INDOMIT COSTA ESMERALDA - 17/05/2014




13 comentários:

  1. O EXCELENTE VIDEO elaborado pela Tatiana e Suzane, é a mais pura realidade, mostrando a enorme expectativa pré prova, os momentos que antecediam a largada, a adrenalina lá em cima após a primeira largada, o apoio e incentivo de uns para com os outros, detalhes informações, conversas. As largadas nos 21 km e nos 12 km, as duvidas do que iriamos enfrentar e a alegria completa com todos concluindo suas etapas.
    PARABÉNS A TODOS ....E PARABÉNS AS DUAS POR ESTE EXCELENTE VIDEO.

    Claudio Luiz Guras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Cláudio!!! Foi bom ter sua companhia de novo indo me buscar após o seu percurso, heheheehe!!! Já tô ficando mal acostumada, kkkkkkkkk. Abraço.

      Excluir
  2. Meus parabens meninas TATIANA e SUZANE, e nosso menino CLAUDIO GURAS,nós da equipe Jacare De Conga nos setimos honrados com mais este desáfio superado por voces.É o que eu sempre falo muitas vezes não questionamos os valores que pagamos para participar de uma corrida.Questionamos sim a organização e a extrutura colocada para a segurança dos atletas.E nesta corrida de acordo com o comentario de voces tudo estava perfeitamente organizado . Obrigado pela lembrança se referindo a minha pessoa. Confirmo o que ja tinha dito anteriormente não estive presente nesta corrida por receios na falta de apoio.Tendo em vista que o meu objetivo seria correr os 80 Km.´Correr com a equipe é sempre mais seguro e nos da a tranquilidade de só nos preocuparmos em correr, pela extrutura que a equipe nos fornece.Como não ficar com uma pontinha de inveja,kkkkkkk voces sabem que sou louco por desafios, e este desafio que voces superaram é sem duvida um desáfio unico.O ano que vem se Deus nos permitir estaremos ai com voces para repetirem esta conquista e nós da Equipe para sentir o gostinho especial deste desáfio.Se sintam abraçados e ao mesmo tempo compartilhem com nós da Equipe Jacaré De Conga,seus familiares ,amigos e admiradores o gostinho desta conquista pessoal de voces. Com carinho e respeito um forte abraço a todos.

    Atenciosamente: Rudival Gomes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uaaaauuuuu... que emocionante receber seu comentário Rudival!!! Com certeza contamos com você na próxima edição da Indomit pra arrasar e levar o nome da Equipe ao pódio!!!!! Abraço.

      Excluir
  3. E aqui vai alem de um comentário, um relato pessoal meu do que foi tudo isso para mim, e o que representou.


    17 de maio de 2009.

