CORRIDA DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER - 09/03/2014


INCENTIVAR E SER INCENTIVADA:
Antes de começar a correr eu olhava algum corredor de rua e pensava “quanta solidão”, hoje sei que não é assim: nas 18 provas que já participei e em todos treinos, nunca me senti sozinha!!! A 13ª Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher, foi prova disso pra mim... e resolvi dividir com vocês.
            Eu participei desta prova para acompanhar duas amigas da academia, Jane e Cris, em sua primeira prova. Me identifiquei com a ansiedade, emoção e empolgação delas nos momentos pré e pós-prova.
            Tal foi minha felicidade quando soube que a Gisele, uma amiga do trabalho, está voltando a praticar esportes e também participaria da corrida do Dia da Mulher. No km 2 a encontrei e tive um imenso prazer em acompanhá-la até o final, sem me preocupar com o tempo de prova ou qualquer outro tipo de sentimento individualista.
Lembrei de várias amigas e amigos que já fizeram isso comigo – e portanto me incentivaram – principalmente as jacaroas Suzane e Thaty, que fazem um retorno com leveza e sorriso no rosto quando voltam algum trecho pra me acompanhar, eu pude retribuir isso hoje com outra pessoa!!! O incentivo que recebi para começar a correr, em Fev/13, por parte do meu irmão Rogério, que continua sendo um exemplo de dedicação aos treinos diários e à dieta adequada. Impossível não lembrar do jacaré Cláudio, que independente do desafio sempre diz “ah você faz a prova sim, é só colocar na cabeça que você consegue” e que também já me deu o prazer de ter sua espera nos km finais de duas provas. Também lembrei da emocionante corrida da Lua Cheia em Dez/13 que o Jaca Wagner foi levar água pra mim e me acompanhou na segunda volta. Pensei na amiga Joyce, que tem me dado carona para as provas, na lição de vida da jacaroa Maria Luisa, no apoio dos meus familiares, cada um a seu modo e tantas outras formas de incentivo que recebo e que não caberiam aqui. Todas estas são formas de incentivo visíveis e concretas, mas há outras formas que permeiam o mundo das corridas...
O sorriso de quem está na linha de chegada aguardando outra pessoa e te olha com respeito pela chegada, independente do tempo; os carros que passam por nós e seus ocupantes pensam admirados no trecho que já percorremos; um amigo que pergunta como estão as corridas; uma palavra de apoio, uma curtida na sua última foto de corrida, mesmo sendo igual a todas as anteriores; um comentário de incentivo, um parabéns, um grito de “vai jacaré” ou de “força que tá chegando”, o fato de ver outro jacaré ou conhecido esperando no funil, a organização das provas, os e-mails para inscrição... tudo isso também é incentivo e faz uma diferença imensa!!!


Nesta Corrida do Dia Internacional da Mulher o auge de incentivo foi poder conversar com a sra Maria, que completou a prova correndo em comemoração aos seus 80 anos de idade. Ela me contou que começou a correr aos 57 anos exatamente no Dia Internacional da Mulher, na época pesava mais de 100kg.
Atualmente ela faz natação duas vezes por semana e treina corrida quatro vezes. Sua emoção e vitalidade ao dizer quvai chegar aos 100 anos correndo foram admiráveis. Que exemplo!!!
Às vezes não nos damos conta de que estamos incentivando outras pessoas com nosso exemplo, com nosso simples prazer de correr, mas saiba, se você está começando... que você já é modelo para alguém!!!
Também incentivaram e foram incentivadas nesta prova as jacaroas Karla Glinski com sua filha e amigas e Adri Alves com sua filha Nathally que está em sua segunda corrida.
A prova foi muito bem organizada, no bairro Alto da XV, neste domingo 09 de Março de 2014, com um percurso invejável de descida constante em todo último km, muitos brindes aos participantes, sinalização e segurança impecáveis e o posto de hidratação em um local bem planejado.
Uma ótima forma de comemorar o Dia Internacional da Mulher: correndo!!!


