03/11/2012


PEDAL SÃO JOSÉ/TIJUCAS DO SUL
E aí galera, tudo pedaleza? A jacarezada de fato está tomando gosto pelas pedaladas, tanto é que neste final de semana alguns jacarés enfrentaram 65 km de pedal entre São José dos Pinhais e Tijucas do Sul. A ideia era sair no máximo ás 06h30minh, no entanto, pelo atraso do jacaWelington, saímos ás 7 horas. Mas o atraso do nosso amigo é perfeitamente perdoável, afinal ele preparou um delicioso sanduba para cada integrante do pedal e segundo ele,  essa a razão do atraso. Ahhh se não fosse esses sandubas..rsssss.
Como o grupo estava composto de pessoas que nunca fizeram uma pedalada com essa quilometragem, o ritmo foi tranquilo, pois o objetivo era chegar a Tijucas do Sul, se possível ainda inteiros, pois de lá, ainda partiríamos para o segundo desafio do dia, que era o ataque ao morro do Araçatuba.
Depois de 1 hora de pedal, fizemos o primeiro pit stop para reabastecer as energias. Comida era o que não faltava, com os saborosos McWelington Só faltou mesmo a toalha xadrez para se tornar um autentico piquenique.
Em dado momento, chegamos numa espécie de bifurcação, aí pintou a dúvida se era para esquerda ou para a direita. Ninguém para perguntar, Claudio dizendo que era para a direita, o "Draco" amigo do Robson, e agora nosso também, dizendo que era para a esquerda, eu e Gislaine não lembrávamos patavinas.
Resolvemos ir para a direita e logo percebemos que estava errado. Estávamos no caminho errado, mas não perdidos. Sabe como é? rs...então seguimos e pegamos o percurso correto um pouco mais a frente. Nada demais, apenas o aumento de uns 4 km com relação ao trajeto original.
A galera estava muito animada, o clima nublado ajudou, sem a presença do sol escaldante. O trajeto foi pela zona rural e por isso  foi possível contemplar a natureza, como por exemplo, parar e ficar a ouvir o canto da Araponga em meio a mata. Por vezes acontecia de nos distanciarmos uns dos outros, contudo logo nos reagrupávamos, mantendo assim a unidade da equipe.
Em alguns trechos a cachorrada estava a mil e loucos por uma canela de ciclista, então pernas pra que te quero e dele pedalar para escapar dos luluzinhos. Na verdade eles só querem brincar. Será? Talvez seja brincar de morder canelas, então melhor não arriscar e pedalar. O trecho que mais exigiu foi a última subida antes de chegar a Tijucas. Além de ser bem íngreme, estava repleta de pedras soltas e nem é preciso dizer que a essa altura, depois de 60 km pedalados, as pernas já estavam cansadas.
Depois de chegar ao centro de Tijucas do Sul, ainda pedalamos por mais alguns quilômetros pela rodovia que vai até a BR 376, até que o restante da equipe que estava a chegar de carro, nos encontrasse. Acabava ali o pedal jacareonico. Todos se saíram muito bem, concluindo a pedalada. Ninguém ficou devendo pizza, pois não houve nenhum pneu furado.
Colocamos as bikes no carro e bora para o morro do Araçatuba. È minha gente, agora é hora de deixar as bikes e atacar o morro. Mas o relato desse ataque é por conta da amiga Gislaine. Abraços á todos e segue daí Gislaine.
Sérgio