    Um domingo, uma manhã com muita neblina, uma garoa fina e frio.
    Para quem não saia de casa aos domingos, ficava na cama, ou sentado no sofá na frente de uma TV, enrolado em um cobertor, estar na rua, com um tempo conforme citei acima, tinha que estar fora de si.
    Era assim que eu me considerava naquele dia, domingo de manhã, na sociedade Aliança, para TENTAR participar de uma corrida de rua, de 06 km. Correr na rua, coisa de "doido", era assim que eu pensava. Mas enfim eu estava lá.
    Da turma que tinha ido, eram uns oito ou nove, todos da academia Body Line, eu cheguei somente atrás do Gaucho, o Juarez, que corria todos os dias nas ruas de São José. Foi a primeira e até a poucos dias atrás, tinha sido a única corrida de rua que fiz desde então com menos de 10 km, correndo individualmente.
    Quando entrou o ano de 2014, eu pensava de como seria o dia 17 de maio, quando se DEUS permitisse eu estaria completando 05 anos de total "doidice".
    Com o meu objetivo de fazer o circuito estadual do SESC, quando saiu o calendário, lá estava que bem no final de semana do dia 17, haveria a etapa de Paranaguá, e no domingo dia 18.
    Completaria então 05 anos de "doidice" em Paranaguá.
    No inicio do ano, quando saiu a data do INDOMIT em Bombinhas, balneário onde a família Rabitto faz parte dos desbravadores da região...rssssssssss, a Tatiana já havia tomado a firme decisão de participar do evento, tornando-se um desafio pessoal para ela, onde mais tarde a amiga Suzane, entrou no mesmo barco e também o irmão Rogerio.
    Eu havia colocado em um ou outro JACANEWS, uma ou outra informação sobre o evento, e não iria participar, porque devido ao meu objetivo com o SESC, além de haver a coincidência de datas, também teria o custo, onde só a inscrição do INDOMIT, já representava uma viagem completa para alguma cidade do circuito estadual.
    No dia 31 de março, enviei um e-mail as duas Jacaroas, Tatiana e Suzane, dizendo que mesmo que no dia seguinte, fosse o dia 1º de abril, considerado o dia da mentira, elas deveriam ter consciência de que iriam faltar apenas 47 dias para elas encararem o desafio e que deveriam "focar" seus treinos, preparar o psicológico, para que quando chegassem em Bombinhas, estariam ainda mais aptas para participarem e principalmente para concluírem suas participações. A resposta foi imediata, quando propus a elas, fazerem ao invés de uma volta de 6 km no Jacapercurso, fizessem duas, que participassem da corrida da COPEL, que fossem no circuito da Lua Cheia fazer duas voltas..e ai entrou uma grande companheira no apoio delas e também no meu...rsssss, que foi a Elisangela.
    Com os treinos delas, e com a determinação que ambas faziam os mesmos, inclusive por duas noites, fechando 100% o trecho completo, a vontade da minha parte, de querer participar do evento, sem duvida nenhuma passou a existir, e havendo até uma pressão por parte delas de que eu me inscrevesse na prova, assim como elas insistiam com a Elis e com a Luisa....onde em uma certa ocasião mencionei....."VAI QUE GANHO A INSCRIÇÃO".
    Na semana anterior ao evento a Tati passou um e-mail sobre a promoção do PULSO GLOBO, onde de imediato encaminhei a todos através de um JACANEWS e a Tati também colocou no facebook. Ela mesmo inscrita, entrou na promoção. Na ultima noite de treino por parte da Tati, uma vez que a Suzane ainda iria participar do Tingui na semana seguinte, era o dia do sorteio dos dois ganhadores. Quando começou o treino, não havia saído o resultado...e nem depois que terminou o treino, mas antes da Tatiana chegar em casa, o mesmo aconteceu e para surpresa, ela era um dos sorteados com uma inscrição para o INDOMIT.

    ResponderExcluir
  4. PARTE 2
    Ela entrou em contato com o organizador da promoção na mesma noite, o qual respondeu por e-mail confirmando que ela poderia passar a um terceiro a sua inscrição, me ligou, e disse que era para eu e a Luisa, arrumarmos as malas, que eu iria participar da prova.
    Falei para a Tatiana que iria esperar a confirmação da inscrição, quando visse meu nome na relação dos inscritos, o que aconteceu na segunda feira a tarde, e ai começou a correria de outros detalhes, onde era exigido um atestado médico conforme a ficha própria da organização, onde deveria haver assinatura e carimbo do médico confirmando as informações fornecidas.
    Tudo em cima da hora, e onde eu iria buscar essa assinatura e carimbo, pois eu tinha todos os exames comigo, e foi ai que entrou no circuito o Jaca Samuel, e de imediato, marcou a consulta, fui até o posto e o médico que atendia verificou os exames, assinou, carimbou e disse ........."se dependia de mim, tenha uma ótima prova".
    Não me preparei para participar do evento, pois não tinha em mente faze-lo e não iria agora na semana que antecedia o mesmo querer ganhar ou recuperar alguma coisa, porque seria pior, mesmo porque tinha a etapa do Tingui no meio da semana.
    SEJA o que DEUS quiser.
    Tatiana e Suzane, viajaram na sexta de madrugada, passearam, foram retirar kits, participar do congresso técnico e tudo mais.
    Eu e a Luisa seguimos viagem a tarde, hospedagem no apto dos Rabittos, muita alegria e informações repassadas.
    O INDOMIT teria percursos de 100..84...65..50..21 e 12 km..com os respectivos horários de largada sendo....00:00 h de sexta para sábado....02.30h....06.00 h....08.00 h.....11.00 h e 14.00 h, sendo cada largada em local diferente, porém a chegada no mesmo local para todos........e este era o ponto de largada dos 100 km.
    A Tati e a Suzane estavam inscritas nos 12 km.........e eu fui para os 21km...mas com um coceira de participar dos 50 km......mas não me achava preparado para tal quilometragem, uma vez que estou participando das provas curtas devido ao SESC.
    O Rogério também inscrito nos 21 km e de "pipoca" o tio "Bolinha".

