09/09/2012



21K
CIUDAD  DE  BUENOS  AIRES
No último final de semana a jacarezada fez sua primeira aventura internacional participando da meia maratona da capital Argentina Buenos Aires. Como já estávamos programados há alguns meses para participar deste evento, a ansiedade nas últimas semanas já havia tomado conta dos jacarés Marcelo Stadler, Claudio Guras, Maria Luisa e Claudinha (que este ano foram a passeio), Zanini e sua esposa Cris (que acompanhou o marido a passeio), Rudival, Adriana, é até de mim que não costumo ficar ansiosa em véspera de viagens ou corridas, mas desta vez não teve como, participar de uma prova como essa sem dúvida mexe com as emoções da gente.
Partimos no dia 07 de setembro, feriado nacional aqui no Brasil, então analisando pelo movimento nas estradas imaginamos que o mesmo também aconteceria no aeroporto mas não, ali estava estranhamente tranquilo. O grupo se encontrou as 8:30h para fazer check in, depois de passar por todos os procedimentos para o embarque, com alguns contra tempos, mas nada que pudesse de fato atrapalhar o passeio, então pontualmente às 11:05h decolamos rumo ao aeroporto Ezeiza. O voo durou menos de 2 horas, chagando lá, tempo fechado e chuva, após cumprir os procedimentos para estrangeiros e pegar as bagagens, partimos rumo ao hotel Alpino, localizado no bairro de Palermo, uma das regiões mais turísticas da cidade devido aos grandes bosques ali localizados, bem como os tradicionais cafés e também pelo Zoológico de Buenos Aires. Mas antes fizemos uma parada para apanhar nossos kits no Centro Municipal de Exposições. Lá chegando pudemos ter uma prévia do que seria o evento, pois o espaço era imenso, e muito bem organizado. Retiramos os kits e fomos para o hotel. Já passavam das 16h  a fome apertava, então fomos fazer um lanche ali próximo ao hotel mesmo e em seguida fazer o "reconhecimento do terreno", checar o local da largada para organizar nossos horários para domingo, uma vez que o retorno seria logo depois da corrida. Mais a noite, fomos a uma pizzaria próximo ao Obelisco, um dos mais conhecidos monumentos históricos da cidade de Buenos Aires, localizado na Praça da República, no cruzamento das avenidas Corrientes e 9 de julho, esta última inclusive é a avenida mais larga do mundo, diga-se de passagem, mais iluminada também um local fantástico. Mas o que realmente nos encantaria, seria o city tour do dia seguinte. Sábado, manhã de sol, após um reforçado café da manhã o grupo saiu para conhecer a cidade abordo de uma van que locamos em prol da comodidade e praticidade do passeio. Passeamos o dia todo pelos principais pontos turísticos da cidade, ficamos encantados com a arquitetura dos monumentos históricos, ricos em detalhes, dos locais que visitamos (vejam as fotos), dentre eles destaque para a Casa Rosada (onde a presidente do país desempenha seu papel) na Praça de Maio (centro político da cidade) no bairro de Monserrat, para a Catedral e para a sede do Banco de Lá Nación Argentina. 
Destaque ainda para o "Caminito" espécie de Largo da Ordem Argentino e para o Estádio do Boca Juniors, time onde o craque Argentino Maradona iniciou sua carreira no futebol. Entre um passeio e outro, fomos conhecer a costela fogo de chão argentina no restaurante La Tranqueira, indicado pelo guia, que de fato não errou na indicação. Os hermanos sabem sim fazer um bom churrasco não podemos negar. Logo mais a noite, enquanto alguns ainda encontraram disposição para visitar a famosa Calle Florida, em busca de lembrancinhas e dos tradicionais alfajores, outros apenas se preparavam e se concentravam para a prova do dia seguinte. E então chega o grande momento, às 5:30h de domingo (09 de setembro), a jacarezada partia do hotel rumo ao local da largada, pouco mais de 30min de caminhada e lá estávamos. Fomos quase os primeiros a chegar, mas o tempo passou depressa, e logo uma multidão se concentrava no local, mais de 14.000 inscritos. Dada a largada, seguimos pela Avenida El Libertador sentido 09 de julho, onde passamos pelo Obelisco despontando na Praça de Maio. Hidratação a cada 5km, bem como mesa de frutas e muito isotônico para repor as energias e também várias atrações como bandas tocando música ao vivo (dentre elas Beatles Cover), dançarinos de tango e palhaços malabaristas e fanfarras argentinas. Percurso quase que totalmente plano, clima agradável enfim tudo perfeito. 
A visão que se tinha é algo para eternizar na memória, uma multidão de corredores invadindo a avenida mais larga do mundo contrastando com o Obelisco e com os demais monumentos da cidade, algo de fato emocionante. A estrutura montada no local era monstruosa, com várias tendas e atrações. Emocionante também ver os atletas que concluíam a prova, alguns chegavam até a chorar de tanta emoção, a festa que os espectadores faziam, a torcida, foi incrível. Infelizmente como o tempo estava apertado, quando cheguei, logo em seguida voltamos ao hotel para nos organizar para seguir ao aeroporto para a viagem de volta. Graças a Deus, correu tudo bem na volta também, estivemos sempre no horário e não tivemos qualquer problema durante toda a viagem. Com certeza foi uma das provas mais fantásticas que já tivemos a oportunidade de participar. Gostaria de novamente agradecer em especial ao nosso amigo Claudio que nos avisou da compra das passagens, e se responsabilizou pela reserva do hotel e da van, e que como sempre acertou em cheio, pois tudo não poderia ser melhor (hei Claudio, você com certeza já poderia organizar excursões esportivas...está praticamente profissional no assunto heinnn...hohohoho), a Maria Luisa, Claudinha, Cris, Álvaro, irmão do Claudio e esposa (que lá estavam passando férias e  estiveram prestigiando nossa chegada)  pelo apoio, e a companhia sempre maravilhosa dos amigos Marcelo, Rudival, Adri (minha amiga e companheira de quarto, obrigada pelas conversas, adorei) e Zanini, por terem compartilhado comigo momentos incríveis, sem vocês nada disso teria sido possível, não com essa alegria, nem com toda a intensidade que teve. No melhor estilo argentino...
GRACIAS E ATÉ A PROXIMA AVENTURA!!!
Gislaine

