X REVEZAMENTO VOLTA DE SÃO FRANCISCO DO SUL - 14/09/2013


 
A idéia de participar dessa prova nasceu, pelo menos para mim, em junho deste ano, quando entrei em contato com o Cláudio manifestando minha vontade de participar dela, ele respondeu o email dizendo que ia expor a idéia para a jacarezada e ver se alguém mais se empolgava. As semanas foram passando e de vagar iam surgindo mais interessados, até que no final de julho ele montou as equipes e fez as inscrições. Desde aí começou a crescer em mim a ansiedade para participar da prova que com certeza seria uma das mais emocionantes da minha vida.
Chegada a sexta-feira (13 de setembro), descemos eu, Pauo Bis, Cláudio e os meus pequenos Nicolas e Maria Vitória, direto para São Francisco do Sul, para a retirada dos kits no Hotel Villa Rica e o congresso técnico no centro histórico da cidade. Desde esse momento percebia-se que a prova era bem organizada, inclusive são os mesmos organizadores da Volta a Ilha e do Desafrio de Urubici, como lembrou nosso presidente Cláudio.
No congresso técnico a ansiedade ficou maior ainda (se é que isso era possível), quando o organizador da prova começou a comentar cada seção dela, chegando na seção 4, mostrou fotos do rio que os atletas que fizessem esse trecho teriam que atravessar, e na foto mostrava que o rio estava tão baixo como uma poça d’água, o que me deixou bem mais tranquila (porque não é novidade que não sei nadar...).
Retornando para Itapoá, onde a casa e a receptividade extraordinária da família Neneve nos esperava, junto com os jacas Maria Luíza, Wagner, Fátima, Deisiane, Ade, Rudival, Celinha, Alcione e Wellington, para um jantar súper “engordiet” (onde o meu cachorro quente ficou pra história), uma conversa rápida e descontraída até que todos foram se acomodar para as poucas horas de sono que os separavam da prova do dia seguinte.
No sábado, dia 14 de setembro, o dia começou cedo, não sei nem se podemos chamar de dia, pois acordamos as 3h50 da madrugada para nos prepararmos para a saída de Itapoá, que combinamos que seria as 4h30 da manhã, pois a viagem de mais ou menos 130km até São Francisco levaria umas 2 horas, e a largada da prova, para nosso trio e nosso sexteto, seria as 7 horas da manhã. Como jacaré é precavido, mesmo tendo nos perdido a caminho da prova conseguimos chegar tranquilamente no local da largada, o Mercado Públio, por termos saído bem cedo de Itapoá, já outras equipes que também estavam escaladas para largar as 7h da manhã chegaram com 15 minutos de atraso na largada, pois para quem não conhece a cidade, é difícil se deslocar de carro por lá, principalmente nas ruas estreitas do centro histórico, sem falar nas linhas de trem que passam no meio da cidade.
A organização da prova realiza largadas a cada meia hora, considerando o nível técnico de cada equipe, a primeira largada é as 7h da manhã, e foi a essa hora que nosso trio largou representado pelo Wagner, e o nosso sexteto representado pela Celinha. E aí começava a aventura de verdade!!
Após percorrerem os 9,1km da primeira seção, A Celinha e o Wagner passaram o posto para o Paulo Bis e o Rudival, respectivamente, que percorreram seus 8,2km todo em asfalto, passando para o Wellington e o Cláudio assumirem a terceira seção, de 4,7km toda em estrada de chão. Seguimos eu (Yonara) e Wagner para a quarta seção, na praia do Capri, composta por apenas 1km de estrada de paralelepípedo, de onde já entrávamos para a praia, encontrando de cara os rios que estavam bem longe do que nos foi apresentado no dia anterior no congresso técnico.
O primeiro rio estava na altura dos joelhos, o segundo, na altura do quadril, até aí tudo bem... porém o terceiro, no qual haviam 3 bombeiros auxiliando na travessia, estava fundo até a altura do pescoço, eu e a Deisiane, que passamos por esse rio, ficamos apenas com o topo da cabeça para fora, se não fosse a corda e os bombeiros ajudando, a correnteza do rio com certeza me levaria...rs...
Os quilômetros que se seguiram foram, para mim, os mais lindos da minha vida, pois a neblina na praia do Capri estava tão densa, que dez passos depois de atravessar os rios, eu olhei para trás e não vi mais os bombeiros, olhando para frente não conseguia ver o atleta que estava na minha frente, olhando para o lado da praia, não conseguia distinguir onde terminava o mar e começava o céu, de tão densa a neblina, e olhando para a direita, mal podia distinguir a mata ciliar da praia, nunca me senti tão sozinha, porém nunca me senti tão acolhida pela natureza, tão segura do que queria fazer, e tão perto de Deus...
Apenas no final dessa seção consegui ver o sol forte brilhando no céu, chegando no Forte, onde a Fátima e o Rudival assumiram a equipe para os próximos 4,4km de estrada de chão e paralelepípedo. Tudo correu bem nas seções seguintes, apesar do tombo que o Wagner levou na trilha da seção 7. Nessa altura, o trio composto pelo Wagner, Rudival e Cláudio já estava bem a frente do nosso sexteto.
As seções que se seguiram, 8, 9 e 10, compostas pela Praia Grande e Praia do Ervino, eram certamente as paisagens mais lindas da prova, porém também as mais difíceis, pois toda a extensão dessas praias é composta por areia fofa, onde o sol aquela hora do dia não dava trégua, estava forte pra caramba pois era por volta de meio dia quando nossas equipes passaram por esses trechos, se não fosse a dica do Cláudio de correr esse trecho descalço e bem pela beiradinha da água, acho que teria sido bem mais difícil para mim fazer a seção 10, porém segui a dica dele, e fiquei muito feliz ao constatar que realmente correr na areia descalço é bem mais fácil porque os pés não ficam tão pesados.