    ResponderExcluir
  5. PARTE 3

    Resolvemos ir assistir a largada dos 100 km, a meia noite em Porto Belo.........e foi ai que a emoção, o arrepio, a tensão, a ansiedade e o desejo começaram a tomar conta definitivamente de quem realmente gosta de correr.
    Eu estava ali, e como disse um dos participantes desta aventura em um comentário que li sobre o evento....."em um desses cantos abençoados desse pais".
    O locutor do evento, informando as diversas cidades do país representadas no evento, e atletas do Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, México e outros, e ao informar o porque do nome INDOMIT............a adrenalina já ia a mil, mesmo para quem estava apenas assistindo ao inicio daquela aventura.
    Eles usaram uma frase de Mahtma Gandhi......" A FORÇA PROVÉM DE UMA VONTADE INDOMÁVEL".
    Na largada dos 100km, mais de 100 atletas e um incrível percentual de participação feminina neste trajeto. Com muita alegria muitos aplausos dos presentes foi dada a largada da 1ª edição do INDOMIT.
    Retornamos para Mariscal, descansar e aguardar nossos horários de largada. Pela manhã, fomos andar na orla, por onde iriam passar todos os atletas com exceção dos que iriam fazer 12 km, bem na frente do prédio do apto dos Rabittos e avistamos dois staffs, isso não era 09.30 hs, e ao conversarmos com os mesmos, eles haviam dito que já haviam passado dois corredores pelo local, e naquele ponto faltava menos de 18 km para a conclusão do percurso. Impressionante, pois não haviam 10 horas da largada dos 100 km e já tinham percorrido mais de 80 km.
    Chegando a hora da largada dos 21 km, nos dirigimos ao local, o qual era próximo da residência. No trajeto de 21 km é que havia o maior numero de inscritos dentro das distancias oferecidas.
    A estrutura montada no local, era praticamente a mesma que havia na largada/chegada final e neste ponto também passavam os corredores das distancias maiores que 21 km, havendo um ponto de alimentação no local.

    ResponderExcluir
  6. PARTE 4
    Dada a largada dos 21 km, pontualmente as 11.00 hs, iniciamos a nossa tão esperada participação...(uma semana de expectativa..rssss), começando na areia da praia, logo na frente calçada, e de novo um longo trecho em areia, onde alguns km a frente, tínhamos a nossa torcida, pois também iriamos passar na frente do apto e lá estavam todos nos dando apoio e incentivo.
    Após alguns km na areia, saímos para o asfalto e lá vinha uma subida íngreme e comprida, onde inicialmente havia pensado em vencer a mesma de uma maneira, mas na hora de subir mudei minha tática e fui firme superando o primeiro ponto de dificuldade da prova, e dai para frente, era asfalto, calçada, estrada de chão, trilhas, areia, subidas, descidas,aplausos e incentivos de alguns moradores, muita alegria e incentivo dos staffs, alguns pontos de hidratação, onde só era possível se abastecer no local e não sair com copos de agua pelo caminho.
    O trecho de 21 km tinha um limite de 05 horas para ser concluído, o que me fazia pensar que o mesmo seria de alta dificuldade e eu como não sou de ficar olhando altimetria, percurso e tudo mais, as informações que eu tinha era as que eu tinha recebido dos irmãos Rabitto.
    Não havia placas informando a qual km você corria e em determinado ponto do percurso avistei de longe uma estrutura montada, idêntica a que eu havia largado, mas achei estranho pois. só haveria mais um ponto de largada que seria o dos 12 km, onde então eu estaria na metade do meu percurso, pois para quem ia fazer 12 km, iria fazer um trecho de 1,5km fora do meu percurso.
    Ao aproximar-me, não havia duvidas de que era o ponto de largada dos 12km, onde eu tinha que passar pelo tapete e havia uma tenda de alimentação...........e alimentação mesmo, pois quando vi coca cola, não hesitei e parei.
    Ao chegar neste local, a surpresa maior foi com o tempo que eu havia concluído aquela parte do percurso, pois não havia cronometro também marcando o tempo, e sim um relógio marcando as horas, pois todas as largadas foram pontuais no horário e era só fazer as contas.......foi 01h15min..na primeira parte do percurso.......excelente para mim.
    Parei ali na tenda de alimentação...coca cola, pão de queijo, paçoca, doce de goiaba, rufles e agua. Para que pressa, eu tinha 03h45min para percorrer mais 10,5km.