5 comentários:

  1. Eita xouuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. "ETERNIZAR NA MEMÓRIA" - "ALGO DE FATO EMOCIONANTE" - "ALGUNS CHEGAVAM ATÉ A CHORAR DE TANTA EMOÇÃO"

    PARABÉNS PELO TEXTO GISLAINE......As tres frases acima que a Gis colocou no texto são a mais pura realidade do que foi e é a MEIA MARATONA DE BUENOS AIRES. Eu havia sido informado por alguns que já tinham participado
    deste evento em anos anteriores do espetáculo que era,e nada melhor do que participar e comprovar o SHOW que é essa corrida e a cidade em si.
    "ETERNIZAR NA MEMÓRIA" - sem duvida, um grande evento, um espetáculo, algo até aqui incomparavel que estará eternizado na memória.
    "ALGO DE FATO EMOCIONANTE" - em cada metro percorrido, em cada segundo que se passava, em cada curva, em cada retão, em cada olhada para o lado, para a frente, para cima, a emoção de estar sempre rodeado de inumeros corredores, de estar totalmente livre em avenidas imensas, passando ao lado de prédios e praças historicas foi algo de fato emocionante.
    "ALGUNS CHEGAVAM ATÉ A CHORAR DE TANTA EMOÇÃO" - cruzei a linha de chegada junto com o Zanini e ficamos ali mesmo, logo após cruzar o portal, aguardando os demais JACARÉS, e presenciamos muitas pessoas chorando copiosamente pelo fato, imagino eu, de terem concluido uma MEIA MARATONA, de terem superado desafios, barreiras, ou simplesmente pelo fato de estarem participando de um evento tão FANTÁSTICO. Alguns eram recebidos por outras pessoas em abraços que pareciam terem conquistado o primeiro lugar na prova.
    UMA CORRIDA MARAVILHOSA .....com a companhia da familia e de amigos fantasticos, contando com presença da Cris (esposa do Zanini) e da Adriana (namorada do meu irmão) que sejam muito bem vindos.
    Um passeio com muito bom humor, muitas brincadeiras e aprendendo um pouco sobre a cultura, costumes e a maneira de viver de nossos vizinhos.
    PARABÉNS A TODOS PELA PARTICIPAÇÃO, UNIÃO, ALEGRIA, PARCERIA e CUMPLICIDADE.
    Um grande abraço
    Claudio L. Guras

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a toda a equipe. Foi um prazer encontrá-los no Aeroporto. Eu e minha esposa adoramos conhecer uma pouco mais da história e da filosofia dessa equipe que esbanja simpatia e bom humor. Até a próxima ! Onacir e Claudia

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a todos por mais esta conquista.
    Como o texto descreve será inequecível e ficará na memória para sempre...
    Sassá.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a toda jacarezada que bateram o cartão. Ano que vem Assessocor vai está lá!

    ResponderExcluir