29/07/2012




Definir EQUIPE é fácil.... 
"Equipe  é um grupo de pessoas que se junta para alcançar um objetivo em comum."
A definição é fácil, mas colocar em prática não é tão fácil e na maioria das vezes não se consegue, pois a definição acima serve em varias atividades de nosso dia a dia, quando sempre precisamos estar em sintonia com algo ou alguém, e como felizmente não somos todos iguais, atingir um objetivo comum se torna sempre difícil.
O que aconteceu neste domingo dia 29 de julho, na 8ª CORRIDA DE REVEZAMENTO DAS NASCENTES, com a EQUIPE DE AVENTURAS JACARÉ DE CONGA foi um verdadeiro EXEMPLO do que é uma EQUIPE na prática, nos atos, na solidariedade, na dor, no convívio, nas brincadeiras, nos sorrisos, no apoio, no estímulo e na entrega pessoal de cada para com os demais componentes do grupo.
Pessoas que ainda não tinham se conhecido pessoalmente, independente da cor, sexo, religião, time que torce, do tempo que esta na EQUIPE, de quantas vezes participou de corridas, de qual tempo cada um iria fazer, do seu percurso e tantas diferenças mais.
Nada disto importava e nem interessava para todos os participantes.
Das 05.00 h da manhã até as 19.00 h deste domingo a entrega foi 100% para a EQUIPE.
Um domingo onde a previsão por parte da organização era de chuva e frio, DEUS presenteou os participantes dando um dia de temperatura agradável e nenhum sinal de chuva.
22 pessoas que formaram uma família UNIDA e PARTICIPATIVA. e que teve ainda no final (no último trecho) a chegada do 23º componente que ficou aguardando várias horas para se juntar ao grupo.
Eu, já participando pela quarta vez deste evento e o terceiro como JACARÉ DE CONGA, tenho orgulho e digo sem receio nenhum, de que cada ano, as emoções são novas e fortes, a alegria é cada vez maior e no final a certeza de que se DEUS permitir estaremos lá em 2013 novamente.
Os 23 JACARÉS presentes, Eu, Claudia, Elisângela, Elcio, Rudival, Isaak, Conrado, Kultzack, Eliana, Ivone, Cintia, Iasnay, Yonara, Wagner, Fátima, Carlos Junior, Samuel, Adriana, Débora, Deisiane, Gislaine, a nossa querida Jacaroa Mirim Tati (filha da Elisângela) e no final o Wellington.
Alguns participando pela primeira vez do evento, outros pela segunda e outros pela terceira.
Às 06.15 h foi dada a largada do primeiro pelotão, categoria livre, no municipio de Piraquara, às 06.30 hs foi dada a largada do segundo pelotão onde largou a Jacaroa Cintia pela equipe aberta feminina, e também os participantes ds categorias mista e veterana masculina, e nesta largada tive que segurar o Jaca Elcio que já ia se "mandando" junto com os demais, mas o pelotão de largada dele era às 06.45 h.
Ao perceber quantos iriam largar  as 06.45h, pois era só as equipes inscritas no aberto masculino o Elcio já tinha consciência de que seria o último a chegar no primeiro ponto de troca.........fato que aconteceu.........e que ele, ELCIO, cumpriu de maneira brilhante chegando na frente da ambulância e não dentro dela............pois teve no seu calcanhar durante todo o trajeto a escolta da UTI Móvel UNIMED.
As "meninas" largaram 15 minutos antes, o que lhes dava uma boa diferença na frente dos "meninos". No posto 1, em Quatro Barras, a Cintia passou o bastão para a Iasnay e o Elcio para o Wagner. Ainda neste ponto a situação era tranquila e calma nos itens logística e apoio, pois era só o inicio da aventura.
A Van iniciava seu apoio para as "meninas" e o Doblo para os "meninos". No segundo trecho então era o Wagner que tinha a escolta da ambulância, e também em alguns momentos a companhia do Jaca Rudival que o assessorava.
No segundo ponto de troca, em Pinhais, quem iria encarar o trecho era o Carlos Jr e a Elisângela e mais uma vez a ambulância escoltava um JACARÉ e o Rudival fazia companhia para o Júnior.
No terceiro ponto de troca, em Campina Grande do Sul, era a Eliana e o Conrado que iriam largar, e quando chegamos do apoio neste ponto, em conversa com as JACAROAS, fomos informados de que a penúltima equipe era a delas e a nossa era a última......e não pensem que isso era motivo de desânimo, que nada, estávamos em perfeita sintonia e com o maior entusiasmo.