Tatiana Rabitto


7 comentários:

  1. Correr.........fazer qualquer pratica desportiva....quando NÃO se tem interesse em conquistar troféu e ou algum valor financeiro e sim, viver momentos agradáveis, conquistar uma qualidade de vida melhor, sentir-se vencedor (a) consigo mesmo, tornar-se uma pessoa mais alegre, feliz, respeitada e admirada não tem valor que pague tudo isso.
    Quando sabemos aproveitar de maneira saudável e consciente momentos que a vida nos oferece, eles se tornam únicos, mágicos e inesquecíveis.
    Tudo o que precisamos é um primeiro passo, e se formos incentivados então, tudo fica mais fácil ainda.
    O Jaca Rudival comentou em Corupá, " o que fiz depois dos 50, não fiz em 40 anos de vida"....e tornou-se incentivo e é incentivador para muitos.
    Nunca estaremos sozinhos, pois DEUS esta sempre conosco, e mesmo que estejamos solitários neste ou naquele evento, e aqui falo pensando na EQUIPE JACARÉ DE CONGA, nosso pensamento esta nos demais e muitos estão pensando em nós.
    Participar em qualquer evento na modalidade de corridas, sempre haverá alguém para conversar, trocar historias e experiências e pego uma carona no que houve com a Tatiana e a dona Maria, (e com quantos já não ocorreu algo similar) onde na corrida em Toledo na primeira volta entre o km 3 e 4 eu ultrapassei um corredor que era dos 10 km e na segunda volta no km 7 este mesmo corredor me ultrapassou (na descida) e logo na subida seguinte voltei a ultrapassa-lo e entre o km 8 e 9 ele emparelhou comigo e perguntou se podia me acompanhar, o que falei que sim, mas que ele poderia seguir se tivesse folego e pernas, o que não aconteceu.
    Nos dois últimos km ele foi lado a lado comigo e ao cruzar a linha de chegada, perguntou se eu havia marcado o meu tempo, e quando falei a ele quanto eu tinha feito, ele me cumprimentou, agradeceu e disse que foi o melhor tempo dele em uma prova de 10 km, e que após eu ultrapassar ele na primeira volta ele observou que o meu ritmo era constante e que era isso que faltava a ele, pois ele acelerava na descida e "apanhava" na subida e que ele estava muito contente em ter concluído a prova ao meu lado.
    Não é sendo atleta de ponta e nem nos espelhando em algum deles que nos tornamos incentivo ou somos incentivados, mas sim pela determinação e superação de cada um, pela nossa garra, determinação, alegria e força de vontade.....quer venha de nós, ou nos espelhemos em outra pessoa.
    "É SÓ COLOCAR NA CABEÇA QUE VOCE CONSEGUE".......ter a consciência de que você é capaz, que ninguém ira fazer por você...........que tem a largada e a chegada............e o tempo que irá levar para conquistar seu objetivo...é o que menos importa.
    PARABÉNS a TODAS PARTICIPANTES desta CORRIDA que é EXCELENTE.
    VALEUUUUUUUUUUUU
    Claudio L. Guras

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Tati pela determinação ... e que levemos mesmo o exemplo desta senhora e cheguemos aos nossos 80 anos com muita saúde e muitas corridas !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos tentar né Alessandra, 80 anos não é deve ser fácil não, hehehehe!!!

      Excluir
  3. Ah, Tati! Você resumiu muito bem o "espírito da coisa" das corridas! Belíssimo texto! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Lindooooo e emocionoante texto Tati, Parabéns por toda dedicação.

    Bjks
    Kelly

    ResponderExcluir
  5. Show de texto Rabitto, correr é isso mesmo, ousadia e alegria!!
    Abçs Wagner XEXA

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a Todas as mulheres!!! Atrasado mais tá valendo, pois vocês merecem...
    Parabéns TATI pela participação, o texto show de bola, valeu...
    Sassá.

    ResponderExcluir