12/08/2012


5ª MARATONA DE REVEZAMENTO PÃO DE AÇÚCAR.


O texto pode ser longo mas é muito pouco diante da alegria, da satisfação e dos momentos que alguns JACARÉS viveram e propiciaram neste final de semana MEMORÁVEL.
JACAREZADA PRESENTE e DIVIDIDA PARA A CORRIDA em;
02 QUARTETOS -
CELIA, ELISANGELA, CLAUDIA e MARIA LUISA
SERGIO, YONARA, IASNAY e ADRIANA.
04 DUPLAS
RUDIVAL e PAULO THADEU
CONRADO e KULTZAK
ELIANA e ZANINI
MARCELO e CLAUDIO.
PRESENÇA DO CASAL ZÉ E REGINA.
JUNTANDO-SE AO GRUPO EM BRASILIA - ALVARO JOSÉ GURAS.
Depois de alguns meses de muita preparação organizacional e de logistica, chegou enfim o dia de participarmos do evento na capital federal. 
Lá no inicio do convite (a alguns meses atras) colocado para  todos os JACARÉS,  alguns haviam informado o interesse em participar do evento e depois por este ou aquele motivo, acabaram desistindo, quando então foi concluido o pacote com 12 participantes, surgindo depois o interesse de mais alguns, o que aumentou o número para 16 e nos ultimos dias antes da nossa ida houve a "incorporação" de mais dois JACARÉS.
Dos 18 participantes, apenas o Zanini ficou separado na viagem de ida  volta dos demais devido a passagem aerea, sendo que os outros 17 estavam no mesmo voo.
Tudo acertado por e-mail e também alguns pontos na reunião um dia antes da partida. A ansiedade era grande para que tudo acontecesse da melhor maneira possivel.
Na sexta feira a noite no aeroporto Afonso Pena, fomos surpreendidos com o fato de que no voo de ida, por problemas no sistema operacional da Gol, as poltronas estavam livres, ou seja, não havia escolha de lugares.  O que parecia uma dispersão para a JACAREZADA no voo, acabou sendo util, pois todos ficaram bem próximos nos assentos.
O maior problema foi que em virtude do problema operacional, ficamos dentro do avião esperando a liberação do voo o que ocasionou o atraso de uma hora na partida.
Chegando em Brasilia, o Zanini já nos aguardava por um bom tempo e também o meu irmão (Alvaro) que reside na capital federal, já nos aguardava.
Localizamos o Micro Onibus que nos levou ao hotel e  apesar do horario de nossa chegada, ainda houve alguns da EQUIPE que resolveram ir até um barzinho muito aconchegante e com um excelente cardápio, seguindo  indicação do  Alvaro.
Muito bate papo, muita alegria e brincadeiras.
Haviamos acertado previamente que as 08.00 hs de sabado todos deveriam estar prontos para fazermos o passeio por Brasilia, e mesmo assim chegamos de volta do barzinho as 03.00 hs da manhã.
No sabado 08.00 hs começamos nosso passeio por Brasilia, tendo como guia o Alvaro,o qual na saida deu uma verdadeira aula sobre a construção de Brasilia e toda sua estrutura planejada. Visitamos a praça DUQUE DE CAXIAS, o Museu JK na parte externa, estivemos na torre de TV, onde é possivel ter uma vista panoramica da cidade e tiramos varias fotos. Alguns JACARÉS foram passear na feirinha que existe ao lado da torre. Depois nos dirigimos ao local onde estavam sendo entregue os kit´s, separados por Equipe e cada um já ficou com o seu. Seguimos nosso passeio visitando a  maravilhosa catedral de Brasilia, depois fomos ao congresso nacional, onde se faz a visita com guias dando todas as explicações sobre o funciomento do congresso, o que, como disse o Sergio e o Zanini, voce estar presente no local onde acontece as decisões mais importantes do nosso país é emocionante. Seguimos a pé até a praça dos tres poderes e no subsolo da praça tem uma enorme maquete de Brasilia.
Algumas horas de passeio e a fome já despontava e o Alvaro nos levou a um restaurante com comidas tipicas do nordeste, o restaurante MANGAI, considerado um dos maiores e bem estruturados restaurantes do país, sendo considerado em 2009, pela revista VEJA como o melhor restaurante do brasil. O mesmo tem vista para o lago Paranoá e para a ponte JK.
Depois da "fartura e abundância" nas opções de comida e sobremesa, além das fotos com os garçons com trajes tipicamente nordestinos, seguimos nosso passeio passando pela ponte JK.