Seguia-se então a seção 11, onde a Fátima e o Rudival foram muito guerreiros para percorrer 6,7km de uma estrada de chão que estava sendo asfaltada, porém estava horrível, com muita poeira, pedras grandes soltas no chão, que doíam os pés mesmo que estivessem de tênis, pra ajudar o sol não dava trégua, e em poucos pontos haviam árvores para fazer alguma sombra para os atletas. Nesse percurso quem estava acompanhando de carro como apoio via claramente na expressão dos atletas como foi duro esse trecho, quero deixar meus parabéns especial aqui àqueles que correram nesse trecho, porque não foi fácil.
Deisiane e Cláudio assumiram a prova na seção 12, para mais 7,1km de estrada de chão, depois Celinha e Wagner na seção 13 para 5,9km de estrada de chão também, na penúltima seção, já todos muito cansados e na expectativa de terminar a prova, assumiram Rudival e Wellington para 5,1km de terrenos mistos, e finalmente a última seção, Yonara e Cláudio, que esperavam muito ansiosos para percorrer seus últimos 4,3km de asfalto na BR para terminar a prova.
A chegada no Mercado Público, brinda um dia inteiro de muita união, alegria, parceria, apesar do cansaço, de alguns dos nossos amigos estarem com dor, fadigados, mas todos chegaram com um grande sorriso no rosto, e com marcas que nunca serão apagadas da memória, de um dia lindo, onde a corrida foi apenas um dos ingredientes, pois estar com a família, com os amigos que amamos, vermos a superação e o esforço de cada um, correr em lugarem maravilhosos, são coisas que fazem uma corrida como esta se tornar inesquecível!
A única ressalva que temos que fazer é quanto à sinalização do percurso para os carros de apoio, pois em muitos momentos não sabíamos para onde ir, e várias vezes acabamos nos perdendo e quase nos atrasando para deixar nossos atletas nos próximos pontos de troca. Também ficamos tristes por termos nos desencontrado dos pais da Deisiane, que tão carinhosamente nos receberam em sua casa, e que foram até São Francisco para nos fazer uma surpresa nos esperando na chegada, mas que acabaram se perdendo e voltando para Itapoá sem nos encontrar.
Porém tenho certeza que essa não foi a última oportunidade que tivemos de estar juntos, porque os amigos que fazemos nas corridas, trazemos para a nossa vida, e mesmo quando não tiver uma corrida no meio, podemos nos reunir para comemorar nossa amizade (se tiver cachorro quente, fica melhor ainda, claro...).
Quero agradecer pela companhia e amizade de cada um de vocês, e parabenizar pelo seu esforço nesse dia tão inesquecível, e também dizer que essa prova não foi nada fácil para mim, mas que, ao lado de vocês, enfrentaria tudo de novo!



Yoyo.








X CORRIDA DA POLÍCIA CIVIL DO PARANÁ - 15/09/2013


Corrida da Polícia Civil 2013

Neste domingo dia 15 de setembro foi realizada a prova da Policia Civil com horário da
Largada pontualmente às 8:00 hs para os atletas que fizeram 10Km e as 8:20 hs para
os atletas de 5 Km.

Mesmo com o forte calor , o que não poderia faltar era a alegria da familia Jacaré de Conga.
Nosso amigo Sassá instalou a Tenda, e claro, ficou confortável para nosso encontro antes
do início da prova.

Contamos com a presença da Jaca Letícia , filha do Sassá para cuidar da Tenda enquanto
todos os outros Jacarés foram para mais um desafio. 

 Tivemos vários Jacarés presente e todos sem exceção com muita disposição, harmonia e
e muita raça pra encarar o calor forte da manhã deste domingo. 

Parabéns a todos e que Deus nos abençoe sempre.

