Sobre

Quem somos....de onde viemos.....e para onde vamos?


"Tudo começou durante uma aula de spinning, na academia em que a maioria dos membros da nossa turma freqüentava.  A professora Adriana Tibucheski sugeriu que fizéssemos treinamento para participar de Corridas de Rua, pois ela estava muito  motivada  com  suas recentes participações nesta modalidade de esporte juntamente com nosso companheiro Cláudio Guras, a quem chamamos de presidente, por ser o primeiro a praticar a corrida de rua dentro do nosso grupo.

Dali, formava-se então, a primeira turma que passou a treinar às terças e quintas-feiras, visando inicialmente participar das provas mensais do Parque Tingui, o Circuito Lua Cheia, e algumas provas da Região Metropolitana de Curitiba.

Isso aconteceu em setembro de 2009, e após uma ou duas semanas de treinos, fomos participar da primeira prova de Corrida de Rua, formando uma equipe, até então, sem nome...

Nessa época, pelo que as fotos contam, eram aproximadamente umas quinze pessoas.

A primeira prova concluída e consequentemente a primeira medalha da maioria foi conquistada na 10ª Etapa do Circuito Lua Cheia no Parque Tingui em Curitiba, realizada em 06/10/2009, o que podemos adotar como a data de fundação do nosso grupo de amigos até então corredores e caminhantes.

À nossa turma veio somar a professora Jamily Marinello que passou a nos dar aulas de Duathlon, alternando ciclismo e corrida, já que havia a idéia de também participarmos de passeios e provas de bike.

Daí em diante a motivação tomou conta de todos que passaram a adquirir os mais diversos tipos de materiais mais indicados para a prática de corrida, caminhada e pedaladas, esportes que vem crescendo no mundo inteiro, por se tratar de modalidades bem acessíveis à maioria da população.

Passaram a vir também os enduros orientados, onde muitos que se achavam ainda sem condições de participar de uma corrida pudessem se divertir na companhia de amigos, praticando uma atividade física, contribuindo, assim, para quem quer ter uma vida saudável.

Passamos então a nos comunicar também por e-mail, trocando idéias, datas de provas, até que o Claudio teve a iniciativa de procurarmos um nome para nossa equipe, pois a motivação era enorme e queríamos levar tudo isso adiante, divulgando o esporte aliado ao nome de nossa cidade de São José dos Pinhais- PR para que outras pessoas pudessem ter acesso e conhecimento de tudo o que estávamos fazendo.

Após algumas idéias, o nome que mais teve aceitação foi o de GALERA DA SAÚDE, idealizado pelo próprio Cláudio e que assim passou a se chamar por um curto espaço de tempo.

Durante nossa participação numa caminhada, onde conversávamos descontraidamente, veio a idéia de acharmos um nome menos formal, que se parecesse mais com a alegria e entusiasmo que tomava conta de todos.

Vários nomes foram surgindo até que o Élcio Pampuch mencionou um nome que lhe era simpático desde os tempos de menino. Ele contou que quando estudava a História do Brasil e ouvira falar de uma revolta ocorrida no sul do Pará, na década de 1950, numa localidade chamada JACAREACANGA, e que junto com os amigos, numa brincadeira de criança, associaram um bicho a um calçado usado na época, ou seja, o “JACARÉ”  e o “CONGA” para fazer chacota com a professora e chamar o local de “Jacaré de Conga”. Analisando essa idéia, foi constatado que muitos dos integrantes do grupo, pois a maioria não é tão jovem assim, tinha usado aquele tipo de calçado na infância, e que o jacaré era um bicho tipo “CASCA GROSSA“, como se diz na gíria, que enfrenta qualquer situação, não foge da luta e nem anda para trás.

Isso foi tomando corpo e até que então se decidiu pelo nome de “EQUIPE DE AVENTURAS JACARÉ DE CONGA” .

Daí em diante foi se buscando um mascote para que associado ao nome pudesse representar a equipe através de camisetas, adesivos, banners, e nisso, a responsável foi a amiga Danielli, que teve muito bom gosto na escolha.

As primeiras camisetas foram confeccionadas, e hoje, funcionam como um cartão de visitas, pois divulgam nossa equipe, cidade e os esportes que praticamos.

Hoje, temos nosso Blog, comunidade, Orkut. Buscamos acompanhar a evolução através da mídia, para que toda a “JACAREZADA”, e aqueles que nos acompanham e queiram fazer parte do nosso grupo, tenham o máximo de informação no menor tempo possível."


Escrito por Élcio pampuch