MARATONA CAIXA DE CURITIBA - 17/11/2013


E o grande dia chegou.
O frio na barriga, a ansiedade tomando conta a vários dias. Acordei as 4:30hs, como assim acordei?se nem dormi!
Cheguei a Pç N. Sra. de Salete às 6:10hs. Já estavam lá os Jacas Rudival e Wagner compartilhando de uma boa conversa com atletas que vieram de Cambé/Pr para fazer sua primeira Maratona em Curitiba.
Logo em seguida chegaram Ade e Deisiane, Anselmo e Luciana Amoretti.

O dia estava propício, nublado, era tudo que desejamos para evitar um sofrimento ainda maior, caso estivesse ensolarado.

Jacas Maratonistas presentes: Wagner, Rudival, Adriana e Ade , é isso mesmo, nosso Jaca Ade estreando sua primeira maratona. Um show de força e determinação.
 
É dada a largada para a Elite Feminina e os cadeirantes às 7:00 hs,
em seguida a largada da Elite Masculina e Pelotão geral às 7:15 hs.

Parceiro Jaca Ade me acompanhou até o Km 17, fomos num ritmo bem tranquilo. Valeu demais sua companhia amigo!

No km 12, assim como tantos moradores lá estava uma grande amiga minha:  Clarissa, que com toda sua alegria e boas energias, gritava meu nome, incentivando a mim e outros tantos atletas. Obrigada amiga, você me emocionou muito.Até um cartaz ela preparou, que bonito de ver.
Parabéns a organização do evento, que em todo o percurso, a cada 2,5 km, tivemos muita água, isotônico e esponja umedecida 

No km 28 já começando a faltar fôlego, para minha surpresa o grande Jaca Elcio, registrando a passagem dos amigos. Que alegria em vê-lo ali, que injeção de ânimo quando ouço sua voz. Vaaaaaai Adri! Forçaaaaaaa! Nossa foi um presente! 

Muitos moradores pelas ruas com faixas, cartazes e sorrisos no rosto. Que maravilha!

Depois de correr mais uma maratona, agora sim posso dizer: Nunca mais!
Nunca mais direi que não consigo.
Nunca mais direi que não posso.
Nunca mais direi que é impossível.
Nunca mais direi que não tenho força.

Nunca mais direi que não consigo, que não posso, que é impossível e que não tenho força. Eu consigo. Eu posso. Tudo me é possível. Eu tenho força. Eque tudo isso sirva como exemplo para qualquer coisa que eu fizer na minha vida. E ainda há muito por fazer! 

Nunca mais vou me esquecer de que posso tudo aquilo que eu desejar (desejo é uma palavra linda), desde que realmente queira, do fundo do meu coração,  e que tenha condições para fazer aquilo que me propuser a fazer. 

Nunca mais me esquecerei de que senti muitas dores: 
nas pernas, nos braços, no pescoço, no corpo todo.
Dor até mesmo na alma.

Nunca mais direi que não tenho coragem.
Guimarães Rosa já sentenciou poeticamente: " o que a vida quer da gente é coragem!"

Nunca mais direi que é arriscado correr uma distância tão longa.
Arriscado é não correr riscos.
Arriscado é se contentar em ficar perto quando você sabe que pode ir um pouquinho além, tão longe quanto conseguir chegar.

Eu posso ir até os lugares que meu pensamento conseguir me levar.

Eu não corro com as pernas, corro com a mente.
Minha cabeça me guia.
Nunca mais vou me esquecer de que, nas noites que antecedem 
as corridas, fico ansiosa e não consigo dormir.

Nunca mais vou me esquecer de toda a preparação que envolve as corridas: o número de 
peito, o chip, o tênis, o short, a camiseta, a meia, o relógio, os tantos que madrugam para chegar a tempo na linha de largada, os aquecimentos, as poses, as fotos...
Tanta gente. Tantas pernas. Tantas caras!

Nunca mais vou me esquecer de que, correndo, tento ter mais paciência para pensar, que assim posso definir meus planos e projetos de vida, elaborar minhas estratégias para viver melhor.

Nunca mais vou me esquecer de que, durante a corrida, tem sempre alguém ao meu lado para contar suas histórias de superação. Aquele amigo de Cambé/Pr, corremos lado a lado por 19 Km,e entre uma passada e outra, ele ia me contando sua história. Que foi drogado, viciado em cocaina, sua família viveu muitos sofrimentos por conta dessa situação, e um dia, a dois anos, Deus o chamou para mudar de vida. Hoje é viciado em corridas, viaja, leva a família para todos os lugares que vai, tornou-se o orgulho para os seus. 
Que história linda de superação. Fiquei feliz por ele, me enchi de emoção.

E ao final da jornada, as pernas bambas, já sem coordenação, vejo os queridos amigos próximo do portal da chegada. Que alegria, vocês são maravilhosos. Queridos André e Marcos, Deisiane e Wagner que já havia chegado e estava descansando.

E ao cruzar o portal da chegada, sou apoiada pelas amigas Rosangela Duwe e Rosangela Martins, quanto carinho e quanta emoção. E o abraço mais incrível que recebi do amigo Gabardo, as lágrimas foram inevitáveis. 

