CORRIDA DA MEIA NOITE 19/01/2013


 
"LOUCOS, DOIDOS, FELIZES, DETERMINADOS, AMIGOS, GUERREIROS E GUERREIRAS, E QUE GUERREIRAS”.

Nestes poucos anos da existência da EQUIPE JACARÉ DE CONGA, já estive em vários eventos, com os mais variados tipos de trecho, de clima, de horário, já participei de provas solitariamente, como já estive em eventos com 50 JACARÉS e também participei de várias corridas de revezamento.
MAS quando chegou ao meu conhecimento, sobre a CORRIDA NOTURNA de REVEZAMENTO DA MEIA NOITE, a qual teria seu inicio às 00:00 h e seu término as 06:00 h, chegava um novo desafio, uma nova aventura.
Seis horas de corrida na madrugada, em EQUIPE, precisando da participação e da colaboração de pelo menos mais sete pessoas, não seria nada fácil. Coloquei o convite a todos e ainda com o reforço de que seria muito bom ter uma EQUIPE masculina e uma feminina participando do evento. Aos poucos chegaram os e-mails dos interessados e foi surgindo primeiro a EQUIPE masculina, onde faço aqui uma observação quanto ao Jaca Rudival, que quando foi colocado o convite, disse "correr de madrugada, ficar por seis horas ou mais acordado, nem pensar" e que o mesmo não iria participar mas depois mudou sua opinião e veio fazer parte de mais um capítulo na história da EQUIPE.
As meninas timidamente foram se manifestando para a formação de uma EQUIPE, e surgiram oito dispostas a encarar o desafio.
Sem mesmo ter definido quem seriam e se realmente haveria o total necessário de componentes, eu já havia antecipadamente solicitado ao organizador a reserva de duas vagas para o evento.
Formados os dois octetos: o masculino com Claudio, Wagner, Robson, Marcelo Pinto, Gabardo, Adriano, Rudival e Wellington e o feminino com Sandra, Karina, Maria de Fatima, Débora, Kelly, Eliana, Adriana e Deisiane. Parecia estar tudo pronto para o desafio, mas no inicio do mês houve três baixas, (por contusão e por ordem médica) duas no feminino e uma no masculino.  Na busca de substitutos, tudo feito com calma e conhecendo os Jacarés, logo surgiram novos interessados, onde então entrou o Leopoldo no lugar do Marcelo Pinto, a Miria e a Luciana no lugar da Maria de Fátima e da Débora.
Agora tendo a composição definitiva, reunião feita, organização planejada e chegou o dia do evento.
As 20.00 h do sábado, com exceção da Adriana e do Rudival, os demais estavam presentes no tradicional ponto de encontro, com a presença também da esposa do Leopoldo, a mãe da Kelly, Sassá com toda a família, a Kay e mesmo não podendo correr, estava a Maria de Fátima.
O comboio chegou à Arena de Eventos as 21.00h, três horas antes do início da prova, onde encontramos a Adriana nos aguardando acompanhada de seu pai, o Sr. José, o qual já esteve presente anteriormente em outros eventos, sendo que já havia no local uma tenda de outra equipe instalada, e logo a JACAREZADA foi montando sua estrutura, com tenda, barraca, colchão de ar, mochilas e mais mochilas, mesas, cadeiras, churrasqueira, isso mesmo, uma  churrasqueira, porque precisávamos ter o que fazer antes e mesmo durante a corrida, aqueles que nos faziam companhia precisavam ter como se alimentar e ainda mais tendo o assador Sassá  presente, onde ninguém mais precisava se preocupar com este detalhe. Tudo devidamente instalados e com uma visão ampla da Arena. Com os kit´s retirados, fomos dar uma volta no percurso uma vez  que o mesmo não seria 100% dentro da Arena e que iríamos correr fora da mesma. O trajeto em uma volta fechava em 1.200 metros, havendo duas subidas na área externa, com muito cascalho e buracos devido a chuva da sexta feira naquela região. Logo depois chegou o Rudival esbanjando sua simpatia e alegria.
Também chegou ao local do evento o Samuel com sua esposa Tati e o filho Daniel.
Estratégia montada, definido as sequências, chegou o momento da largada onde o Wagner e a Adriana iniciariam a longa jornada na madrugada. Com poucos minutos de prova, toda a estratégia e sequência haviam sido mudadas rapidamente, devido a maneira como os concorrentes também se planejaram. Eram 28 equipes, sendo 09 mistas, 04 femininas e 15 masculinas.
Os corredores saiam por um lado da Arena e retornavam pelo outro, tendo sempre o apoio dos demais componentes da EQUIPE que gritavam seus nomes quando adentravam à Arena e quando passavam pelo portal para efetuar a troca do bastão.