"A Ponte Juscelino Kubitschek, também conhecida como Ponte JK, está situada emBrasília, ligando o Lago SulParanoá e São Sebastião à parte central de Brasília, através do Eixo Monumental, atravessando o Lago Paranoá. Inaugurada em 15 de dezembro de2002, a estrutura da ponte tem um comprimento de travessia total de 1200 metros, largura de 24 metros com duas pistas, cada uma com três faixas de rolamento, duas passarelas nas laterais para uso de ciclistas e pedestres com 1,5 metros de largura e comprimentototal dos vãos de 720 metros"
Depois chegamos ao parque ecologico Dom Bosco situado as margens do lago, tendo uma excelente vista do lago, podendo caminhar e até pedalar pelo parque.
Seguimos então para o Pálacio Alvorada e aqui, sem duvida nenhuma foi um dos pontos mais interessantes de nosso passeio, pois no portão de acesso do palácio, fica um soldado do batalhão da guarda presidencial completamente estático, mas quando as JACAROAS se colocaram na frente dele, os olhos do soldado visualizaram de norte a sul e de leste a oeste as JACAROAS. 
Encerrando o passeio pois o horario do Micro Onibus estava fechando e também estavamos muito cansados do excelente passeio, fomos até o PONTÃO DO LAGO SUL, outro parque maravilhoso, onde além de voce poder caminhar muito, tem a circulação de carros e motos que chamam a atenção pela beleza, pela potencia, pelo valor e pelo ano de cada um. No PONTÃO tomamos um delicioso sorvete em um dos quiosques.
No retorno para o hotel, primeiro uma parada em um mercado para o pessoal se abastecer com o kit sobrevivencia para a corrida, e no trajeto eu, Zanini, Marcelo e Rudival descemos do Micro no local onde seria a corrida no domingo, para voltarmos a pé até o hotel, para saber quanto tempo levariamos. Aproveitamos para verificar a estrutura da organização e termos uma noção de como seria a corrida no dia seguinte.
A noite numa rápida reunião, combinamos a nossa programação para a manhã de domingo, sendo que depois, alguns optaram por se recolher e descansar e os demais foram fazer um lanche em um restaurante próximo do hotel.
As 05.30 hs de domingo, alguns JACARÉS já se reuniam na recepção do hotel para irem ao local do evento, principalmente os primeiros corredores de cada EQUIPE, pois o horario para os mesmos estarem presentes era 06.45hs....e a largada seria as 07.00 hs.
Logo em seguida chegou o restante dos JACARÉS, que optaram por esperar o horario do café para depois seguirem ate o local da corrida.
Muita descontração, todos ansiosos, um sol maravilhoso, porém com ventos fortes. A ansiedade para alguns era superar as quatro voltas de 5.275 m., para outros era superar duas voltas. O locutor do evento, em determinados momentos informava o nome das EQUIPES presentes e também de onde eram, sendo que não poderia deixar de mencionar que de São José dos Pinhais, no PR, estava presente a EQUIPE JACARÉ DE CONGA.
Dada a largada, começou o que a JACAREZADA gosta de fazer que é correr, sem se preocupar com o tempo que cada um iria fazer, mas cada um tendo a maior responsabilidade e consciencia de que não poderiam se entregar pois havia não só o seu companheiro de dupla, ou os seus companheiros de quarteto, como havia no total 18 JACARÉS na torcida e no apoio, onde até o Alvaro somava a EQUIPE, assim como o Zé e a Regina.
Estar em Brasilia já era emocionante, correr em Brasilia seria fantastico.
O circuito era praticamente nas duas pistas do  Eixo Monumental, sendo que cada pista tem 6 faixas de trafego,  a largada foi próximo da rodoviaria, em uma rua que ligava os dois sentidos do eixo monumental,  logo depois do ponto de largada, entrava no eixo sentido sul, passando pela Catedral, seguindo em direção ao Congresso Nacional, passando pela praça dos Tres Poderes, descendo na outra pista do Eixo Monumental ainda em sentido sul,  passando em frente ao Pálacio do Planalto, efetuando o retorno na mesma pista  e voltando sentido norte, passando novamente pelo palacio do Planalto,  tendo pela frente uma pequena mas forte subida, novamente passando pelo Congresso Nacional, e pelos prédios dos Ministérios. No retorno quando se iria iniciar a próxima volta, os atletas das duplas passavam por um tapete azul e dos quartetos em um tapete verde.
