ULTRA MARATONA DE GUARAQUEÇABA - 07/09/2013


Em primeiro lugar, agradeço a Deus por mais esta vitória. Agradeço igualmente aos meus familiares, à Equipe JACARÉ DE CONGA, aos amigos e admiradores pelo apoio e carinho.
O que faz com que a vida seja espetacular, é que geralmente ela na maioria das vezes, nos dá duas opções, a opção de desistirmos do que estamos fazendo ou tentando fazer. Nesta corrida em vários momentos nos defrontamos com esta dúvida cruel, entre o seguir em frente ou simplesmente desistir. Estávamos programados para correr 51 km, para ser franco, sabíamos da distância, mas não tínhamos conhecimento das dificuldades que iríamos encontrar, e bota dificuldades nisto. Desta corrida posso falar sem medo de errar, pois na companhia dos amigos Robson e Wagner vivemos cada minuto da mesma, passo a passo. Chegamos no local da largada muito bem preparados fisicamente e psicologicamente para este desafio. Teve um pequeno atraso de aproximadamente 40 minutos. A adrenalina lá em cima, e neste momento, por mais experiência que a pessoa tenha na arte de correr, você começa a suar igual a um cavalo de corrida dentro das baias. O corpo é uma máquina perfeita e através da adrenalina ele vai esquentando seus músculos, mesmo você estando parado. Isto porque ele já está programado para correr a distância que você planejou.
Nós teríamos que esperar que o primeiro atleta que estava correndo os 100 Km passasse, e fica aqui registrado que o primeiro atleta a passar correu 55 Km em 4 horas e 30 minutos. Este atleta é uma máquina humana perfeita, pois concluiu os 110 Km em 10 horas.  Logo após chegaram mais três atletas dos 110 Km e logo em seguida, teve início dos 51 Km que na realidade eram 55 Km. Parece uma , mas no meu caso o corpo me avisou de que havia algo errado quando cheguei ao Km 51.
A esta altura já tínhamos mais um forte e determinante desafio a superar, o sol que já nos avisava que nem todos conseguiriam a terminar a corrida. Cada atleta correndo no seu ritmo, colocando em prática todo seu conhecimento adquirido e programado para concluir a corrida. Por volta do Km 22 o nosso Ultra atleta WAGNER passou a sentir-se mal, segundo a esposa do mesmo, ele teve queda da pressão. Eles estavam a uma distância considerável em relação a minha pessoa.
Como a FÁTIMA, esposa do WAGNER, e a MIRIAN, esposa do ROBSON, estavam nos dando apoio, a FÁTIMA retornou para ver como eu estava  e me deixou ciente do que estava acontecendo com seu marido. Peguei um isotônico, me hidratei e falei para as meninas:
 -Vocês podem esquecer de mim, não se preocupem comigo, me esperem no final que eu chego lá, se DEUS quiser, nem que seja no carro da Funerária! - tendo em vista que jacaré não anda de ambulância -  Acompanhem o marido de vocês. Eu quero que vocês duas desfrutem da alegria da chegada deles lá, no final da corrida.
 Para minha surpresa quando concluí a prova, fiquei sabendo que no Km 28 o WAGNER não aguentava mais, como se diz no mundo dos esportes estava prestes a jogar a toalha. Aí vem o momento que eu daria tudo para estar presente, pois a Fátima pegou o WAGNER pelo colarinho e o intimou mesmo com as seguintes palavras: “- Olha aqui maridão, você não vai desistir agora depois de tanto planejamento para esta corrida. Pense na sua filha, em seus pais que vieram até aqui só para ver você chegar, nos seus amigos, nos seus parentes, na Equipe JACARÉ DE CONGA” e finalmente nela mesma.  Como se isto tudo não fosse suficiente a Fátima foi no carro pegou um TOP, vestiu por cima do sutiã, face o momento não lhe permitir se vestir corretamente, e com a bermuda que estava vestida saiu correndo ao lado do WAGNER para incentivá-lo. Esta jovem senhora é uma verdadeira guerreira e não se surpreendam vocês que estão lendo este relato, pois a FÁTIMA nunca tinha corrido 21 Km, ainda mais nas condições em que estávamos participando. Uma corrida difícil, tipo tobogã, melhor explicando de subidas, descidas, pedras, buracos e com todos os ingredientes para fazer dela uma verdadeira heroína. Se não fosse a FÁTIMA, com certeza, o WAGNER não teria terminado a corrida. Ela foi correndo até o final com seu esposo. É ou não uma linda demostração de amor e superação?
Com este relato eu acredito que não é necessário destacar aqui que o espírito de união predominou entre nós durante todo o tempo em que estivemos juntos. Nossos agradecimentos aos organizadores desta corrida, vocês foram perfeitos na estrutura montada para apoiar os atletas no decorrer da prova. Mesmo vocês tendo errado na marcação da distância, isto não tira o brilhantismo da dedicação de vocês, para que nós os atletas pudéssemos desfrutar do melhor nos pontos de apoio e hidratação. Agradeço igualmente à Senhora Prefeita da Cidade de GUARAQUEÇABA pelo apoio dado para que esta corrida fosse coroada de êxitos. Espero, sinceramente, que a Senhora tenha ao menos se aproximado do seu objetivo. Porém, posso adiantar a senhora que todo governante que investe em EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA, ESPORTE E LAZER dificilmente erra. Não mencionei aqui o nossos lugares no pódio simplesmente porque JACARÉ que é JACARÉ não corre por pódio, corre sim pelo prazer de correr. Meus parabéns a todos os atletas que participaram desta corrida, independente da distância que percorreram. Aos atletas que desistiram da prova por problemas de lesões, nossos aplausos. Já para os atletas que abandonaram a corrida por falta de condições físicas, fica a dica que nós não devemos, em hipótese alguma, submeter nosso corpo a um desafio seja ele qual for, sem termos a certeza que estamos preparados. Isto é uma loucura, uma falta de amor a si próprio.
Em tempo, também registro aqui a brilhante participação do ultra atleta ROBSON AMORIM, pois o mesmo se tornou um ultra maratonista sem jamais ter participado oficialmente de uma Maratona. Este tem bala na agulha.