Primeira parcial anunciada ao microfone e a euforia da JACAREZADA foi imensa ao ouvir na categoria feminina que a liderança da prova era das JACAROAS, isto com apenas uma hora de corrida. A estratégia e a tática foi totalmente delas, conscientes, determinadas, unidas e conscientes de que seriam mais cinco horas de disputa, contra a segunda colocada que visivelmente tentava encontrar uma maneira de conquistar a primeira posição. As JACAROAS, quando anunciado a primeira parcial, estavam um pouco mais de uma volta na frente da segunda colocada e qualquer descuido poderia prejudicar a EQUIPE. Em um determinado momento da prova uma das concorrentes chegou a ultrapassar uma das JACAROAS, diminuindo a diferença em menos de uma volta, mas isso foi só por duas voltas, porque logo em seguida as VOADORAS JACAROAS abriram uma diferença que a olho nu já se tornava dificil de ser recuperada. Na divulgação da terceira parcial, com 50% da prova realizada a diferença já era de mais de duas voltas. Para elas a corrida entrava na fase critica e decisiva, porque a entrega de cada uma, a vontade, o entusiasmo, a união era contagiante e o apoio dos demais, tando dos meninos, quanto dos familiares parecia colocar asas nas corredoras, mas poderiam surgir problemas de contusões, pois o que se via era uma determinação única de correr cada vez mais, mesmo com mais de 80% da prova concluída, e foi o que acabou acontecendo com a Karina e a Kelly que acabaram não podendo mais participar com muitas dores e as demais terem que substituí-las nos momentos finais da corrida,  tornando-as mais unidas ainda.
DESCULPEM os meninos, não falar muito de vocês, os quais foram brilhantes também, cada qual fazendo sua parte, sempre um preocupado com o outro, e mesmo depois da "escapada" do Leopoldo inesperadamente, continuamos firmes na prova, procurando cada um dar o melhor de si. O Rudival que já havia feito sua parte ainda na primeira parte da corrida, não se conteve e retornou a correr, mesmo que fossem apenas duas voltas na sua vez de participar. O apoio de todos para com todos não nos deixava esmorecer e nem nos entregarmos, onde fomos um só em toda a prova.
A EQUIPE JACARÉ DE CONGA busca momentos alegres, saudáveis, felizes e não nos preocupamos e não cobramos uns dos outros, para que tenham que extrapolar para conseguir resultados, como presenciamos com algumas equipes presentes, que estavam disputando esta prova, e que exageraram em alguns momentos, provocando discussões e prejudicando o brilhantismo da corrida.
Como já mencionei varias vezes em outras situações, o termo EQUIPE, foi mais uma vez colocado em prática na melhor concepção possível, desde o dia da reunião até a nossa chegada em São José as 08.00 h da manhã.
A FAMÍLIA JACARÉ DE CONGA, que a cada momento torna-se maior em todos os sentidos, demonstrou uma união e uma participação invejável dentro e fora da corrida.
O OCTETO FEMININO composto por Sandra, Karina, Kelly, Adriana, Eliana, Miria, Luciana e Deisiane,.escreverem sim mais um capítulo na historia da EQUIPE mostrando a capacidade de conquistarem algo,  quando se é unido, trabalha-se em conjunto, existe dedicação, companheirismo, respeito e humildade, “VOCÊS FORAM GUERREIRAS” .correndo com certeza muito mais do que acredito que muitas imaginavam poder conseguir, porque o apoio e a força que vinha de fora da pista as dominava e as transformava dentro da pista nestas GUERREIRAS.
Oito meninas e oito meninos que MAIS UMA VEZ divulgaram, representaram e honraram a todos que fazem parte da EQUIPE, demonstrando o quanto somos unidos, alegres e respeitados, e a Kelly em um determinado momento da prova disse:" A equipe mais animada e mais alegre é a nossa" pois estávamos fazendo algo que gostamos e que fazemos simplesmente pela amizade, pelo companheirismo, pelo bom gosto e por uma qualidade de vida melhor.
Meninas que percorreram 67 km e meninos que percorreram 78 km. Vocês são DEMAIS, são todos VENCEDORES...
Quando em alguns comentários com outras pessoas eu dizia o que iriamos fazer neste final de semana, muitos diziam: Vocês são " LOUCOS, DOIDOS".....e sinceramente somos sim,  LOUCOS, DOIDOS,ALEGRES, FELIZES,AMIGOS,GUERREIROS e DE BEM COM A VIDA, VIDA MARAVILHOSA E BEM APROVEITADA GRAÇAS À DEUS.
Alguns questionam se é recompensador e se vale a pena tudo isso, recompensador NÃO, porque NÃO procuramos resultado econômico e financeiro, NÃO temos interesses pessoais. AGORA quanto a valer pena, ISSO SIM, vale e muito. As brincadeiras, a participação, as reuniões, os passeios, o respeito, o carinho, a integração, a qualidade de vida, o sorriso de cada um, o abraço, o alto astral, a união de todos fazendo com que EQUIPE DE AVENTURAS JACARÉ DE CONGA, seja cada vez mais uma EQUIPE FANTÁSTICA.
Valeu as doze horas juntos, uma madrugada inteira, valeu desde o início do desejo de estar presente no evento, até o último Jacaré chegar em sua residência no domingo com o corpo cansado, mas com a consciência de que foi um(a) batalhador(a), um(a) vencedor(a), um(a) amigo(a), um(a) colaborador(a).
Parabéns à todos.
Que DEUS os abençoe sempre..


