CORRER É MELHOR QUE AS DROGAS - ARAUCÁRIA - 26/07/2014

Há mais ou menos 2 meses a Thaty me ligou no meio de um dia de trabalho para perguntar uma coisa: “Amor, você me ajuda a organizar uma corrida?”. Não consegui disfarçar minha surpresa ao ouvir essa proposta. Era algo que eu já estava planejando fazer, mas mesmo assim veio muito rápido. Mas obviamente aceitei com prazer, medo e uma boa dose se ansiedade. A proposta era fazer, durante a SEMANA DE PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS da Prefeitura de Araucária, uma corrida, totalmente gratuita, com saída e chegada no Parque Cachoeira. A idéia veio pra própria Thaty em uma reunião entre representantes de várias secretarias em Araucária.
Sem demora começamos a correr atrás de tudo o que precisávamos. E a lista era imensa! Camisetas, medalhas, inscrições, troféus, staffs, hidratação, segurança, e mais um número imenso de questões. Convidamos Claudio para ajudar voluntariamente, com toda a experiência que ele tem em organização de logísticas e os contatos fortes que ele conquistou nesses anos de corrida. E é lógico que ele aceitou na hora!
Lançamos as inscrições, divulgamos nas redes sociais e, para nossa surpresa em menos de 48 horas mais de 400 corredores já estavam inscritos! Já sabendo que a corrida realmente aconteceria, fomos visitar o Gilberto, organizador de várias corridas em nossa região, entre elas o Circuito da Lua Cheia. Creio que foi a melhor coisa que fizemos em todo esse tempo. Já admirava o cara antes disso, mas ao visitar sua casa, ouvi-lo falar sobre o negócio de organização de corridas e receber apoio incondicional da parte dele passei a vê-lo com outros olhos. A participação do Gilberto junto à nossa equipe com certeza absoluta foi vital para o sucesso dessa corrida. Sem sua ajuda, com informações, com equipamento e com participação efetiva em todas os momentos, não faríamos nem metade do que fizemos.
Faltaria espaço nos servidores da internet para explicar em palavras o que foi toda a correria para conseguir cada item da corrida. Ora eram as camisetas que enroscavam e precisávamos resolver, ora eram as medalhas, ora o percurso não estava de acordo, ora faltava dinheiro para comprar água. Enfim, não foi nada fácil. A Thaty que o diga, pois viveu muito mais de perto a loucura desses dias do que eu.
Uma semana antes da corrida fomos correr no percurso da corrida. E descobrimos que ela seria bem forte, estilo tobogã, com subidas e descidas constantes. Mais que isso, descobrimos que precisaríamos de mais de 60 pessoas para fechar as ruas pelas quais a corrida passaria e garantir a segurança dos atletas. Então fomos atrás de nossa família, afinal é para isso que a família serve! E não foi surpresa alguma quando mais de 30 jacarés se dispuseram a ajudar, alguns inclusive que estavam inscritos para correr, mas abriram mão desse direito pelo prazer de contribuir. Porém os 30 não seriam suficientes, e o bom Deus enviou o pessoal da Casa de Recuperação Amor Ágape, para treinar conosco. Animados com os treinos os meninos também aceitaram o convite para ajudar na corrida. Ainda assim precisávamos de mais gente, e então fui atrás do pessoal da Igreja Bola de Neve de Araucária, que fica no trajeto da corrida. Frequentei por algum tempo essa igreja e, pelo que conheço do pessoal de lá, tinha certeza absoluta que adorariam trabalhar em um evento como esse. E não deu outra! Mais de 20 jovens se disponibilizaram a fechar as esquinas ao redor de sua igreja e cuidar de um ponto de hidratação, cheios de alegria e animação.
E foi o que vimos no grande dia da corrida. Depois de todo o trabalho árduo que tivemos, alguns já na sexta, e outros no sábado desde as 4 da manhã, montando kits, levantando estruturas e deixando o parque pronto para receber nossos convidados, chegou a hora! Início da distribuição dos kits, onde fantásticas meninas fizeram tudo de forma perfeita. Alguns problemas com nomes e números de atletas foram resolvidos tão rapidamente e com tanta elegância e bom humor que nem podem ser chamados de problemas. Por falta de opção tive que ficar com o microfone na mão e passar quase a manhã toda divulgando patrocinadores, organizadores, apoiadores e todas as informações sobre a corrida. E ainda sobrevivi! As 7h30 duas vans saíram do parque para distribuir os staffs pelo trajeto, 3 equipes sob coordenação do Junior, do Claudio e do Fabiano. Minutos antes da largada meu celular não parava de tocar. Eram dúvidas sobre o percurso, esquinas que não estavam cobertas por ninguém, água que não tinha chegado ao ponto de hidratação, placas de quilometragem que ainda não estavam no lugar..... Tive que segurar a largada por intermináveis 4 minutos! Até que todos os responsáveis pelos setores me deram seu OK. 
Contagem regressiva, largada, e mais de 400 corredores contornando a pista de atletismo do parque e saindo pelo portão dos fundos. Agora eles estariam por conta da equipe das ruas. Apreensivo, tive 18 minutos de calmaria, onde finalmente pude respirar. Mas passaram voando, e logo o primeiro colocado dos 5km já estava chegando, e em seguida os demais. Com 34 minutos o primeiro dos 10km, seguido por todos os demais. Equipe de distribuição de kits mais uma vez trabalhando com excelência, sem permitir formação de filas nem confusões. Antes mesmo do último atleta cruzar a linha eu já estava com a classificação final da prova em mãos, graças ao excelente trabalho do Edson e da equipe Assessocor. Sem demora iniciamos a premiação e o sorteio dos vários prêmios oferecidos pelos patrocinadores. Enquanto eu premiava, aplaudia e presenteava os corredores nossa maravilhosa equipe trabalhava para desmontar tudo, limpar a sujeira e arrumar a bagunça. Ao fim de tudo restou muito pouco trabalho a fazer e muitas alegrias a comemorar. Era hora de voltar para casa.
Cansado, mas completamente realizado, após o almoço sentei em frente ao computador para postar as fotos da prova. E qual foi a minha surpresa ao abrir o facebook e encontrar dezenas de depoimentos de corredores parabenizando a organização da corrida, agradecendo pelo trabalho, comparando a grandes corridas da região e solicitando que façamos novas corridas nesse estilo. Missão cumprida! Felicidade completa! E graças a todos vocês que estão lendo esse texto e a muitos outros que talvez nem tenham acesso a ele. Vocês são demais! Obrigado a cada um e parabéns a todos nós!!!


