CORRIDA DA GRACIOSA - 06/10/2013





Participar de uma corrida em um local que é considerado um dos cartões postais do nosso querido Estado do Paraná, é sem duvida um privilégio para poucos, face ao número reduzido de inscrições, pela enorme dificuldade e pelo tempo estipulado para conclusão da prova. O bicho pegou no mais amplo sentido da palavra, pedreira foi isto o que encontramos na corrida. As dificuldades se resumem  simplesmente nos 14 Km de subida. Para quem conhece a Serra da Graciosa sabe muito bem sobre as dificuldades que estou me referindo. Uma subida em que é normal encontrarmos carros parados no acostamento devido á temperatura do motor ter subido além do normal. Os carros podem desfrutar desta parada, já nós que estávamos correndo não podíamos nem pensar em parar. Chega um determinado momento da corrida que você passa a ter dois inimigos terríveis, a subida que não acaba mais e que a cada curva fica mais acentuada e o relógio. Você fica naquela expectativa e já pensa: “Meu Deus será que eu não vou consegui?”  São 14 km de subida, não é subidas. Se o atleta não estiver totalmente focado no seu objetivo é certeza absoluta que irá quebrar. Neste momento da corrida a harmonia entre corpo e mente deve estar  perfeita, pois sem esta combinação não tem como seguir em frente. Com a desistência do nosso amigo Jaca PAULO SBRISSIA, com uma semana antes da corrida por motivos de lesão, eu perguntei para o nosso grande amigo e presidente Jaca CLAUDIO se ele iria me deixar correr sozinho... É lógico que ele de imediato falou que iria até mesmo porque nós dois ainda não tínhamos participado desta corrida. Chegamos em  Morretes com o ônibus da organização da corrida, o tempo estava  propício para quem iria encarar o desafio. Sem receio de falar, por um descuido meu olhei em direção da serra,  lá estava uma linda montanha toda majestosa sorrindo para minha pessoa, como a me perguntar vai mesmo me encarar? Naquele momento em pensei meu DEUS do céu será que eu vou amarelar?  Mas graças a Deus eu juntamente com o Claudio enfrentamos  este desafio  com o respaldo da nossa querida equipe JACARÉ DE CONGA , e posso afirmar aqui que o fizemos com maestria, o que nos propusemos a fazer. Em momento algum após termos iniciado a corrida nos intimidamos com a subida, porque sabíamos da nossa determinação em superar desafios. Esta corrida foge totalmente das características das outras corridas consideradas difíceis, porque geralmente as corridas consideradas difíceis são na sua maioria formadas de subidas e descidas, já esta corrida se traduz simplesmente em subida. Quando você termina os 14 Km de subida ,ai o restante é de suaves subidas e descidas, tipo tobogã. Mais uma vez eu e o Claudio sentimos a emoção do que é correr por  nossa equipe, mesmo não tendo mais nenhum Jacaré participando da corrida em momento algum nos sentimos solitários. Tendo em vista que a nossa camiseta é muito conhecida e respeitada, em qualquer lugar que haja um Jacaré participando de uma competição esportiva os gritos de “Aí Jacaré”, “vamos  Jacaré”  e outras palavras sempre seram mencionadas para nos dar mais ânimo. Peço aqui desculpas ao meu grande amigo CLAUDIO GURAS por não o ter esperado no momento da chegada dele, não o esperei porque tive uma brusca queda de temperatura no corpo. Acredito  que esta queda de temperatura se deu devido a alteração de altitude na subida da Serra. Fica aqui registrado que JACARÉ  nunca abandona seu companheiro, mas no meu caso se eu não fosse urgentemente para o interior do ônibus tirar a camiseta molhada e colocar um agasalho corria o risco de de entrar em hipotemia . Aproveito o espaço para parabenizar aos atletas Mônica e Carlos,  ambos correram praticamente a corrida inteira comigo. A Mônica uma verdadeira guerreira  sentiu uma lesão durante a prova, mas em momento algum pensou em desistir , sendo constantemente incentivada pelo Carlos , por mim e por diversos atletas que passavam por nós. Mônica, as nossas palavras de incentivo foram só detalhes nesta sua conquista.  O principal incentivo partiu de você mesma. Tudo o que você precisava para continuar até o final da corrida, estava em você mesma, nós simplesmente fizemos com que você  encontrasse . Também deixo aqui meus parabéns para a atleta Silvana pela superação em mais este desafio na vida dela. Quanto a organização meus parabéns a segurança estava perfeita, mas no quesito hidratação vocês deixaram a desejar em alguns postos não tinha água , em outros o atleta só podia pegar um copo. Isto é brincadeira de mau gosto onde está escrito que um copo de água é suficiente para matar a sede de uma pessoa que está correndo. Isto varia de pessoa para pessoa. Agradeço a todos os aletas que participaram desta  corrida .
“Os pingos de suor que deixamos por onde corremos, com certeza o tempo já enxugou. Amanhã  esta corrida já fará parte da história dos desafios que superamos. Quando o tempo insistir em nos fazer esquecer, aí então teremos os troféus e as medalhas de participações para nos fazer lembrar”.
Atenciosamente, com carinho, um abraço.

RUDIVAL GOMES.

2 comentários:

  1. Como já mencionei em um e-mail, essa prova exigiu concentração, determinação e precisão, onde tudo foi matematicamente calculado. O grande rudival, só mentiu quanto a eu aceitar o convite de imediato, pois ele fez o convite na terça feira e eu só fui concordar na quinta feira. Pensei muito, pois esta prova, das que eu participei foi a que realmente fez acontecer e valer o que esta colocado no regulamento. Uma grande falha na organização, no meu ponto de vista é não haver a comprovação na largada da leitura do chip, o que induz a imaginar "espertinhos" no evento.
    As curvas da estrada, o paralelepípedo, as inúmeras bikes descendo a serra, os atletas que nos ultrapassavam, os atletas que ultrapassamos, o pensamento no tempo máximo para concluir.....tudo fez esta prova realmente ser bem diferente das demais até aqui. Foram 20 km...02h31min...de muita concentração, sem vacilar, tendo o pensamento naquela estrada, a qual já participei de almoço na beira de rio a muitos anos atrás, a qual já subi varias vezes de VAN, depois de descer o Itupava, a qual já desci de bike na companhia do Jaca Sergio em uma noite de terça feira, concluindo a descida exatamente no ponto de partida desta corrida e agora graças a DEUS, posso dizer...que subi a mesma correndo, sem em nenhum momento caminhar.
    Obrigado rudival pelo convite, esta desculpado por não me esperar na chegada, e obrigado ao Paulo Sbrissia por permitir que eu o representasse....e fiz com muito orgulho.
    UMA prova atípica, inesquecível, desafiadora...mas superável.
    abç
    Claudio L Guras

    ResponderExcluir
  2. Rudival e Claudio, vocês são exemplos de coragem, dedicação, persistencia...

    OBS: Paulo Sbrissia melhoras para vc amigo.... em 2014 TAMO#JUNTO neste desafio da GRACIOSA!!!

    Parabéns Jacarezada!!!!

    Anselmo Cruz

    ResponderExcluir