Dedico a vitória desta maratona à querida amiga Gislaine que a alguns dias sofreu uma lesão e não pode participar. Gi, você é guerreira, é forte, e logo estará bem. Vamos estar juntas novamente em outros momentos como este.  

Nunca mais vou me esquecer de que sempre ao acabar uma maratona digo para mim mesma que nunca mais vou correr uma maratona, mas ao acabar sempre sinto saudades de correr mais uma vez.

E já espero a próxima corrida chegar.

Um grande abraço a todos, que Deus nos abençoe!



Adri Alves


6 comentários:

  1. Sim Adri, eu sempre vou dizer qdo é outra maratona, texto emocionante e como não se emocionar com 42k de pura fé, força, foco, suor, sofrimento, dor, extase e pura adrenalina e tudo mais que possa imaginar e qdo cruzamos a linha de chegado as lágrimas fazem parte da maratona!!!
    Parabens à todos jaca marathon, mais uma vez o manto azul desfilou pela ruas de Curitiba!!
    Abçs Wagner Xexa

    ResponderExcluir
  2. Adri PARABÉNS por mais esta conquista alcançada, lindo o texto , não tem como não se emocionar em ler e imaginar cada momento vivenciado...
    P A R A B É N S a todos os Jacares maratonistas que participaram com garra e determinação , SHOW...
    Sassá.

    ResponderExcluir
  3. "Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem."
    "Se você quer um pedacinho do Paraíso, acredite em Deus. Mas se você quer conquistar o mundo, acredite em você
    porque Deus já te deu tudo o que você precisa para você vencer."

    Quantas vezes e em quantos momentos realmente pensamos em desistir, ou então, pensamos "termino esta prova e nunca mais vou fazer".............mas quando cruzamos a linha de chegada e refletimos...os obstáculos, as dificuldades que superamos, pensamos nos amigos que nos incentivaram, nos apoiaram, na família que somos..............na nossa conquista pessoal...EU VENCI...EU CONCLUI...EU SOU CAPAZ............aquele pensamento que tínhamos momentos antes sofre uma reviravolta......e logo estamos pensando........"quando é a próxima?"
    PARABÉNS a todos que participaram deste evento, pela garra, determinação, pelo apoio, incentivo e agora então a EQUIPE tem mais um maratonista........que seja muito bem vindo..............que seja a primeira de muitas.
    Adri...você mencionou sobre o corredor de CAMBÉ.........o que as corridas fizeram com ele e tenho certeza que fez e faz com qualquer um que comece a participar desta atividade esportiva.........e no domingo em Balneario Camboriú, pela manhã, ouvi na areia da praia......três pessoas comentando sobre o suicídio do maior empresário do Balneario, o qual cometeu tal ato naquela manhã.....empresário este que através de sua empresa, construiu, inaugurou e festejou a alguns meses atrás a entrega do maior prédio residencial do país....construído naquele Balneario.......e ouvindo a conversa destas três pessoas, onde uma delas sendo médico....mencionou para as outras duas..."ele tinha tudo na vida...fazia o que queria.....mas a depressão levou a tal ato".........e eu imediatamente comentei com a Luisa............."esse cara não conheceu o mundo fantástico das corridas"......o que o faria muito, mas muito feliz, alegre, e que sem duvida nenhuma transformaria sua personalidade, seu caráter, sua maneira de "enxergar" a vida, e se ele tivesse a oportunidade então de fazer parte de uma EQUIPE.....de uma FAMILIA..........como a JACARÉ DE CONGA..........sua felicidade seria imensa.
    VALEUUUUUUUUUUUU JACAREZADA..........SHOWZAÇO........mais uma vez.....nas ruas de Curitiba.
    Adriana...........me curvo diante de seu texto...........e só tenho que dizer PARABÉNS.
    Claudio L Guras
    ,

    ResponderExcluir
  4. Parabéns aos jacarés maratonistas por mais esta conquista... vc's são exemplos de determinação!

    Anselmo Cruz

    ResponderExcluir
  5. Nossa Adri q/lindo chorei de emoção vc é guerreira te amo Deus te abençoe Maratonista!

    ResponderExcluir
  6. Amigaaaaaaaa....Adri...mais que emocionada (e estou muito neste momento) e uma honra receber essa dedicacao sua...pois vc e com certeza uma das pessoas mais admiraveis que conheco dentro e fora das corridas...pela forca e ao mesmo tempo pela humildade...desde que te conheci tive certeza de que vc me traria muitas coisas boas...compartilhamos varios momentos e nestes momentos aprendi a admirar a Adri amiga...a Adri corredora..a Adri mae...a Adri mulher...a Adri trabalhadora todas essas Adris que se resumem em uma palavra: inspiracao...amiga voce e muito especial...obrigada por tudo...parabens pela prova...com certeza valeu cada gota de suor...e que Deus continue iluminando seus km por ai a fora e com certeza nao vai demorar pra dizer: tamoooooooo juuuuunnnntttooooooo...um beijo no seu coracao...Gislsine

    ResponderExcluir