Deste ponto em diante também a logistica das nossas EQUIPES já começava a ser mais detalhada, para não haver atrasos e nem erros.
E assim que o Conrado pegou o bastão, nós saimos no seu apoio, sendo que a Eliana tinha saído antes, e logo a frente encontramos corredores de outras equipes, onde a Eliana já havia deixado para trás e era certo que o Conrado também o faria. Mais a frente no nosso apoio encontramos a Eliana e a Van fazendo seu apoio, onde neste trecho a "briga" foi muito boa, pois eram dois JACARÉS de ASA voando no mesmo trecho, o qual mudava de trajeto em relação ao ano anterior, devido a inclusão este ano do municipio de Bocaiuva do Sul fazendo com que o percurso passasse para 100 km.
Para chegar ao posto de troca 4, em Colombo, os corredores tinham uma enorme subida pela frente e neste ponto quem iria assumir os desafios eram a Claudia e o Rudival.
Logo apareceu na curva e encarando a subida a Eliana, tendo a companhia do Isaak, e logo em seguida vinha o Conrado.
Deste ponto até o próximo existia da minha parte uma grande expectativa, pois na noite do Congresso Técnico, nos foi avisado que Micro Ônibus não subiria a estrada num determinado ponto do trajeto e que se chovesse, nem Van ou carro subiriam, e que segundo a organização seria o trecho mais dificil.
A Claudia saiu na frente do Rudival, com uma pequena vantagem de tempo, mas logo foi alcançada e ultrapassada pelo Rudival, quando então passei a ir na frente da Van e presenciei o fato de que a Claudia vinha logo atrás de uma concorrente e a Van que acompanhava a Claudia, dando o maior incentivo para que ela ultrapassasse esta concorrente e com toda aquela gritaria de estímulo a Claudia efetuou um "tiro" e deixou a concorrente para trás.   Em determinado ponto deste trecho cheguei com o Doblo e os carros de apoio estavam todos parados em fila única, pois a subida que havia pela frente, só poderia ser feita por um carro de cada vez e acelerando forte. Devido ao grande número de carros a frente, e não sabendo quanto tempo levaria e nem se conseguiríamos subir, pois não se tinha visão de toda a subida que havia, onde já orientei a Gislaine que era a próxima a largar, juntamente comigo, de que seríamos alcançados pelo Rudival e pela Claudia, e que se o carro demorasse a subir, iríamos ter que acompanhar nossos antecessores.
Não perdemos tempo, nos arrumamos ali mesmo e nem deu tempo de sairmos andando quando os dois apareceram e lá fomos eu e a Gislaine..........e o que vimos pela frente foi uma enorme subida, que além de muito íngrime era bem longa..........e aqui até o Rudival, com toda a sua "bagagem" andou boa parte do trajeto. A medida de que subíamos, os carros iam subindo também, e felizmente fomos alcançados pelo Doblo, tendo o Elcio como motorista. Além desta subida haveria mais algumas durante este trecho.
Do ponto de transição 5, em Bocaiuva do Sul, largamos eu e pouco depois a Gislaine, pois o Rudival havia ultrapassado a Claudia no trajeto anterior. Os próximos a assumir no ponto 6, novamente em Colombo,  seriam o Samuel e a Débora. Já deixei acertado com o Elcio que só me esperasse uns 4 km depois da minha largada para pegar água e que poderia ir ao ponto 6. Neste trecho eu presenciei algo que realmente é muito triste ver em uma prova tão gratificante, tão emocionante. Eu havia ultrapassado uma atleta feminina, a qual tinha uma camiseta com o nome de equipe EU CORRO e alguns minutos depois, avistei a Van de apoio desta equipe parada, onde todas estavam com camisetas iguais e logo se aproximando da Van, uma componente da equipe saiu em alta velocidade e percebi que a mesma não tinha o bastão. Quando cheguei ao lado da Van, o provável coordenador da equipe saiu correndo em sentido contrário e mais a frente, esta pessoa passou por mim num verdadeiro "tiro" onde foi levar o bastão para a corredora que havia saído da Van.
Ao chegar no ponto 6 apenas informei ao pessoal da cronometragem que registrassem o fato, que era lamentável. Nem tinha conseguido fazer a frequência cardíaca voltar ao normal, quando avistei a Eliana chegando com o bastão e não a Gislaine, quando fui informado que a mesma havia se contundido e que não teve como prosseguir na prova.
