09/12/2012


XIV Volta Internacional da Pampulha 
Belo Horizonte - MG

Lição e experiência para nós corredores.
Chegamos as 5:50 h da manhã no local da largada, como de costume éramos nós e a organização do evento; que aos poucos foram chegando os aproximadamente 14 mil inscritos.
Eu, Claudio, Rudival, Célia e Anderson fizemos os 18,3 Km e Maria Luisa, Sonia e Alcione ficaram nos aguardando na chegada com muita alegria e entusiasmo.
Prova maravilhosa , cenário belíssimo ,100% plano em volta ao lago,porém difícil por conta do extremo calor logo tão cedo.Entretanto, corredor não escolhe clima para correr. Se tem sol, corre no sol; se cai chuva, corre na chuva. 
As intempéries da natureza são apenas mais um desafio. 
Foi preciso mostrar a força de um jacaré guerreiro, foi preciso insistir e persistir e enfrentar o calor.
Fomos, vimos, vivemos e vencemos mais esta. 

Nada parece poder conter o ímpeto desses jacarés!
Mas antes de tudo isso chegamos no Centro de BH na sexta-feira dia 07,e partimos para uma caminhada de 12 km embaixo de um sol escaldante com a temperatura na marca de 37° para retirar o kit no Carrefour Pampulha, na volta ficamos na duvida se faríamos o trajeto a pé, pois caiu aquela chuva e se tornou inviável caminhar toda aquela distância, então voltamos de ônibus.

Já no sábado as 8 hs da manhã saímos do hotel com destino a Ouro Preto à 100Km. Com certeza para todos nós foi indescritível o que vivenciamos neste passeio. Aprendemos muito , caminhamos mais ainda , fomos cativados pelas belas imagens e histórias dos antepassados.
Eu poderia ficar horas contando tudo que vimos e ouvimos...nos divertimos, nos emocionamos...enfim gastamos todo o tempo para desfrutar de tudo que havia ali de melhor.Essa jacarezada tem preparo físico para subir e descer ladeiras, modestia nossa, mas fizemos bonito.Não quero entregar ninguém, mas nossas amigas Sonia e Alcione não quiseram encarar as subidas terríveis e ficaram passeando na feira.
Esses jacarés sabem aproveitar cada minuto que a vida nos oferece. Valeu a pena todos os momentos que passamos juntos nesta aventura.
Bom, voltando a prova , mais especificamente o momento da largada...
No momento da largada o verdadeiro caos imperou por alguns segundos... pessoas caindo a minha frente e eu sem poder me conter , fui derrubada e pisoteada por muitas pessoas, o pânico tomou conta , perdi um pé do tênis , o boné, quase perdi os cabelos...e sem chances de me levantar, porque toda vez que eu tentava ...alguém caia sobre mim, senti muito medo e então, não mais que de repente olho para cima e vejo as mãos estendidas do ANJO CLAUDIO para me tirar daquele desespero; (Ele: Você esta bem? Eu: Não sei, talvez... vai amigo ...vai fazer sua prova...vou ficar bem). Foi ali que tive a certeza de que o nosso presidente tem uma missão nesta terra: PROTEGER, CUIDAR, ZELAR. Extremamente atento a tudo ele se faz presente nos momentos essenciais. Jamais esquecerei do gesto esmerado desse amigo; o que me faz acreditar que a MEDALHA MAIS IMPORTANTE É A DA AMIZADE.
E somente soube quando conclui a prova que nosso amigo Anderson estava entre os machucados. Ele tbem caiu e se feriu, e também teve por alguns segundos a sensação mais terrível (o medo) , mas com a  graça a Deus estamos todos bem.
Tentando esquecer um pouco do acontecimento triste da largada. Com aperto no coração, iniciei com passos lentos... doloridos, pensei que não pudesse correr, e me coloquei a pensar...Lembrei-me das minhas responsabilidades; dos meus sonhos não realizados; dos meus momentos alegres; das minhas frustrações na vida; das vezes que podia ter sido mais feliz e não fui; dos momentos que me senti derrotada ou que fui um vencedora; das pessoas com as quais me relaciono ou me relacionei, das filhas que contribuíram tanto para que eu chegasse até aqui; dos amigos que se perderam pelo caminho ou que deixei para trás, dos amigos atuais, que considero minha familia.
E me emocionei bastante. E bastante eu chorei também: minhas lágrimas se misturaram nem sei bem se ao suor ou se aquela água que eu jogava no rosto a todo tempo, insistentemente espantando o calor.
principalmente depois de cruzada a linha de chegada... chorei  depois que coloquei meus pés além do pórtico onde acabava a prova.
Com certeza, era o choro da alegria, do desafio superado, um desejo conquistado...como foi para mim, assim deve ter sido para meus amigos jacarés e todos aqueles corredores que ali estavam.
Inevitável... portanto, não terminar este texto com dois versos de Drummond, de poemas distintos que servem para ilustrar o que significou para nós essa viagem ...este momento tão especial: "...nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas tão fatigadas... (Tinha uma pedra no meio do caminho) e "...mas coisas findas, muito mais que lindas, essas ficarão" (Memória).
Agora, tudo está guardado aqui dentro.
Ficou na memória...ficou nas pernas... está dentro do meu coração...do nossos corações e já faz parte da minha vida...das nossas vidas.
A corrida pulsa...Vamos correr Jacarezadaaaaaaaaaaaaa!Caindo na gargalhada
Obrigada meu Deus por estes dias, obrigada por se fazer presente em cada situação nova de nossas vidas!!!
Que assim seja!
Adriana Alves

2 comentários:

  1. Que lindo e emocionante seu relato Adri!
    Parabens por mais esse desafio vencido, e parabens aos membros dessa familia que venceram mais essa!
    Samuel Silva

    ResponderExcluir
  2. É querida amiga foi um final de semana para ficar registrado no livro de nossas conquistas e aprendizados.Nossos agradecimentos a DEUS por ter nos dado mais está oportunidade e por ter nos livrados do pior,digo o pior porque todos nós sabemos as consequéncias que podem surgir ao termos a infelicidade de cairmos na largada de uma corrida de aproximadamente 18 mil atletras.Mas grasas a DEUS voce e nosso amigo ANDERSON sairam completamente ilésos face aos riscos que correram.Digo ilésos porque nestes casos as chances de traumatismos são muito grandes.Tambem aproveito o espaço para agradecer ao nosso querido amigo CLAUDIO GURAS pelo cuidado e atenção que o mesmo tem com todos nós,e foi ele com seus olhos de aguia atento a tudo, que viu o momento em que voces cairam e não mediu esforços e nem as consequéncias indo ao socorro de voce.Amiga voce e o ANDERSON deram um exemplo de superação de contagiar a todos nós la presentes,mesmo sentindo dores pelo corpo,no seu caso ter chorado e ainda asim não desitiram do obejetivo maior da ida de voce a BELO HORIZONTE que era correr a corrida da pampulha.Para minha pessoa voces ADRIANA,ANDERSON E CLAUDIO foram os grandes vencedores da corrida VOLTA DA PAMPULHA.Carinhosamente um abraço e um beijo a voces,e que DEUS continue abençoando voces como os tem abençoados e protegidos.

    Atenciosamente com carinho

    Rudival gomes.

    ResponderExcluir