CIRCUITO ESTADUAL SESC - TOLEDO PR - 09/03/2014

Neste domingo dia 09 de março, foi realizada a terceira etapa do circuito estadual do SESC, sendo esta etapa na cidade de Toledo.
Uma cidade bonita, com avenidas largas, calçadas na grande maioria com as vias para cegos, trânsito que respeita os pedestres quando estes pisam nas faixas para atravessarem as avenidas.
O evento que é realizado pelo terceiro ano, ou seja, está iniciando no circuito e teve sua estrutura toda montada no lago municipal, em uma praça muito bonita e bem preparada.
Local maravilhoso, ao lado do  parque das aves, muito bem cuidado, limpo e o “point” da cidade.
Várias opções de gastronomia ao redor do lago, onde em qualquer um deles a pessoa aprecia a vista do mesmo. O shopping da cidade, simples, em um unico nivel, também ao redor do lago, e a praça de alimentação toda ela de frente para o mesmo.
Vários trailer`s de hot dog estacionados ao redor do lago na tarde/noite, todos com pinturas especiais e caprichadas, muito bem limpos e higiênicos, colocando cadeiras e mesas ao redor, onde os moradores da cidade amanhecem no lago, fato que comprovei quando fui retirar o kit na manhã de domingo, tudo de maneira organizada e havendo policiamento no local.
O parque das aves todo cercado por tela, uma enorme mata no centro da cidade, tendo ao seu redor uma pista para caminhantes e corredores com uns 4 metros de largura e comprimento total ao redor do parque de 1280 metros. Ao lado da pista de caminhada uma pista para bike com uns dois metros de largura.
Cidade que tem seus moradores adeptos de práticas esportivas, porque é muita gente caminhando, correndo e pedalando neste local.
Quanto a prova, para os  10 km, duas voltas de 05 km sendo 90% do trecho com descidas e subidas, totalmente em asfalto.
Estrutura muito bem montada, com os postos de hidratação, segurança,  avenidas fechadas, vários staffs, estagiários dos cursos de educação física da região.
Por ser o terceiro ano apenas do evento na cidade, dois pontos para mim foram negativos, a não utilização de chip, porém o numero de staffs anotando a numeração dos corredores era enorme e a não premiação por categorias nos 10 km.
Para a caminhada, que tinha um trecho de 4 km, o número de participantes era incrível, com vários grupos chegando de bairros vizinhos ao centro.
Também houve um grupo de se deslocou de Cascavel para Toledo pedalando, que após correr os 10 km, retornariam de bike a Cascavel.
Fantástico, foi a execução na integra do hino nacional, 15 minutos antes da largada, onde todos mostraram o devido respeito.
As 06:15 h quando fui retirar meu kit na praça, o termômetro marcava 16º de temperatura, sendo que retirei o kit voltei ao hotel  tomar café e quando retornei ao lago a temperatura já estava em 20º.
Ao retirar o kit, conversei com o jovem Leandro Marques, de 16 anos, da cidade de Foz do Jordão, o qual também tem intenção em fazer o maior numero de provas do circuito, e participou em Palmas fechando os 5 km em 9º lugar geral com 19 min.  Em Toledo não cheguei a conversar com ele após o evento, pois além dele ter concluído bem antes, assim que terminei eu também deixei o local.
Antes da largada a diretora do SESC, usando o microfone, agradeceu aos participantes de todas as cidades, mencionando os nomes das mesmas, onde São José dos Pinhais estava presente.
Agradeço a DEUS pela oportunidade de participar desta etapa, por tudo ter ocorrido de maneira tranquila e agradável.
Agradeço ao Juelmir e ao Wagner, profissionais de Educação do SESC, responsáveis pelo evento, os quais chegaram a telefonar na ultima sexta feira, tranquilizando quanto à entrega dos kits no domingo, sendo que a grande maioria dos participantes era de cidades vizinhas e só iriam pegar os mesmos no dia da corrida.
Também a eles, agradeço a indicação dos hotéis, onde fiquei hospedado a três quadras do lago e a quatro quadras do terminal.
Agradeço a quem mandou as mensagens de apoio e de boa sorte e peço desculpas ao amigo Zé, mas não foi liberada a entrega do seu kit, em virtude de não ter enviado o atestado médico.
Que venha a etapa de Apucarana dia 30.


Claudio Luiz Guras

3 comentários:

  1. Parabéns grande Claudio, vc é um exemplo de dedicação pra jacarezada!!
    Parabéns pela prova e só pra variar um texto show!!!!
    Abçs Wagner XEXA

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Claudio por mais esta conquista, show de bola mesmo representando a FAMÍLIA Jacaré de Conga pelo Paraná a Fora , valeu Presidente, um Grande Abraço...
    Sassá.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns tudo de bom ;se encontramos em Apucarama.
    Leandro de Foz do Jordão

    ResponderExcluir