Abraços


Adri Alves

11 comentários:

  1. Primeiramente peço desculpas por não ter avisado anteriormente sobre a instalação da tenda, pois decidi na última hora!!!
    Sobre a corrida parabéns a todos pela participação, como o texto descreve foi mais um Show da JACAREZADA, um domingo maravilhoso, na companhia de pessoas alegres como sempre...
    Obrigado a Letícia por cuidar da tenda, ao Rubão e o Gilberto na montagem, também a quem ajudou na desmontagem.
    Valeu JACAREZADA ,até a próxima...
    Sassá.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado a toda família Jacaré de Conga!!!!
    Corrida Showwwwwwwwwwwwwww, trecho muito seletivo....
    organização nota 10...
    Medalha muito bonita.
    Vlw Jacarezada, parabéns a todos!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todos por mais este Show Azul!!!!!!
    Anselmo e Luciana Amoretti

    ResponderExcluir
  4. Parabéns galera.
    Vcs são herois de elite.
    abraços

    Corridas do Luizz

    ResponderExcluir
  5. Meus parabens a todos que participaram desta corrida.Uma corrida com todos os ingredientes favoràveis a quem gosta de correr,partindo da organização e do pecurso.O espetàculo desta corrida é feito por todos os participantes.Já o brilho é dado pela cor azul da equipe JACARÉ DE CONGA.Honde tem um jacaré correndo o respeito ,carinho da organização e dos atletas presentes é sempre o mesmo.Uma equipe só é respeitada quando todos seus integrantes tem o mesmo objetivo,independente da forma de pensar de cada um.È dai que vem a nossa grandeza,somos unidos,nos respeitamos e adoramos correr.

    RUDIVAL GOMES.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a todos os presentes....onde tem Jacaré...tem alegria, festa e muito companheirismo.
    Fico muito feliz e contente em ver a disposição, a dedicação e o interesse daqueles que procuram fazer com que haja no local a nossa casa devidamente instalada...ou seja..a nossa tenda.
    Também parabenizo a Aline pela sua conquista na categoria, sendo a 2ª colocada, 13ª no geral feminino nos 10 km e a Alessandra pelo 11º lugar geral nos 05 km.
    Cada Jacaré presente foi vencedor, superando o calor, a distancia e seus limites.
    Cada um sempre foi, é e será exemplo para aqueles que buscam uma qualidade de vida melhor.
    Parabéns a todos.
    Claudio L Guras

    ResponderExcluir
  7. Quando coloquei sobre a corrida de São Francisco pela primeira vez em um Jaca News, a Deisiane imediatamente ofereceu a residência de seus pai em Itapoá, para ser a nossa base e mesmo eu sabendo da distancia entre Itapoá e São Chico, e de que isto seria mais um desafio para a Jacarezada, em momento algum pensei em declinar do convite. Varias vezes mencionei que a EQUIPE Jacaré de Conga é uma FAMILIA, que direta e ou indiretamente é formada por FAMILIAS inteiras e não poderia declinar do convite da FAMILIA NENEVE.
    Muito obrigado ao seu Nardo, a dona Lucia, a Deisiane e ao Ade.
    Quanto a corrida de São Chico, para mim, era algo totalmente desafiador, onde eu não tinha nenhuma informação e os que estavam inscritos ou acompanhando também não tinham nenhum detalhe sobre esta prova.
    Estava bem ansioso, porém não tão preocupado, pois já conheço o que esta EQUIPE é capaz de fazer, enfrentar e vencer.
    Após a largada e mesmo perceber que não havia sinalização e nem staffs na grande maioria dos trechos iniciais, a união e a conscientização da EQUIPE já se mostrava evidente, principalmente quando no primeiro ponto de troca, já havia atleta de outras equipes chegando e o atleta que deveria seguir daquele ponto em diante não estava presente.
    O maior susto, levamos eu, Maria de Fatima e Deisiane, quando do ponto 4 saimos de carro para o ponto 5 onde a Fatima iria esperar a Yonara, e eu iria para o ponto 6 esperar o Rudival, uma vez que o trio já estava a frente do sexteto. Nesta ida, por informações erradas seguimos direto ao ponto 6 e quando percebemos o erro no caminho, abordamos um carro de apoio de outra equipe a qual iria ao ponto 6, e pedi carona para esta equipe e fui atendido, sendo que a Deisiane e Fatima devem ter "voado" para o ponto 5, pois fui saber mais tarde que chegaram antes da Yonara concluir seu trecho.
    Dali em diante, tinha a certeza de que nada mais poderia dar errado e que tudo iria acontecer de maneira tranquila e foi o que ocorreu.
    Foram varios trechos, dos mais variados terrenos, alguns com desafios de atravessar por rio, pelo mar, escadas, trilhas e muita praia. A prova é desafiadora, maravilhosa, mas as paisagens pelas quais os atletas passam recompensam todo o esforço, o desgaste fisico, as dores e os temores e nos faz ver o quanto DEUS é generoso para com os brasileiros.
    A Yonara colocou de maneira brilhante no seu texto ...
    "tenho certeza que essa não foi a ultima oportunidade que tivemos de estar juntos, porque os amigos que fazemos nas corridas, trazemos para a nossa vida, e mesmo quando não tiver uma corrida no meio, podemos no reunir para comemorar nossa amizade"......
    onde eu assino embaixo e reforço.....com duas frases....
    "As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem em nossa vida"
    "Aplausos passam, troféus empoeiram-se, ganhadores, esquecidos. As pessoas que mais significam, são as que encantam. Não são as que movem multidões, são as que marcam do jeito que são"....