Claudio

5 comentários:

  1. Parabéns a toda a equipe... Mas 67 KM merece um PARABÉNS mais que suado e merecido! PARABÉNS novamente a todos que estiveram lá correndo, prestigiando ou acompanhando seus familiares amigos. E ás meninas que correram: Vocês são guerreiras!!!!!
    Adriana Porto (esposa do Sassá)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meninas e meninos, pela garra e determinação, de cada um fazendo o seu melhor...
    GUERREIRAS VOADORAS VALEU!!!
    Sassá.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Jacarezada!!!!
    Nóix é xou!!!!!
    apesar de eu não ter corrido nesta, eu sou Jacaré de Conga sim senhor!!!!

    Paz e Saúde a todos!!!!

    Jaca Rubens

    ResponderExcluir
  4. Parabéns amigas guerreiras, muito orgulho de fazer parte da melhor equipe ... uhuuuuu Jacarezada apavorando em todas!!!

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez estivemos reunidos para fazermos o que gostamos,não nos importando com o horário incomum para a pratica de um esporte.Mas louco é louco e nós somos loucos por corridas,kkkkkkk.Foi uma experiencia nova ,no meu caso só aceitei o desafio porque o interesse da equipe deve predominar aos interesses individuais.No decorrer da competição houve algums contra tempos com algumas equipes masculinas discutindo por causa de posições na corrida.Este fato veio ao encontro das palavras que eu sempre falo,a nossa equipe JACARÉ DE CONGA corre por amor e prazer,não nos preocupamos em ganhar.Tendo em vista que já estamos ganhando o maior e melhor dos troféus,que é a qualidade de vida e uma saúde melhor.Mas mesmo com está nossa filosofia em relação as corridas isto não nos empede de subirmos ao lugar mais alto do pódio,como fizeram as nossas meninas.Que subiram ao pódio sorrindo,nossas meninas ganharam porque mesmo brincando de correr,voces ainda assim foram as melhores.Meninas meus parabens cintome orgulhoso de ter cada uma de voces como amigas,e por fazer parte da mesma equipe que voces representam,a nossa querida equipe JACARÉ DE CONGA.Quanto a nós os meninos fizemos nossa parte,brincamos de correr com GARBO E MAÉSTRIA.Obrigado as demais equipes que participaram da corrida.Nós os loucos por corridas somos a atração principal das corridas.Com carinho um abraço a todos.

    RUDIVAL GOMES.

    ResponderExcluir