    ResponderExcluir
  7. PARTE 5
    Reforcei o "bucho" e vamos em diante.......e logo entrei, para mim na parte mais exigente da prova, que era uma trilha com uma altimetria de respeito e com muitos pontos onde um passo em falso e o atleta sem duvida iria sofrer queda. Neste trecho foi onde deixei alguns atletas para tras, mas sem saber se os mesmos eram dos 100, dos 80, dos 60, dos 50....se tinham parado para degustar no ponto que tinha ficado para tras.......... vamos em frente, porque havia energia e disposição.
    Em determinado ponto, uma placa informando que faltava SÓ + 06 km, com alguns staffs dando o maior apoio, na maior alegria e gritando...é isso indomável...SÓ falta 06 km......parabéns.....e tudo mais..........e havia entre eles uma moça, a qual perguntei, "você é bonitinha, mas não é mentirosa, né"...dizer que falta SÓ 06 km e tem mais...e ela foi firme na resposta......"vai firme que são só 06 km mesmo"......pois não parecia que SÓ faltava 06 km.
    A energia e a disposição que era grande, ficou maior ainda......parecia que haviam vários pulmões, varias pernas, pois estava tudo indo muito bem e rápido demais.
    Nestes últimos km, os moradores aplaudiam, gritavam, os veículos que cruzavam buzinavam e na parte final poderíamos enxergar aqueles corredores que estavam a nossa frente, pois já estávamos no ultimo trecho de asfalto antes de chegar a praia que levava até o portal de chegada.
    Saindo do asfalto entramos na areia da praia, alguns metros a frente, entramos no calçamento, retornamos a areia e de longe escutávamos que o locutor anunciava já o nosso numero, o nosso nome e a cidade de onde éramos.
    Na chegada, ainda éramos obrigado a passar por baixo de um píer, onde varias pessoas nos viam, gritavam, chamavam pelo nome e nos aplaudiam, pois era passar por baixo do mesmo e cruzar a linha de chegada, onde outro mega estrutura de alimentação, de médicos, massagistas, piscina com gelo estavam a disposição dos atletas.
    A alegria maior ainda ao olhar para o relógio, fazer as contas e ter concluído a prova com 02h36min.
    A dificuldade da prova, não sei porque, não foi tão alta, quanto imaginei, ou então, é porque eu estava melhor preparado do que imaginava.
    Me encontrei com o Rogério e o "Bolinha", os familiares, a Luisa, ficamos aproveitando o local de chegada e aguardando a chegada da dupla Suzane e Tatiana.
    Eu, o Rogério e o "Bolinha", depois de fazermos a conta de quanto tempo as duas estariam já correndo, uma vez que a largada delas foi as 14.00 hs., fomos encontra-las e os dois ficaram esperando na saída do asfalto, entrada da areia e eu continuei em frente.