Logo começou a troca dos companheiros de EQUIPE, sendo que a Yonara já na sua primeira volta da sequencia de sua EQUIPE sentiu sua perna e não se entregou, concluindo as duas voltas com muita determinação. Também na ultima volta do Paulo para encerrar a dupla, o mesmo sofreu com fortes dores na panturilha, o  que fez com que ele andasse quase todo o percurso na sua quarta e ultima volta, mas fechou o circuito dentro do tempo previsto pela organização. O Conrado  "deu" o máximo de si na corrida, e algumas horas depois de concluir suas quatro voltas, precisou ser atendido na area medica do evento, devido ao grande esforço efetuado.
Foi emocionante a participação de cada JACARÉ na prova, sendo que os problemas que alguns tiveram faz parte de quem gosta de praticar este esporte, e que muitas vezes em prol da EQUIPE dão o maximo de si mostrando toda sua determinação, garra e força de vontade.
O ultimo JACARÉ a chegar foi o Paulo que veio caminhando na ultima volta e ao entregar o seu chip acabou recebendo quatro medalhas ao invés de duas, pois era participante de uma dupla, sendo que entregou uma ao Alvaro por toda a sua dedicação e empenho em nos proporcionar um final de semana que já seria fantastico, melhor ainda e outra medalha a Regina que vestindo a camisa dos JACARÉS  foi juntamente com seu marido grandes incentivadores da EQUIPE.
Retornamos ao hotel, para um merecido banho, deixamos nossas bagagens na recepção do hotel e fomos almoçar em um restaurante de frutos do mar proximo ao hotel, novamente indicado pelo Alvaro e novamente com uma "fartura e abundancia" de opções de comida.
O Conrado voltou a passar mal e acabou indo a um hospital acompanhado da Claudia, do Kultzak e da Luisa, onde teve que receber soro para repor suas perdas, mas felizmente, estava em condições de voltar conosco no mesmo voo.
Saindo do restaurante, cometi uma grande falha com o grande amigo Rudival, o qual se retirou um pouco antes dos demais da mesa do restaurante, para nos aguardar do lado de fora por estar com dor de cabeça, e quando saimos não o vi e ele acabou ficando sozinho para voltar ao hotel.
O Alvaro foi até o hospital onde estava o Conrado para levar eles para o Aeroporto e nós voltamos do hotel com o Micro Onibus.
Aguardamos no aeroporto de Brasilia o nosso voo, nos depedimos e agradecemos imensamente ao Alvaro, e felizmente tudo terminou de maneira tranquila e brilhante ao chegarmos todos em nossos lares.
Mais uma vez, o termo EQUIPE foi  COLOCADO em pratica por todos na melhor definição que cada um queira dar.
Agradeço a DEUS por mais esta fantastica aventura com AMIGOS fantasticos.
Agradeço ao Alvaro por ter nos proporcionado um final de semana inesquecivel (mais um ).
Agradeço ao casal Zé e Regina pela companhia e pela integração para com todos da EQUIPE.
Agradeço a Luisa e a Claudia por estarem juntas comigo em um dia tão especial.
Agradeço a todos os JACARÉS presentes que fizeram parte deste memorável evento, onde TODOS foram fantasticos, insuperaveis e guerreiros.
PARABÉNS A TODOS e o sucesso 100% neste evento aconteceu graças a integração, união, cumplicidade, respeito e dedicação em 100% de cada um que estava presente.
Abaixo coloquei cinco tópicos que a alguns dias atras eu li em uma pagina da internet e apenas fiz alguns ajustes, mas que sem duvida "cai" perfeitamente para toda a JACAREZADA, que sabe do que gosta, que sabe trabalhar em equipe, que tem competencia e mente sã, que não se acomoda e que conhece seus limites........e que neste domingo em Brasilia, no meu ponto de vista...fez valer este cinco tópicos....porque..... FIZERAM O QUE GOSTAM, TRABALHARAM EM EQUIPE, FIZERAM COM MUITA COMPETENCIA E CONSCIENCIA, NÃO SE ACOMODARAM e RESPEITARAM SEUS LIMITES.
Manter o foco no que gosta de fazer