Samuel Silva  

4 comentários:

  1. Parabéns a todos mais uma vez pela garra e determinação, com que todos foram fundamental para que toda esta festa descrita no texto conforme narrou o SAMUEL. Realmente para quem não esteve presente no evento imagina tudo os acontecimentos, já para que participou tanto correndo como colaborando com muita alegria mais uma vez vai recordar dos momentos qual cada um passou, subindo descendo, correndo, servindo água, indicando caminho, incentivando a todos atletas, e por aí vai... Simplesmente FANTÁSTICO DEMAIS, SHOW, SHOW, SHOW..............
    Mais uma vez PARABÉNS A TODOS.
    Um Abraço.
    Sassá.

    ResponderExcluir
  2. Foi uma corrida perfeita! Muito bem organizada e agradável de participar. O staff está de parabéns e agradeço imensamente a oportunidade de participar deste evento.

    ResponderExcluir
  3. Um SHOW de evento, sem duvida nenhuma. A FAMILIA JACARÉ DE CONGA fez parte deste extraordinario evento dentro e fora das pistas, demonstrando a grande união e solidariedade de TODOS.
    Uma corrida praticamente perfeita, tudo dentro do cronograma.
    VALEUUUUUUUU a experiencia, valeu ver a surpresa daqueles que sempre nos veem correndo, trabalhando como staffs.......foi realmente recompensador. Os jovens da ÀGAPE vieram a somar conosco, assim como o pessoal da Bola de Neve.
    Tudo muito bem realizado.
    Que DEUS recompense a todos.
    VALEUUUUUUUUUUUUUUUU
    Claudio L Guras

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a todos, sem excessão foi simplesmente uma prova perfeita!!!!
    Sem nenhum ponto negativo de se ressaltar, como disse o grande Sássa,
    Deram SHOW, SHOW,SHOW, parabéns a todos os envolvidos a prova e aos que correrram!!!
    Abçs Wagner XEXA

    ResponderExcluir