    Esta prova foi um SUCESSO ....de TODOS....dentro dos percursos ou fora deles.
    PARABÉNS A TODOS............"ah...e quanto aquele copo de cerveja....no final da corrida...perante todos......desceu redondo...como um copo de agua que alguém toma depois de vagar pelo deserto por algumas horas...rssssssss"

    Claudio Luiz Guras

    ResponderExcluir
  8. P A R A B É N S A T O D O S . . .
    Como o texto descreve, fica nossa imaginação cada, km percorrido...
    Show de bola Equipe e Família JACARÉ DE CONGA.
    Sassá.

    ResponderExcluir
  9. Eu sou suspeito em relatos ou comentários sobre corridas,Mas não vou deixar de comentar sobre ésta corrida. Nossa equipe é constatemente seguida pelos leitores através da internet,isto faz com que nosos relatos sejam sempre feitos com clarezas e sobretudo honestos.Aos atletas que adoram testar seus limites ésta é o tipo de corrida que com certeza os colocará entre a razão e a emoção.A razão porque irá chegar um determinado momento em que a razão vai lhe falar pare.Ai então chega a emoção e lhe diz:Vai amarela?Se não aguenta porque veio?A danada da emoção vai ficar azucrinando seus pensamentos até você concluir o seu objetivo.No meu caso especifico meus 7 Km na areia fofa simplesmente me nocauteou,Antes de terminar estes 7 Km eu já estava rezando,pois no meu caso só mesmo a oração para levantar meu psicológico,tendo em vista que os incentivos dos amigos da equipe já não surtiam mais efeito sobre min.Eu já estava morto,exausto ainda mais sabendo que teria mais dois trechos pela frente.Estes 7 Km de areia sugaram todas as minhas energias.É a mesma coisa que correr quando estamos sonhando,corremos mas não saimos do lugar.Mas no final das contas eles foram a salvação do nosso trio,tendo em vista que ao terminar meu segundo trecho, senti uma fisgada na coxa esquerda.Falei para nossa primeira DAMA, ela saiu atrás de remédio para me ajudar.Não demorou muito e ela veio com um comprimido que um atleta de outra equipe deu para ela.Tomei o comprimido e já tive que sair correndo, pois o WAGNER acabava de chega.Com certeza por eu não ter conseguido correr naquela areia que prefiro nem lembrar,que já fico cansado é que o remédio fez efeito e graças a Deus consegui chega onde o claudio me esperava.O local da corrida em si é espetacular coube a todos os atletas presentes da um toque de leveza nas paisagens existentes no local.Destaque negativos desta corrida na minha opinião a sinalização deixou muito a desejar,mas muito mesmo.E também no local de chegada dos atletas não tinha nem um copo de aguá para os atletas.Ou melhor dizendo não tinha nada.Com sinceridade é a primeira corrida que participo e que na chegada não tem nada para os atletas comerem ou beberem.O ano que vem se Deus nos permitir estaremos la novamente, sofremos um pouco até mesmo porque não tinhamos conhecimentos sobre alguns detalhes.Vamos está super preparados em todos os sentidos para este desáfio.Meus parabens a todos os atletas que participaram desta corrida.Há três pazeres que eu não abro mão em uma corrida.Está reunido com os amigos da equipe JACARÉ DE CONGA,está participando da corrida e finalmente concluir a corrida.

    Com carinho um abraço.

    RUDIVAL GOMES.

    ResponderExcluir
  10. Foi simplesmente uma prova de tirar o folego de qualquer um!! Pois um desafio para todos os atletas que a Yonara de forma brilhante descreveu!! Todos estão de PARABENS pelo desafio vencido!!!!
    Abçs Wagner Xexa

    ResponderExcluir
  11. Foi simplesmente uma prova de tirar o folego de qualquer um!! Pois um desafio para todos os atletas que a Yonara de forma brilhante descreveu!! Todos estão de PARABENS pelo desafio vencido!!!!
    Abçs Wagner Xexa

    ResponderExcluir