Ao procurar a Gislaine na Van para saber o que havia acontecido, a expressão no rosto dela dizia o quanto ela estava aborrecida e desapontada.
Felizmente já recebi a informação da parte dela, Gislaine, que  foi apenas um distensão, e que tem que se cuidar durante a semana para que possa estar no próximo desafio, domingo em Tijucas do Sul.
Do ponto 6 sairam o Samuel e a Débora. A Débora teve alguns JACARÉS se revezando na sua companhia e ela, apesar de estar sem treinar no primeiro semestre do ano devido aos seus estudos, concluiu o trajeto sem "amolecer", sem fraquejar.
Do ponto 7, ainda em Colombo, seguiriam a Ivone e o Rudival, porém, o Rudival sentiu uma leve dor na coxa e optou por ser substituído pelo Wagner desde o início do trecho, para não ficar na dependência de que talvez tivesse que ser substituido em determinado ponto do percurso.  Isso que o Rudival já tinha feito um trecho completo e acompanhando outros Jacarés em outros trechos.
A Ivone foi no seu ritmo, com muita determinação e força de vontade, tendo o rodízio de alguns JACARÉ como acompanhantes, e aqui mais uma vez, o espírito de equipe foi nota 10, pois no ponto 7, fui até a Van e solicitei que duas JACAROAS trocassem de carro para que pudessem acompanhar a Ivone alternadamente, uma vez que quem estava no Doblo, já havia atuado no trajeto anterior para acompanhar a Débora, e a minha solicitação foi prontamente atendida.
Do ponto 8 em Almirante Tamandaré, partiriam a Adriana e o Isaak...........onde a Adriana para aquecer um pouco antes de sua largada,  também acompanhou a Ivone no seu trajeto e deste ponto em diante, começou uma grande preocupação da minha parte, principalmente porque celular não funcionava nem nos pontos mais altos do trecho, pois o último a correr pelos "meninos" era o Wellington que já estava no seu ponto de transição há algumas horas e o número de peito dele estava comigo. Vínhamos dando apoio para a Adriana e obviamente o Isaak já estava bem adiantado, onde a Van o apoiava e logo depois no ponto 9, também em Almirante Tamandaré,  era o Kultzak quem iria sair e como eu havia colocado meu nome em dois percursos, sendo que o segundo trecho meu seria do ponto 10 ao 11 eu ofereci a oportunidade aos dois jovens da cidade de Ponta Grossa, caso um deles quisesse, de correr o meu segundo trecho, onde o Kutzak aceitou e iria então fazer os dois trechos seguidos, o que daria uma vantagem ainda maior sobre as "meninas".
Faltando pouca distância para a Adriana terminar o seu percurso, quem a acompanhava era o Rudival, o qual pediu para entrar no carro, passei eu a acompanhar a Adriana e o Elcio foi para o ponto 9 levar a Yonara. Não cansei tanto no meu trajeto, quanto cansei tentando acompanhar a Adriana, que exercia um ritmo bem forte.
Quando chegamos ao ponto 9 a Van obviamente já tinha seguido e quem diz que celular funciona naqueles lugares. A Yonara vinha num ritmo muito forte, sem ter a companhia de ninguém, porém, sempre acompanhada de perto pelo Doblo. Em um determinado ponto, quando estávamos parado esperando a Yonara passar, um veículo em sentido contrário parou ao  nosso lado e desceu o Conrado que pegou carona para nos encontrar, pois o pessoal da Van ficou sabendo de que o Wellington não tinha o número de peito e que isto poderia prejudicar sua saída do seu ponto, já que o Kultzak estava "voando" no seu trecho.
O Conrado passou a fazer companhia para a Yonara no final do percurso e nós seguimos rapidamente, passando pelo ponto 10, em Campo Magro, onde a Van então iria esperar a  Yonara, onde a Deisiane já a aguardava,  só acenamos que iriamos direto, onde os ocupantes do Doblo, tiveram uma emoção a mais por alguns quilometros (pois ai corriam de Doblo), até que felizmente alcançamos o Kultzak, o qual falou que poderíamos seguir em frente que ele não precisava de água, e chegamos ao ponto 11, também em Campo Magro onde o Wellington aguardava a nossa chegada.
