Caminho do Itupava - Mar/2013

Queridas Jacamigas e Queridos Jacamigos,
É com grande satisfação que trago ao conhecimento de todos o sucesso que foi nossa Jacaventura deste dia dois de março de dois mil e treze, percorrendo o Caminho do Itupava.
Cada participante com sua mochila contendo: protetor solar, água ou qualquer outro líquido, barra de cereal, frutas (menos banana), biscoitos, em alguns casos barra de cereal com chocolate, rsss rsss. Encontramos-nos no ponto marcado, aguardamos a van chegar, carregamos as mochilas, cada Jacamigo escolheu seu lugar e iniciamos nossa viagem, alguns mencionaram a falta do Wagner, e sua presença sempre tão espontânea. Realizamos uma breve parada para o embarque da Adriana e da Rudival. Atenção pessoal eu não cometi nenhum equívoco estou falando e repito o Rudival para participar de uma caminhada. Mas também são aproximadamente 420 minutos de caminhada, dizia nosso Guia, organizador da caminhada e Presidente Claudio Guras, e acrescentou “é uma caminhada muito deliciosa, que exige muito de quem a faz, com algumas paisagens maravilhosas, onde as máquinas fotográficas devem estar clicando”.
E seguimos viagem rumo ao início da trilha do Caminho do Itupava. Durante o trajeto de van a Thaty promoveu momentos de alegria com os assuntos abordados, é bem verdade que alguns tentaram cochilar e alguém conseguiu... né André, né Alessandra. Mas vale ressaltar que o amigo Sassá também deu sua contribuição com sua alegria nos assuntos abordados e companheirismo sempre envolvendo todos na conversa. Na chegada alguns preparativos como protetor solar, boné, tirar blusas quentes, pois o tempo prometia esquentar. A van foi embora  em direção a Morretes, e de acordo com nosso Presidente “onde já está combinadocom Sr. Ibrain, da pousada Itupava para podermos tomar aquele banho quente muito bom para quem fez a caminhada”.
Alguns passos a frente um monumento mostrando que ali era o início da trilha do Caminho do Itupava, nosso Presidente Claudio Guras fez o devido registro e encontramos o belíssimo mapa do trajeto e que exigiu uma bela foto do grupo.
Entramos na trilha e logo paramos numa clareira, momento em que o Presidente Claudio Guras enfatizou que a Deisiane vai direcionar nosso alongamento. E eu, Deisiane, procurei fazê-lo com todo cuidado e carinho que podia ter, pois, eram alguns membros da minha família Jacaré de Conga.
A Trilha nos ofereceu vento fresco, calor excessivo, sol quente, sombra refrescante, caminhar ouvindo o som de cachoeira, ouvindo o som de pássaros, ouvindo som dos passos dos companheiros e é claro aquela boa conversa que só os que participam de eventos com os Jacarés podem experimentar. Mas quando paramos para apreciar o primeiro rio de pedras. Hum... A Thaty começou a convidar a todos para entrar, vamos! E alguns não resistiram, lá fomos com toda roupa só tiramos os sapatos para experimentar aquela água horrivelmente gelaaaaaaaaaaaaada! E maravilhosamente refrescante a Thaty foi a primeira, seguida pelo o sobrinho, a Deisiane, o Samuel e o André. Alguns só molharam os pés, né Adri. E outros só olharam.  Continuamos a trilha que nos ofereceu pouquíssimo vento fresco, mas sim calor excessivo, sol quente, alguns momentos de sombra refrescante, caminhar com a roupa molhada é muito revigorante, principalmente quando começamos a ouvir o som de cachoeira, o que significava mais rio mais água maravilhosamente refrescante, seguimos caminhando e ouvindo o som de pássaros, ouvindo som dos passos dos companheiros e é claro aquela boa conversa e risadas dos Jacarés, até o próximo rio e não deu outra entramos com sapato e tudo desta vez o Marcos também experimentou. Que maravilha!!!! Segundo Jorge Bem... Seguimos nosso trajeto por caminhos extremamente íngremes, subidas e descidas, nem tanto escorregadias, devido ao tempo seco, mas que provocaram alguns “OP’S” e algumas risadas nos “quase”. Até que... com muita caminhada e muito calor encontramos mais um rio e uma belíssima cachoeira, que pelos meus cálculos tinha mais de sete metros de queda, que provocava um vento fortíssimo... Natureza exuberante... Acesso era bem complicado, mas entramos com tudo para experimentar mais um rio, e a piscina que a cachoeira formava, alguns corajosos nadaram contra a correnteza né Thaty, né André. Experiência singular. Mesmo assim, precisávamos continuar o percurso e seguimos nossa caminhada pela trilha escorregadia, trilhas estreitas, pontes e até ponte pênsil. Com calor, sombra, vento quente, caminhada, escorregões, risadas, conversas, até encontrarmos outro rio calmo, sereno, “convidativo” e todos entraram naquela água gelada e maravilhosamente refrescante, relaxante, revigorante pois já tinham passado mais de seis horas de caminhada. Alguns procuraram a calma da “piscinas” que se formavam, outros procuraram a massagem que a correnteza proporcionava ao passar pelas pedras, outros pareciam estar em toboáguas curtindo a correnteza ou quase todos o Rudival não experimentou. Difícil foi sair dali, mas seguindo orientação do nosso Presidente fomos nos organizando para continuar nossa trilha. Saímos da trilha e caminhamos algum tempo na rua de saibro que passa ao lado do Rio até chegar na pousada para tomar um banho quente e colocar roupas secas.
Percorrer uma trilha dessas exige companheirismo... ... é isso mais uma vez nossa família Jacaré de Conga venceu com companheirismo, espírito de equipe e união.
Valeu Família!
Abraço
Deisiane de Fatima



4 comentários:

  1. Quem sabe um dia eu consiga participar dessa caminhada e com certeza serei uma das pessoas que irão se refrescar nessas cachoeiras!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso, inesquecivel, PERFEITO!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns jacarezada que participaram deste maravilhoso passeio nesta caminhada, que esteja lançado o convite, para quem quiser participar da próxima será muito gratificante!!!!!!! parabéns também Deisiane pelo texto pois como descreveu foi show...
    Um grande abraço.
    Sassá.

    ResponderExcluir
  4. Um grande abraço a todos que participaram desta caminhada. Já fiz várias vezes a mesma, e sempre é muito gratificante vencer os obstaculos que esta trilha nos apresenta e superar as exigencias fisicas a que somos submetidos. Este grupo em especial, de todos, que até o momento eu fiz parte, foi o que melhor e mais aproveitou o que DEUS nos dá em abundancia que é a natureza, linda, rica e generosa. As fotos falam por si.
    Parabéns a todos pelo companheirismo, pela alegria e pela determinação.
    Valeu.
    Claudio L. Guras

    ResponderExcluir