CORUPÁ EXTREME MARATHON - 22/02/2014


Na sexta-feira, partimos rumo a Corupá – SC. Eu, Fátima Ribeiro junto de Adriana, Cláudio e Rudival.
Minha ansiedade era tanta para essa corrida que eu estava me preparando a 2 meses atrás.. Quando chegou a semana da corrida peguei férias do trabalho para não ficar cansada, afinal, minhas pernas tinham que estar ótimas! Meu nervosismo só me fazia pensar “Será que irei conseguir correr na montanha?” Mas é  lá no “mato”, longe da poluição, dos carros, da cidade que eu me encontro... Como estava dizendo, na semana da corrida peguei uma gripe e pensei “Meu Deus!!! O que será de mim agora? Não vou conseguir...” Logo fui na farmácia e tomei vários antigripais que haviam me recomendado, mesmo assim não valeu muita coisa.
Então chegou o tão sonhado dia, partimos rumo a Corupá e lá vai eu com minha gripe e meu nariz trancado, mas Jacaré é casca grossa! Chegando na cidade, fomos para o Hotel Tureck Garten retirar os kits e lá mesmo aguardamos para apresentação técnica da corrida. Há uns dias atrás recebemos um e-mail da TRC comentando a respeito da dificuldade do percurso e eu já estava apreensiva e com medo das tais famosas peçonhentas que poderíamos encontrar no meio do caminho. Já não basta a gripe e ainda cobra é pra acabar kkkkk.
Ficamos hospedados na cidade de Jaraguá do Sul, onde chegamos às 21h no hotel, onde já deixamos as nossas malas e fomos para o jantar, porque no dia seguinte iríamos enfrentar muita subida e lama, precisávamos nos alimentar bem. 
A noite para mim foi longa, mal consegui dormir.
No dia seguinte, voltamos para Corupá, bem cedinho, às 6h30 da manhã. Todos atletas reunidos esperando a hora da largada, Cláudio, Adriana e Rudival largaram às 8h da manhã, porque iriam fazer os 40km e eu ali fiquei esperando a minha hora para sair as 8:30 h.  Estava cansada, mas eu não cheguei até aqui para desistir, comecei devagar, logo a frente da largada haviam 2km de paralelepípedo e já queria parar, continuei devagar até o 4km onde ganhei energia, meu nariz tinha destrancado, parecia até outra pessoa.. Assim conclui meu percurso muito bem e com meu tempo melhor do que eu esperava, fiquei super feliz quando cruzei a linha de chegada e ainda mais feliz quando fiquei em terceiro lugar na minha categoria, e o  nosso amigo Rudival pegando o terceiro lugar também na sua categoria.
Nosso mestre e nossa amiga Adriana, na minha opinião, são os maiores vencedores dessa prova, porque tiveram a consciência de que se for pra correr pra se machucar/lesionar não vale a pena! Corremos pela nossa saúde e paixão pela corrida!!
Claudio e Adriana são nosso orgulho e exemplo de superação... Irei colocar ao final do texto o e-mail do nosso presidente aonde fala o que ele e a nossa amiga sentiram.
Quanto a TRC, estão de parabéns pela organização espetacular, fitas de marcação a cada 5 metros e bombeiro nos pontos 

mais difíceis do trajeto



Ano que vem se Deus quiser, estarei novamente, para um novo desafio. Abraços à todos.

Fátima Ribeiro



(e mail do  Claudio Guras, direcionado aos “Jacarés de Conga”)

Sobre a prova em Corupá, QUEM VAI FAZER O TEXTO É A APARECIDA DE FATIMA, mas quero aqui colocar a todos algo que considero extremamente importante em solidariedade e apoio a uma GUERREIRA.
 