 ATAQUE AO MORRO ARAÇATUBA
Valeu amigo Sérgio, o pedal foi realmente incrível mesmo, e vamos falar do "ataque" ao Araçatuba. A ídéia tanto do pedal quanto da subida do morro partiu do nosso amigo Claudio e foi uma excelente pedida para o feriadão.
Depois de deixar as bikes em Tijucas, partimos rumo ao "Matulão" onde fica o ponto de partida da trilha. Chegando lá, alguns jacarés optaram em não realizar a subida, enquanto outros já se preparavam para o "ataque" e após reforçar o filtro solar e recarregar as mochilas com alguns "suprimentos" e muita água, iniciamos a subida. A trilha no início é fechada, neste momento alguns jacarés resolveram voltar ao ponto de apoio e aguardar o nosso retorno nos veículos, no entanto 10 jacarés seguiram firmes no propósito de chegar ao alto da montanha. À medida que avançamos na subida a vegetação já começava a desaparecer e a exposição ao sol ficou total, no entanto, a vista o tempo todo compensa o calor, a fadiga e o cansaço. E bota cansaço nisso, ainda que o Araçatuba seja considerada pelos montanhistas uma montanha de fácil "ataque", afinal pedalar mais de 60km e em seguida encarara mais 2h de caminhada morro acima mais 1hora de caminhada morro abaixo não é moleza. Mas valeu a pena, depois de 2 horas, estávamos no que chamam de falso cume, porém as nuvens tomavam conta do local e a visibilidade era zero e muito embora fizesse calor, lá em cima a sensação era de um certo frio,  ainda assim a sensação estar acima das nuvens é uma sensação indescritível. Somente quem já fez a subida sabe exatamente do que falo.
Não havendo visual no falso cume, logicamente não haveria visual no cume principal, ficamos um tempinho ali mesmo contemplando a perfeição da natureza, e imaginando se realmente a humanidade é merecedora de tudo aquilo. e começamos a descer, já que iniciamos a subida às 15:00 h e que do ponto em que estávamos até o cume principal levaria mais cerca de uma hora de caminhada, optamos em retornar dali, para não correr o risco de anoitecer e o grupo ainda estar na trilha. A descida foi tranquila, e chegamos ao ponto de partida da trilha antes das 18:00 h, e depois de fazer um lanchinho e arrumar as "tralhas", voltamos para Tijucas do Sul pegar as bikes que por lá ficaram guardadas para daí então retornar à São José dos Pinhais, o reduto da jacarezada.
Aos que subiram, obrigada pela companhia e principalmente pela confiança, aos que não subiram tenho absoluta certeza de que não faltarão oportunidades e por enquanto poderão compartilhar a vista pelas fotos, para atiçar a vontade de fazer a subida em breve.
Foi um dia incrível e inesquecível, compartilhado entre amigos especiais, fazendo o que mais amamos, nos movimentar, seja correndo, pedalando, caminhado, subindo morro, o importante é a determinação de cada um em cada vez mais superar seus limites e a alegria de conseguir, e tanta alegria assim transforma vidas, transforma almas.
Por mais um final de semana fantástico na companhia de todos, obrigada família Jacaré de Conga, vocês são o máximo e até a próxima aventura.
Gislaine
Fotos                                                     Vídeo          



Um comentário:

  1. Foi um passeio sensacional, com muita alegria e união do pessoal tanto no pedal quanto na subida ao morro. A idéia do pedal partiu na verdade do Jaca Sergio. que com a colaboração do Jaca Robson, amadurecemos a idéia e ai foi só planejar e convidar aos demais, o que era certo que haveria a participação de outros.
    A subida ao morro, se deve 100% a Jaca Gislaine, pois eu tive a idéia, mas foi ela a grande incentivadora e quem forneceu todas as "dicas" para que eu só colocasse em prática a logistica da aventura.
    E retornaremos lá sim....com muito mais tempo e calma.
    Muito obrigado a todos, pela cooperação, companhia, incentivo e principalmente por tornarem tudo isso possível. Aos que emprestaram as bikes, as trans bikes, os carros, os lanches divididos, os risos, as brincadeiras, a quem só foi de motorista, e a certeza de que descobrimos cada vez mais que a vida é maravilhosa, principalmente quando sabemos aproveita-la de maneira saudavel e agradavel na companhia de pessoas tão fascinantes.
    Obrigado a DEUS por tudo de otimo que ele nos dá e nos coloca ao nosso alcançe, principalmente aos AMIGOS que nos rodeiam.
    Valeu JACAREZADA.
    Claudio L Guras

    ResponderExcluir