Carinhosamente, um abraço

Mais fotos em breve

RUDIVAL GOMES


18 comentários:

  1. Rudival!

    Só tenho uma palavra minha a colocar: "EMOCIONANTE"

    Só de ler é de dar água nos olhos..

    PARABÉNS a vocês.

    ResponderExcluir
  2. Emocionante relato! Parabens a essas feras!! Samuel Silva

    ResponderExcluir
  3. Como sempre os textos do Rudival Gomes relatam com maestria, pela sua essência, a garra, determinação, amizade, alegria e principalmente o companheirismo que impera na Equipe Jacaré de Conga... Um salve especial para os Ultra maratonistas Wagner, Robson, Rudival e suas mais que eficientes e especiais assessoras, Fátima e Mirian... Este evento, da maneira que aconteceu e como o Rudival relatou, revela o verdadeiro espírito esportivo... PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  4. Galera só quem corre sabe o prazer q é ter um grande desafio e termina-lo e mais ainda ter a compania de pessoas especiais ao meu lado e ter minha esposa Fátima me acompanhando nos últimos 22km foi ultra emocionante obrigado á todos pelas orações e torcida, e esse troféu tem um pouquinho de cada um!!
    Abçs Wagner Xexa!!

    ResponderExcluir
  5. Emocionante o seu depoimento Rudival. Vocês três são guerreiros. É uma honra poder correr na mesma equipe! Grande Abraço. Marquinhos

    ResponderExcluir
  6. Emocionante o seu depoimento Rudival. Com certeza é muito admirável a garra que vocês tiveram e posso dizer que vocês são verdadeiros heróis e é uma honra correr ao lado de vocês. Grande Abraço! Marquinhos

    ResponderExcluir
  7. Parabéns aos ultra maratonistas pela garra e determinação, pois realmente depois de um relato emocionante qual o texto descreve... Neste momento com lágrimas nos olhos, imaginando passo a passo os acontecimentos, então o que dizer!
    Fátima e Mirian, vocês também foram magníficas...
    Sassá.

    ResponderExcluir
  8. Uma EQUIPE não existe somente dentro do percurso a ser percorrido, uma familia não existe somente dentro do seu "habitat", de sua residencia. Uma EQUIPE existe e se faz grande quando todos a todo momento são parceiros, solidários e incentivadores. Uma FAMILIA existe e se faz firme quando todos a todo momento são o alicerce uns para com os outros. A EQUIPE JACARÉ DE CONGA é uma FAMILIA, porque várias FAMILIAS a constituem, tornando-a exemplo e quando algum de nós pensa em desistir, sempre haverá alguém atras de nós nos escorando, ou do nosso lado nos incentivando ou a nossa frente nos puxando.........
    Parabéns a estes que dentro e fora da pista alcançaram o ponto de chegada, exemplos de superação, guerreiros e guerreiras..........e ao Wagner e ao Robson que sejam bem vindos aos Jacarés Ultra Maratonistas.......onde com certeza logo mais teremos outros companheiros e companheiras nos fazendo companhia. Quanto ao RUDIVAL, esse é fera........
    Em nome dos demais componentes da EQUIPE, eu os parabenizo e os aplaudo, e sei o que se passou pela cabeça de cada um em cada trecho desta vitoriosa conquista, coisas boas e ruins, momentos de querer desistir e momentos em que nossa consciencia dizia............não desista, va em frente, voce pode, voce consegue........e essa força interior os levou a concluirem brilhantemente o percurso.
    PARABÉNS.
    Claudio Luiz Guras

