde eu passei a correr com mais disposição ainda,  e principalmente quando avistei a primeira placa indicando o caminho para o IATE CLUBE, onde sabia que faltavam poucos metros para a chegada e que iríamos fechar a prova com uma boa margem de diferença no tempo.
Ao dobrar a ultima esquina, uma descida pela lateral do IATE CLUBE e já avistando a JACAREZADA toda de azul esperando para adentrar ao IATE, foi de total satisfação de saber que graças a DEUS estavam todos bem e de que eram só mais alguns passos para a conclusão da prova com total exito de todos da EQUIPE.  
A alegria, o sorriso no rosto de cada um e a certeza pessoal de que cada um havia feito a sua parte para que o final fosse sensacional, fechando a prova com 08.53.32 hrs.........
A esses CATARINAS maravilhosos, sem os quais eu não teria conseguido montar a EQUIPE, os MEUS PARABÉNS, o meu MUITO, mas MUITO OBRIGADO mesmo. A simplicidade, o carinho,a humildade de vocês, a alegria, a garra, a participação em EQUIPE e determinação de vocês, somando com esses extraordinários, já acostumados e guerreiros JACARÉS (zanini, luisa e marcelo) fizeram a prova, que por si só, pela organização, pelo circuito, pelas belezas naturais, pela integração das pessoas, já seria fantástica, transformaram a mesma em uma PROVA EXTRAORDINARIA e INESQUECIVEL.
Que DEUS abençoe a todos, MANOEL, CIDA, NEUWTON, ZANINI, MARCELO e LUISA.
A vocês CATARINAS, sejam muito bem vindos a EQUIPE DE AVENTURAS JACARÉ DE CONGA, e da maneira como respondi ao NEUWTON quando nos despedimos no sábado a tarde, e ele perguntou se vocês deviam algo para mim, eu disse que vocês DEVIAM E DEVEM...............sempre que possível estarem participando de mais e mais eventos com a JACAREZADA.

EU e o MARCELO conversamos depois de sairmos do IATE CLUBE, enquanto estávamos tomando um delicioso café ao lado do hotel, que para o ano que vem ao invés de OCTETO, montarmos QUARTETOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS......

SHOW...............MAIS UMA VEZ, DE UMA EQUIPE FANTÁSTICA CHAMADA EQUIPE DE AVENTURAS JACARÉ DE CONGA............

VALEU LUISA, VALEU ZANINI, VALEU MARCELO, VALEU MANOEL, VALEU NEUWTON, VALEU CIDA.


Um comentário:

  1. Bom dia Jacarezada!!!!!!
    Como o Jaca Claudio ta chamando carinhosamente o pessoal de Catarinas, e como são da familia do Jaca Zanine, são todos sangue bom, então eu tambem peço permissão e vou chamálos de Catarinas...
    Nobres Jacas Catarinas, voces ficaram muito bem e elegantes fardados de Jacarés de Congas, parabens continuem assim....e venham participar de corridas aqui no nosso Paranzão querido....

    Jaca Zanine, se cuide!?!?!?!?!?!?

    Saúde a todos....

    Jaca Rubão.

    ResponderExcluir