Devido a forte chuva que houve na madrugada de sexta para sábado em Corupá  e região, três minutos antes da largada, houve o aviso da mudança no trajeto original, uma vez que o Corpo de Bombeiros, vetou a primeira parte do percurso, onde iriamos passar por três rios e os mesmos ficaram intransponíveis.
O percurso inicial que seria de 42 km....passaria a ter 46 km...em duas voltas de 23km......que era o percurso menor. 
Existem momentos na nossa vida em que por mais obsessão que tenhamos em conquistar algo, devemos ter consciência e cautela para sabermos como prosseguir e se devemos prosseguir.
Participar de provas, as quais tendo seus tempos limites e sendo de grande dificuldade os seus trajetos, como foi a Subida da Graciosa e  Ambrosios....02.30 h e 06.00 hs o tempo limite, onde conclui com 02.31 hs e 06.05 hs cada qual,  já me faz ficar com o sinal de alerta ligado, para ter controle do tempo na prova.
Em Corupá, uma prova que teria 42 km e 08 horas para conclusão, não seria diferente, porém aumentando para 46 km..........o sinal de alerta ficou mais intenso ainda.
Ao chegar na placa de 12 km.........pelo tempo que eu havia percorrido, olhei para o relógio e já fazia 01.59 hs que eu estava no percurso....isso mesmo...12 km..01.59h.......comecei a calcular a probabilidade de conclusão da prova, e tudo dependeria dos próximos 11 km, onde coloquei na minha  mente que se eu fechasse a primeira volta com 03.30hs ou próximo disso eu iria para a 2ª volta, mas não sabia o que tinha pela frente ainda.
Alguns KM  a frente avistei a Adriana tomando um banho em uma das varias bicas que foram colocadas pelos moradores da região para os atletas.
Passamos a seguir quase que no mesmo ritmo, onde as vezes eu estava a sua frente e em alguns pontos ela estava na minha frente.
Ao chegar na placa de 18 km, olhei para o relógio e já tinha percorrido 03.30 hs.........o que me fazia refletir muito já sobre a continuidade ou não.
Conversando com a Adriana no trajeto eu já a avisei de minha intenção.
Quando chegamos no centro de Corupá, concluindo a primeira volta, o tempo nosso era de 04.15 hs e perguntei ao Bonatto (organizador) se havia alterado o tempo de conclusão da prova e ele avisou que passou para 09.00 hs e que a partir desse horário a estrutura seria desmontada.
Fiz a primeira volta em 04.15hs e tinha pela frente 04.45 hs para fazer todo o trajeto, o qual agora já conhecia e sabia do alto grau de dificuldade do mesmo, quando tomei a decisão de encerrar ali a minha participação............e ai a Adriana, pensou, relutou, meditou............e acabou também não querendo continuar em frente. TALVEZ, o que mais fez ela encerrar a sua participação ali, foi o fato de EU não querer continuar, pois acho que se ela estivesse sozinha, na minha frente teria ido adiante.
O Rudival havia passado a primeira volta com 04.00 hs e seguiu em frente.
Logo após darmos por encerrada nossa participação, chegou a Aparecida de Fatima, que estava inscrita nos 23 km, concluindo a prova brilhantemente com 03.47hs...sendo que eles largaram 30 min depois.
No momento em que optamos em não seguir para a 2ª volta, o choro da Adriana, foi inevitável.....pois essa GUERREIRA,  mãe dedicada, filha exemplar, esposa querida, enteada respeitada, foi para Corupá, determinada, preparada........pois treinou firme, "focou" no evento e queria sem duvida cruzar a linha de chegada com muito brilho e alegria e retornar para casa com o seu objetivo alcançado.
Me sinto culpado pela sua NÃO continuidade na prova, mas EU sei que a minha decisão de não continuar foi a mais coerente, ainda mais quando o Rudival concluiu a prova com alguns segundos passados das 09.00hs de prova.
QUERO aqui dizer a essa JACAROA .........Adriana Cristina Alves...a mãe da Sophia e da Natali, a filha do Zé................
"VOCE não quebrou, você não abandonou, você não desistiu............você apenas  RECUOU.............e saber o momento certo de recuar é a mais "legitima" forma de sabedoria, que a melhor estratégia é o saber recuar quando se sabe que pode vencer. Para qualquer momento em nossas vidas o mais importante são decisões que tomamos, pois são elas que farão a diferença no futuro."
 