Com a partida do Wellington, o Kultzak ficou aguardando a Van e o Rudival ficou esperando a saída da Fatima que iria fazer o ultimo trecho e ele ira acompanhá-la.
Seguimos de Doblo até encontrarmos o Wellington já na avenida Manoel Ribas, e ele também disse que poderiamos ir para esperar a chegada dele.
Chegamos no bosque São Cristovão com o Doblo, esperamos um pouco e logo o "CANINANA" se fazia ver na última reta antes do funil de chegada. Os que tinham ido comigo no Doblo acompanharam a chegada do Wellington até a passagem do chip, sendo que ele e o Élcio foram receber as medalhas e nós ficamos esperando os demais amigos que estavam na Van e que vinham acompanhando a Fátima. O Wellington retornou com doze medalhas, sendo que a equipe masculina tinha dez participantes, onde o Elcio, sugeriu entregar uma das medalhas para a Jacaroa Mirim Tati que acompanhou a equipe toda durante o dia todo e então eu sugeri ao Elcio que a outra medalha fosse entregue ao Jaca Fabiano, o qual esta se recuperando de uma cirurgia, e só por isto não esteve presente junto à jacarezada.
Alguns minutos mais tarde víamos algumas Jacaroas que estavam na Van, chegando a pé, o que significava que a Fátima já estava próxima. Logo ela apareceu na reta, antes da curva que dava acesso ao funil acompanhada por alguns Jacarés que nos últimos metros a acompanharam fazendo uma linda festa na chegada.
A Gislaine vinha amparada, pois mal conseguia andar, mas nem que seja em uma perna só e amparada ela estava lá somando na festa da equipe e só não foi carregada pela Jacarezada porque não quis.
A Fátima pegou as medalhas que foram distribuidas entre as "meninas" e fomos para o delicioso almoço as 17.30 h, que este ano estava muito bem preparado.
Antes de sairmos do Bosque, comentei com todos sobre a idéia das duas medalhas, e todos concordaram plenamente na entrega para a Tati e o Fabiano.
As 19.00 h chegamos na minha casa, onde todos se despediram, felizes e certos de terem tido um grande domingo, com mais uma excepcional participação de todos.
PARABÉNS A TODOS, TODOS VOCÊS SÃO VENCEDORES E VENCEDORAS, GUERREIROS E GUERREIRAS, IMPLACÁVEIS E INVEJÁVEIS.
 Não posso deixar de dizer aqui que a organização do evento este ano também foi fantástica, muito bem planejado, organizado, sinalizado, com apoio das guardas municipais dos municipios, do policiamento em alguns pontos de rodovias, dos staffs espalhados em todos os municipios, das ambulâncias no percurso e nos pontos de troca.
Agradeço a DEUS por nos dar mais esta oportunidade de termos sem dúvida nenhuma, arquivado em nossa memória, mais um fantástico domingo e pelo grande dia que ELE nos proporcionou, sem chuva e com uma temperatura muito agradável na companhia de amigos fantásticos.
Agradeço a cada um de vocês pela enorme cooperação, união, companheirismo, alegria, garra e entusiasmo.
Desculpem se houve alguma falha na logística do evento e também peço desculpas por não citar com mais detalhes, alguns nomes no que escrevi acima, pois eu escrevi o que presenciei e eu não poderia estar em dois lugares ao mesmo tempo, mas como gostaria para poder relatar o que todos que estiveram na Van também presenciaram nesta aventura, e mencionar os nomes daqueles que estiveram acompanhando os corredores lado a lado, passada a passada, por alguns metros e também por alguns quilômetros.
Cada um que fez o seu trajeto e mesmo a Gislaine que não conseguiu concluir 100% o seu, tenham a certeza de que foram empurrados por mais 22 amigos nas subidas, nas descidas, nas retas, nas curvas, no asfalto e nas estradas de chão.
O tempo que cada um fez no seu trajeto, o tempo que cada uma das duas EQUIPES fez é só um mero detalhe diante da GRANDEZA e da BELEZA da participação de todos.
 A coragem de cada um foi transformada pelo espírito do que é EQUIPE, e que EQUIPE FANTÁSTICA que é a EQUIPE DE AVENTURAS JACARÉ DE CONGA.
 Que venha 2013...............que venha a 9ª CORRIDA DE REVEZAMENTO DAS NASCENTES.
Um grande beijo no coração de voces, coração que sem dúvida, ontem acelerou no limite com o desempenho de cada um de vocês.