Muitos atletas começam a treinar ainda na infância. As pessoas em geral, porém, nem sempre têm uma convicção tão precoce do quanto é importante praticar esporte. O importante, no caso, é identificar, ainda que não tão cedo, o tipo de atividade esportiva que realmente o motiva. É nele que deve investir para ter uma melhor qualidade de vida.
Saber trabalhar em equipe


Mesmo nos esportes individuais, a habilidade em se relacionar é imprescindível para chegar ao pódio – haja vista, por exemplo, a necessidade de o atleta estar em sintonia com seu técnico, seu professor. Nos esportes coletivos, a exigência de saber interagir com os colegas é ainda mais evidente. Essa premissa vale ainda para os contatos com membros de outras equipes, uma vez que conhecer e eventualmente incorporar seus métodos também é uma forma de se aprimorar e melhor interagir com os amigos.
Mente sã, competência em ação


Nas Olimpíadas como em outras competições, o controle emocional é tão importante quanto o desenvolvimento de competências; é preciso saber lidar com a pressão e as frustrações constantes nesses ambientes. Recuperar-se rapidamente de um baque e tirar lições das derrotas e das dores são características fundamentais para se sobressair nas competições esportivas e no dia a dia.
Jamais se acomode


Atingir um determinado patamar e achar que ali está à prova de adversários – e de adversidades – é o primeiro passo para a queda. É necessário buscar novos desafios, pois sempre haverá alguém disposto a tomar essa posição.
Exemplo nesta ultima olimpiada - Recordista e bicampeão mundial dos 50 metros livres, o nadador César Cielo talvez não imaginasse que fosse superado por um francês que chegou a Londres pouco cotado.
Novos desafios sempre surgirão e se surgem é para sem vencidos.
Conheça seus limites


Por mais que você confie no próprio taco, não dá para ser bom em tudo. Aceite que determinadas habilidades não fazem parte de seu DNA, ou acabará frustrando a si mesmo e aos que o rodeiam. O importante é voce saber o seu limite e respeitar, porque sabendo e respeitando voce se torna um vencedor. As dores (fisicas e emocionais) e as contusões fazem parte da vida de qualquer atleta em qualquer atividade esportiva. Só não acontece com quem não tem CORAGEM de tentar.




COPIANDO A PROPAGANDA-
Passagem aerea para BRASILIA    R$ 450,00 cartão MASTERCARD paga
Diária do hotel   R$ 85,00 cartão MASTERCARD paga
Almoço no melhor restaurante do Brasil    R$ 65,00 cartão MASTERCARD paga
Locação de Micro Onibus R$ 40,00 cartão MASTERCARD paga
Toda e qualquer despesa que houve.......cartão MASTERCARD paga......



AGORA.......VIVER MOMENTOS EXTRAORDINARIOS, ESTAR COM AMIGOS MARAVILHOSOS, FAZER PARTE DE UMA EQUIPE UNIDA EM TODOS OS SENTIDOS, CONVIVER COM PESSOAS ABENÇOADAS, SORRIR, ABRAÇAR, APOIAR, SER APOIADO E CRUZAR A LINHA DE CHEGADA.......................
ISSO NÃO TEM CARTÃO NO MUNDO QUE PAGUE.........PORQUE ISSO TUDO NÃO TEM PREÇO.



O Jaca Sergio também fez uma excelente matéria no seu blog  pedalandopontocom.blogspot.

com.br e elaborou um maravilhoso video com fotos do final de semana.

  
Um grande abraço a esta FAMILIA maravilhosa que é a FAMILIA JACARÉ DE CONGA.

Claudio L. Guras

3 comentários:

  1. Que legal Jaarés.
    Uma bela viagem e uma corrida bem animada. Vocês estão de parabéns.
    Vida Longa à toda a Jacarezada!

    ResponderExcluir
  2. Sem Palavras..........
    PARABÉNS a todos...
    Sassá.

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha, vcs estão de parabéns, muita paz e saúde a todos....
    Na próxima eu a a Jaca Magali estaremos juntos!!!!

    ResponderExcluir