KILIAN JORNET............considerado atualmente o melhor atleta de corridas de montanha do mundo, disse "Tenho muitos limites. O importante é chegar o mais próximo deles, MAS nunca ultrapassá-los"
 
 
E quanto ao péssimo e infeliz comentário que ouvimos por parte de uma atleta de outra EQUIPE,  durante o jantar........"ISSO É PARA OS FORTES E NÃO PARA OS FRACOS"..............
te digo AMIGA ADRIANA.
 
FORTE - não é tentar mostrar e demonstrar que sabe tudo.......não é concluir provas e superar obstáculos, e menosprezar  a aqueles que não conseguiram.
 
FORTE - é ser CONSCIENTE, AMIGA, GUERREIRA, INCENTIVADORA, saber agir com MATURIDADE, saber SEUS LIMITES, RESPEITAR OS COLEGAS E OS CONCORRENTES, USAR a RAZÃO.
 
FRACO - é achar e se considerar MELHOR que os outros.....desprezar e demonstrar que se é MAIOR.....o fraco jamais perdoa.
 
GHANDI.....disse uma vez........." o que mais me impressiona nos fracos, é que eles precisam de humilhar os outros, para se sentirem fortes."
 
A VOCÊ GUERREIRA E EXEMPLO DE MULHER, MÃE, FILHA E JACAROA..........digo.........................         não DESISTIMOS, apenas recuamos conscientemente em não fazer a 2ª volta, e que já temos mais força e mais energia para enfrentarmos novos obstáculos e desafios..................que estou bem consciente do que fiz e que VOCE continua sendo a mesma JACAROA...........EXEMPLO PARA TODOS NÓS.
O que aconteceu em CORUPÁ, não deve ser apagado jamais, muito pelo contrario, é para ficar bem guardado em nossa memória.............foram 23.200 metros de DIFICULDADES ao extremo, de só quem passou por lá sabe......e como voce mesmo disse.....PARA TUDO TEM UMA PRIMEIRA VEZ........então que sejamos nós, eu e voce os primeiros a tomar uma decisão de recuar em um evento.
 
QUE SEU PAI E SUAS FILHAS .....que já estão correndo graças a VOCE, sejam o seu estimulo, a sua inspiração, o seu animo......que a FAMILIA JACARÉ DE CONGA seja o seu alicerce na continuidade em encarar novos desafios e superar novos obstáculos e  CORUPÁ que nos aguarde, porque em 2015...se DEUS quiser estaremos lá novamente.
 
Um grande abraço à todos


Claudio Guras



8 comentários:

  1. É de emocionar mesmo, Parabéns aos guerreiros azuis jacarés de conga!!!
    as vezes temos que dar um passo atrás para impulsionarmos e continuarmos a corrida,
    Adriana e Claudio a minha humilde opinião, vc não tem que ser forte, tem que se manter fortes e isso vcs sempre serão!!
    Vcs são exemplos para não só nos jacarés, mas para qualquer atleta!!! meu muito obrigado por me deixar fazer parte dessa família e ter esses relatos que jamais se apagarão da minha memoria!!
    Abçs Wagner XEXA

    ResponderExcluir
  2. Meus amigos, conforme os relatos , todos vocês já perceberam o quanto tudo foi muito difícil. Eu sofri a dor da decisão, e naquele instante que resolvi não prosseguir, chorei incontida, um tanto inconformada, foi muito duro pra mim, mas foi a melhor decisão. Naquele momento fiquei sem chão, mas passou, estou aqui em pé, cheia de fé e coragem pra novamente encarar o que for preciso vestindo o nosso manto. Li os emails e quero agradecer. Obrigada a todos vocês pelo apoio , fico comovida e feliz em tê-los comigo. Sei com quem posso contar. Obrigada meu AMIGO Claudio pelo ombro no momento em que mais precisei. Outra vez o anjo estava ali do meu lado.
    Não vou me estender porque ainda sinto toda aquela emoção e acreditem, chega a doer no peito.

    Estou pronta pra treinar sempre mais e me fortalecer.
    Sou extremamente feliz por fazer parte dessa familia Jacaré de conga!
    Parabéns aos inscríveis amigos pela raça Aparecida de Fátima e Rudival.
    E Claudio, o que falar? Você é nosso mestre. Te admiro muito.