    ResponderExcluir
  8. PARTE 6
    Logo avistei o Paulo Thadeu, participando dos 12 km, muitos atletas ainda chegando...e logo a frente, acredito eu que com um km antes da chegada a Suzane, toda "facera", alegre, aquele sorriso estampado, a qual respondeu-me dizendo estar muito bem e fui ao encontro da Tati, que na curva onde havia o ultimo posto de hidratação, ela apareceu, faltando dois km para concluir e também com um sorriso enorme, a alegria estampada no rosto e com muita disposição, vinha firme e determinada, a qual acompanhei no seu ritmo, e ainda por cima, a mesma pegou sua maquina fotográfica e passou a filmar os últimos metros que faltavam para ela fechar a sua participação de maneira impecável.
    Parabéns a essas duas JACAROAS, que foram determinadas e dedicadas, vários dias para concluírem brilhantemente o percurso.
    Parabéns ao Rogério e ao "Bolinha" pelas suas excelentes participações.
    Muito obrigado a FAMILIA RABITTO, pela acolhida, pelo carinho, pela simpatia e por serem nossos particulares incentivadores, apoiadores, motoristas, fotógrafos e tudo mais, que DEUS os iluminem sempre.
    Muito obrigado a todos que enviaram mensagens antes da prova, apoiando, desejando sucesso no evento.
    O que é participar de um evento desta envergadura?
    É algo simplesmente incrível, fantástico, em um lugar maravilhoso, mostrando o quanto DEUS nos dá tanto e não nos cobra nada.
    O que é concluir uma prova como essa?
    Aqui me espelho na atleta VERA SAPORITO, um dos principais nomes do TRAIL RUN do Brasil, esteve presente nos 100 km, liderou a prova na maior parte da distancia, em determinado ponto foi ultrapassada por aquela que ela mesmo considerava que seria a vencedora e que ela, Vera seria a segunda colocada. Faltando 1,5 km a Vera foi alcançada pela menina que vinha em 3º, mas ambas estavam na mesma situação e passaram a caminhar juntas e rápido, e ambas foram surpreendidas por serem alcançadas por outra atleta. Faltando 700 metros para concluir VERA sentiu suas panturrilhas e tomou a decisão de desistir do segundo lugar e acabou em 4º lugar. E ai ela escreveu no seu comentário "Fui do céu ao inferno" "Tem horas que dá uma frustração por ter chegado tão longe, mas ao mesmo tempo tenho certeza que fiz o certo"

    O importante é respeitar o limite do seu corpo e ter consciência de que o que importa é concluir, qual será o tempo, se irá para o pódio, se tem premiação...............isso é o que menos importa......porque concluir é.....confirmar que "A FORÇA VEM DE UMA VONTADE INDOMÁVEL".

    ResponderExcluir
  9. PARTE 7
    Após concluir minha participação e conversando com o Rogério, já firmamos o compromisso de que em 2015, na 2ª edição do INDOMIT, se DEUS permitir, estaremos lá novamente, só que nos 50 km, e se alguém perguntar se eu recomendo a prova....uso aqui também o que escreveu a VERA SAPORITO...
    "Super recomendo!! Bombinhas Runners deu uma aula de como um atleta deve ser tratado em provas de trail, com respeito e dignidade!!"

    FOI MARAVILHOSO completar cinco anos participando de uma prova como esta....agradeço a DEUS e sou muito grato a Tatiana.
    Tati e Su......MAIS dois exemplos de garra, perseverança e dedicação dentro de uma EQUIPE que só tem exemplos de pessoas guerreiras, confiantes e com muita VONTADE.

    VALEUUUUUUUUUU.....SHOW.......MARAVILHA........BENÇÃO DE DEUS.

    Claudio Luiz Guras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem palavras Cláudio... você é exemplo para muitos novos atletas, agradeço sua amizade, incentivo, apoio e agora também as suas palavras. Realmente essa prova ficou pra história!!! Abraço, Tatiana.

      Excluir
  10. Claudio estamos juntos no 50km em 2015 !!! E desafiamos os demais Jacarés para encararem essa aventura no próximo ano.
    Grande abs
    Rogério Rabitto

    ResponderExcluir