    ResponderExcluir
  9. Todo o relato é emocionante. Vocês são um exemplo para todos nós. Mas confesso que a emoção foi tanta e tamanha de imaginar a minha amiga Fatima se dispondo a correr ao lado do marido, lhe apoiando, lhe dando força. Tocante, incrível, orgulho . Parabéns !

    ResponderExcluir
  10. Uau!!! parabéns jacarés guerreiros!!! relato emocionante... orgulho desse povo, deu até vontade de estar lá!!! hehe

    ResponderExcluir
  11. Uau!!! Parabéns feras!!! relato super emocionante, deu até vontade de estar lá, hehehe. Jacarés casca grossa, orgulho da família Jacaré de conga!

    ResponderExcluir
  12. Pessoal, não é frase de efeito não, não é figurado o que vou escrever.
    Eu chorei mesmo de emoção lendo o relato.
    O Wagner já era o meu heroi e agora a Fátima coquistou o seu devido lugar também.
    Parabéns mesmo!

    ResponderExcluir
  13. Primeiramente peço desculpas ao Rudival, mas tive que sair antes de você chegar, pois estava com crianças dentro do carro e queria sair daquela estrada antes de escurecer.
    Não mudo uma palavra do que você escreveu, só quem esteve lá viu o quão perigoso era o percurso em que vocês correram. Confesso que não acreditava que um corpo humano aguentasse todo esse sacrifício. Para nós vocês são uns HERÓIS, assim como todos os Ultra Atletas que superaram todos os obstáculos e de uma maneira sofrida(uns menos outros mais), passaram pela linha de chegada. As esposas que não deixaram o desanimo tomar conta. Já admirávamos esses atletas(Wagner, Robson e Rudival antes da largada, agora com muito muito mais respeito.
    Deus abençoe e proteja em todas as provas os guerreiros JACARÉ DE CONGA.

    Izidio e Dorcas (pais do Wagner)

    ResponderExcluir
  14. Parabéns a todos pela conquista! Quando digo TODOS não consigo mencionar mais nada, a emoção tomou conta imaginando cada momento descrito no texto, como diz o Galvão ''aja coração'', duvido quem ler e não se emocionar...
    Sassá.

    ResponderExcluir
  15. Fiquei arrepiada!!!! De emoção e também de alegria por vocês: mais esta conquista!!!! Parabéns a todos, pois enfrentar 55 Km não é pouca coisa não hein,( só quem é ultra) embora eu ainda não saiba qual é a emoção de uma conquista dessa fico emocionada e feliz por partilhar delas através desta família chamada Jacaré de Conga.
    Faço aqui um adendo: Fátima você é uma guerreira! Parabéns pela força, garra e pelo exemplo de amor! Admiração é uma palavra pequena para expressar o que representas. Simplesmente te dou mais uma vez os PARABÉNS!!!!!!!
    Adriana Porto/esposa Sassá.

    ResponderExcluir
  16. Rudival sinceramente Emocionante!!!
    Também participei desse grande desafio,teve momentos que senti que não iria chegar, no km 34
    senti muita caibra nas duas pernas,bateu uma angustia,uma tristeza... mas nesse momento minha filhota PRISCILA desceu do carro para me alongar,e como fez a FÁTIMA me acompanhou até
    a linha da chagada, é maravilhoso ter uma família que te ama..
    Parabém a todos,

    Luiz Carlos Voronovicz

    ResponderExcluir
  17. Rudival sinceramente Emocionante!!!
    Também participei desse grande desafio,teve momentos que senti que não iria chegar, no km 34
    senti muita caibra nas duas pernas,bateu uma angustia,uma tristeza... mas nesse momento minha filhota PRISCILA desceu do carro para me alongar,e como fez a FÁTIMA me acompanhou até
    a linha da chagada, é maravilhoso ter uma família que te ama..
    Parabém a todos,

    Luiz Carlos Voronovicz

    ResponderExcluir
  18. Emocionante, jacamigos eu só tenho uma palavra para vocês: PARABÉNS.
    Adoro fazer parte desta equipe maravilhosa.
    Showwwwwwwww.
    Luciana Amoretti
    Beijos

    ResponderExcluir