    Um grande abraço a todos

    ResponderExcluir
  3. 1 - AMIGOS GUERREIROS
    Parabéns a Aparecida de Fatima, se fazendo de tímida e não querendo escrever nada...rss...pressionada por mim e pela Adriana..demonstrou ser capaz, o que qualquer JACARÉ pode fazer, quando ao escrever...transcreve ao digitar, o que realmente viveu neste ou naquele evento.
    Parabéns a ela e ao Rudival, pelo fantástico resultado obtido na prova....Rudival confirmando que seus longos treinos durante dois ou três dias da semana, lhe são muito uteis, e que foram fundamentais para ele que até então não havia "encarado" uma prova como essa....Aparecida, surpreendeu mesmo...concluindo com muita alegria a sua participação.
    Adriana.essa... .a Aparecida foi feliz em colocar o meu comentário que fiz no JACANEWS....o qual assino quantas vezes for necessário em cada palavra que escrevi.

    2 - A PROVA
    CORUPÁ EXTREME MARATHON..esse foi o slogan chamativo da prova...mas com as mudanças que ocorreram......poderia se chamar ...como mencionou o Rudival em um e-mail .." MONSTRO CORUPÁ, SUPER EXTREME, ULTRA MARATHON".
    Fiz apenas uma volta....23.200 metros....a prova mais difícil em quase 05 anos de corridas...mesmo com 11 km a menos do que Ambrósio...e mesmo com 29 km a menos que Urubici.... no Mountain do Praia do Rosa, que é 18 km....meu pior tempo foi de..02h10min..em Corupá...os 23.200 metros....04h15min.
    Paralelepípedos, trilhas e trilhas, estradas, morros, cordas, barro, barro, lama, lamaçal..trilheiros (jeep, rural, troller) no caminho. Não uma aventura, mas uma odisseia.
    Aos 56 atletas que concluíram as duas voltas..a quem concluiu a prova com 11h30min...tem que se orgulhar mesmo...bater no peito...agradecer a DEUS e comemorar muito.
    Aos que concluíram a prova devidamente inscritos nos 23 km.......a reação tem que ser a mesma....e que exemplo os dois senhores fechando a prova dos 23 km....lado a lado com 07h30 min.
    Aos que estavam inscritos nos 46 km e optaram por realizarem só uma volta, sem duvida, a razão, a consciência, o bom senso predominaram...por mais que o desejo fosse de continuar, e recuando em não prosseguir na segunda volta, as lagrimas escorrecem, sabendo que o tempo para concluir a prova seria o maior inimigo, DEUS, nos deu mais força para que nós mesmos entendêssemos que ali deveríamos parar....e agradecer a ELE por nada de grave ter acontecido com nenhum de nós e por estarmos fazendo parte do evento.

    3 - ORGANIZAÇÃO
    Foi a 2ª participação minha em eventos da TRC. Neste evento, do nível que o mesmo foi idealizado, da estrutura que o percurso fora planejado.........mais uma vez aplaudo aos organizadores, Ricardo e Rafael.
    Jovens...altamente conscientes e responsáveis.
    Segurança da prova......impecável....bombeiros, ambulância, trilheiros de moto, buggy, staffs com carros de trilha e um helicóptero a disposição para qualquer emergência maior.
    Demarcação do trecho....sem precedentes...placas, faixas, staffs...onde se corria poucos metros e avista-se alguma identificação do percurso.
    Estrutura...tudo muito bem montado e planejado....distribuição de kits em local de fácil acesso, o local da largada e chegada no centro de Corupá...além da hidratação e alimentação para os corredores no local, havia do lado da estrutura, panificadora, restaurante, bicas de agua para os atletas removerem um pouco da lama que havia no corpo. Jantar de premiação muito bem organizado.
    Percurso...impressionante, incrível, desafiador...com alguns pontos onde olhar a paisagem era obrigatório....e em alguns pontos, os moradores do local colocavam agua com gelo, esperavam os atletas com jarras e copos, instalaram bicas de agua...deixando até sabonete para quem quisesse tomar banho.
    Competência.....ter um plano B para eventuais emergências como aconteceu em virtude das fortes chuvas de sexta para sábado...o que aumentar a km foi ótimo...mas ter que fazer duas voltas....não foi algo tão bom assim...rsss...colocar em pratica o plano B respeitando e preservando a integridade física dos atletas, já que o circuito original não apresentava nenhuma segurança aos mesmos, devido as chuvas.