MUITO OBRIGADO ..........e PALMAS para todos NÓS JACARÉS.
Claudio Guras

9 comentários:

  1. É isto ai equipe maravilhosa não chegamos em primeiro e nem tivemos pódio.Mas este fato não nos entristece pelo simples fato de que la estava os melhores e nossa equipe estava entre as melhores.Os melhores são aqueles que caiem e se levantam,superam seus limites, e em determinados momentos se questionan falando a si próprios meu DEUS do céu o que estou fazendo aqui neste momento.Ai vem aquela vóz do sub conciente e lhe diz voce está aqui por que gosta e adora desafios.Voce nasceu para mostrar aos outros que o impossivel nada mais é do que o nosso medo em tornar algo impossivel em possivel.Meus parabens a todos os membros da equipe.

    RUDIVAL GOMES.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a toda a Jacarezada por mais este grande desafio cumprido. Um grupo unido supera qualquer dificuldade.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a toda Jacarezada por mais este desafio cumprido. Uma equipe unida supera qualquer dificuldade. Isso é a maior vitória que vocês podem ter.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. valeu o esforço, a poeira, e mais do que tudo, o dia agradável da companhia de todos vocês... abração a todas e todos.

    ISAAK

    ResponderExcluir
  5. Valeu as dores, valeu a poeira, valeu o esforço, mas nada supera o dia agradável de estar na companhia de vocês, abração a todas e todos.

    ISAAK

    ResponderExcluir
  6. Não pude estar presente, mas acompanhei com o pensamento . Fico feliz que todos tenham dado o seu melhor e se superado. Parabéns a todos, continuem participando e vencendo desafios , pois correr engrandece a alma e traz saúde e felicidades.
    Me orgulho desta equipe! Continuem sempre unidos!
    Maria Luisa

    ResponderExcluir
  7. Como o Texto já descreve será inesquecível os momentos compartilhados e vividos que todos passaram, concluindo seu percurso com garra e determinação...
    Meus Parabéns a todos, saúde paz.
    Sassá

    ResponderExcluir
  8. Olá Pessoal da Equipe Jacaré de Conga,
    Venho aqui pela primeira vez (voltarei outras vezes, com certeza), retribuir a visita que recebido no meu blog: http://www.julianrunner.blogspot.com.br/2012/08/lua-cheia-01-08-2012-fotos.html.
    Concordo plenamente com as palavras da primeira parte deste post, que descreve a sensação de participar do Revezamento das Nascentes.
    Enquanto lia ia me sentindo novamente na corrida. Nossa Equipe Donos do Alfalto, vivenciou exatamente tudo aquilo que está dito aqui. Alegria, motivação, entrega, companheirismo, etc...
    Um dia inesquecível !
    Pela segunda vez e já está marcada a terceira, quarta e outras....
    Parabéns pela equipe.
    Já estou seguindo vocês e vou adicioná-los no meu blog também.
    Vamos sempre em frente....
    Abraços,

    Julian

    ResponderExcluir