    Claudio Luiz Guras

    ResponderExcluir
  4. 4- 2015
    Em 2015, o CORUPÁ EXTREME fará parte do circuito sul-americano de corridas de montanha, sendo a única etapa no Brasil.
    Que DEUS permita..que eu lá esteja para "encarar" o desafio, que o percurso, que talvez até aumente a km, seja em um único trajeto, que esses 3 JACARÉS que compartilharam essa ODISSÉIA comigo, estejam ao meu lado participando e quantos mais JACARÉS quiserem nos acompanhar, melhor ainda será.

    6 - AGRADECIMENTO
    a DEUS por tudo ter ocorrido de maneira brilhante...viagem, estadia, prova....e pela companhia desses JACARÉS guerreiros.......Rudival, Aparecida e Adriana.
    a minha família....que não esteve presente no evento por que tinham seus compromissos profissionais e pessoais, mas que estavam comigo no pensamento e nas orações.
    a família JACARÉ DE CONGA....pelas mensagens de incentivo, apoio e também pelas orações.
    aos organizadores Ricardo e Rafael...por nos proporcionarem uma oportunidade até aqui inigualável, e nos darem a oportunidade de participar de um evento de altíssimo nível, estendendo o agradecimento a toda a sua equipe de trabalho assim como aos que foram fundamentais no sucesso do mesmo, bombeiros, enfermeiros, trilheiros e prefeitura de Corupá.


    MUITO OBRIGADO.........
    VALEUUUU

    ResponderExcluir
  5. Em primeiro lugar agradeço a Deus o qual esteve o tempo todo ao meu lado e dos meus amigos Claudio,Fatima e Adriana.Quero aqui deixar bem claro que o simples fato de eu ter conseguido vencer o " MONSTRO CORUPA não me credencia em hipotese alguma a me sentir melhor do que ninguém,pelo contrario sempre menciono em nosso blog que dou mais valor aos amigos que estão fazendo caminhada ou mesmo correndo pequenas distâncias.Gosto de ser repetitivo em meus comentarios quando falo que na corrida não existe " SORTE OU MILAGRES " o grande segredo da corrida e´ treinar,treinar e treinar.Mas no caso do CLAUDIO e a ADRIANA eu os conheço muito bem pela forte amizade que temos e os varios desafios que ja´enfrentamos juntos,sei muito bem da capacidade de ambos no que se refere a corridas.O que aconteceu com eles ja´aconteceu com atletas de elite,atletas que ao desitirem de uma corrida tem um grande prejuizo financeiro.Já eu o Claudio,Adriana e a fatima como todos e os demais atletas presentes estavamos la pelo simples prazer de correr,caminhar,brincar,sofrer,sorrir ou mesmo chorar por não ter podido ficar na bricadeira até o final.Amigos Claudio e Adriana só os " fortes choram ",suas lagrimas não foram em vão,suas lagrimas foram a mostra maior do amor que todos nos da equipe " JACARÉ DE CONGA " sentimos em correr.Um outro detalhe de suma importância eu, e a Fatima não ganhamos nada, quem ganhou foram os atletas da equipe " JACARE DE CONGA " Fatima e Rudival.Fica aqui registrado meu convite quem quiser realmente ter um contato com o nosso criador participe desta corrida não e´ necessário correr os 42 Km. No Km referente as torres de energia eletrica você terá uma visão que compensará todo o sacrifio que você teve até chegar la,ou terá pela frente.A vista panorâmica é simplesmente maravilhosa ali olhando aquele quadro desenhado pelo criador, nos da a certeza absoluta de que existe um ser superior que criou este mundo.Agradeço a todos pelas mensagens de otimismo,e os parabens por mas este desafio superado. Com carinho um forte abraço para todos os membros da equipe JACARE DE CONGA e aos nossos seguidores e leitores.
    Atenciosamente Rudival gomes.

    ResponderExcluir
  6. Com certeza este foi o texto mais emocionante que li até hoje no Blog. Para quem já participou de provas de corrida em montanha tem uma pequena noção do grau de dificuldade que uma prova assim possui. Para quem conhece um pouco do histórico dos organizadores sabe que os organizam provas de altíssimo nível, para atrair os melhores corredores de montanha do Brasil e até de fora dele. Considerando tais fatores bem como as condições climáticas da região no último final de semana resultaram neste grande desafio tão bem relatado pelos nossos amigos que participaram do mesmo. Minha maninha do coração Adri, imagino quanto foi difícil tomar a decisão que você tomou, e com certeza isso é sim sinônimo de força, afinal são meses de preparação e de repente vemo-nos obrigados a optar pela sensatez de não se colocar em risco em detrimento de uma realização pessoal, da tal superação dos limites, de provar que podemos e somos capazes, o sentimento da frustração dói demais e o choro é inevitável, te compreendo perfeitamente pois passei por um momento parecido no ano passado quando do realização da Maratona de Curitiba. Quando isso aconteceu comigo, você foi solidária ao fazer uma dedicatória aqui neste mesmo Blog a qual me deixou muito feliz e emocionada. Hoje sou eu aqui tentando prestar a mesma solidariedade a você, e para repetir que eu te admiro muito e hoje admiro ainda mais. Você é forte, é guerreira, é batalhadora é determinada e ao mesmo tempo é humilde e detentora de uma sensibilidade que faz a gente ter orgulho de tê-la como amiga e companheira de equipe. Maninha Adri, o fato de você estar lá, disposta a dar o seu melhor já é a prova de que você é uma pessoa incrível e quem tem a felicidade de te conhecer e ter você por perto sabe muito bem disso. Tenho muito orgulho de você. E vamos que vamos, bola para frente treinar que o ano só está começando, e temos muitos desafios pela frente. Gostaria de deixar aqui os parabéns aos amigos Claudio, principalmente pela sábia decisão de parar no momento certo, Rudival que dispensa comentários sendo uma das minhas maiores fontes de inspiração e motivação , e a Fatima com quem ainda não tive a oportunidade de correr junto mas que com certeza em breve as oportunidades surgirão. Um grande abraço a todos e até a próxima aventura. Gislaine

    ResponderExcluir
  7. O que dizer de tanta emoção expressada aqui?!?!??! Lendo todos estes detalhes e pensando que em Maio vou encarar meu primeiro desafio em montanha... ai ai ai que meeeddddooooo!!!
    Com certeza ao ler e tentar me imaginar no lugar de cada um destes guerreiros, faz parte da preparação para um grande desafio, contar com a experiência, sabedoria e garra que vocês quatro estão compartilhando com os demais membros da equipe é importantíssimo para que eu lembre que dia 17 de Maio não estarei sozinha, assim como vocês em Corupá, que estiveram com toda a equipe em pensamento!!!!
    Valeu pelo texto e pelos comentários, sempre são um aprendizado!!!
    Novamente parabéns a vocês quatro, que tão lindamente vivenciaram a Corupá Extreme!!!

    ResponderExcluir
  8. O que dizer de tanta emoção expressada aqui?!?!??! Lendo todos estes detalhes e pensando que em Maio vou encarar meu primeiro desafio em montanha... ai ai ai que meeeddddooooo!!!
    Com certeza ao ler e tentar me imaginar no lugar de cada um destes guerreiros, faz parte da preparação para um grande desafio, contar com a experiência, sabedoria e garra que vocês quatro estão compartilhando com os demais membros da equipe é importantíssimo para que eu lembre que dia 17 de Maio não estarei sozinha, assim como vocês em Corupá, que estiveram com toda a equipe em pensamento!!!!
    Valeu pelo texto e pelos comentários, sempre são um aprendizado!!!
    Novamente parabéns a vocês quatro, que tão lindamente vivenciaram a Corupá Extreme!!!

    ResponderExcluir