XXII SUPERMARATONA 50 KM - RIO GRANDE - RS - 15/03/2015

Em primeiro lugar agradeço a Deus por mais esta conquista . Com sinceridade correr esta Ultra Maratona nunca tinha passado por minha cabeça, ou melhor eu nem sonhava quanto a hipótese de um dia ir correr este desafio . Em uma conversa formal com um casal de amigos  Marcelo Barbosa e Claudinha Ilha, Gauchos que moram em Porto alegre . Os mesmos me convidaram a ir participar desta Ultra Maratona , uma maratona muito bem organizada face ao numero elevado de atletas pertencentes a elite , e pela premiação ser em dinheiro para os primeiros lugares na geral . Desde o ano passado eu já estava estudando a logística para poder honrar minha palavra com os amigos ,tendo em vista que prometi que iria la enfrentar este desafio. O principal obstaculo para participar desta corrida é como chegar la na cidade . São só duas opções a primeira pegar um onibus aqui em Curitiba destino a Cidade De Rio Grande , uma  viagem que se torna longa demais pois são 17:00 horas de viagem . A segunda alternativa é pegar um voo até Porto Alegre e de la pegar um ônibus com mais 05:00 horas de viagem . Mesmo sendo a mais cançativa optei em ir de onibus saindo direto daqui , menos transtornos . Em Dezembro quando estava em São Paulo para participar da corrida de São Silvestre por coincidência encontrei o Sr. Luis Silva que estava hospedado no mesmo hotel em que eu estava . Quando corredores se encontram quem não gosta de corridas , que saia de perto pois o assunto é só sobre corridas . No meio da conversa eu falei para ele que iria correr a Ultra Maratona De Rio Grande , porem estava com um sério problema por causa da viagem . Ele com aquela calma peculiar dele me falou que corre está Ultra Maratona há 10 anos seguidos . Rsss . E que eu ficasse tranquilo que ele tinha uns contato em Porto Alegre , e que este contato dele transporta atletas para a corrida de Rio Grande . Nossa que alivio ele também me falou que eu comprasse as passagens de avião , fato este que conseguimos comprar as passagens nos mesmos avião ida e volta . Finalmente chegou o dia da viagem chegamos em Porto Alegre as 08:30 graças a Deus em um voo tranquilo , esperamos uns 10 minutos e chegou a condução cheia de atletas que nos levariam-nos até Rio Grande . De imediato fui tomado por uma sensação familiar , foi como se já conhecesse aquelas pessoas a muito tempo . Nossa como é bom você está com pessoas que gostam de fazer a mesma coisa que a gente . Entramos na condução e seguimos viagem , confesso que o bate papo entre todos nós estava tão descontraído que nem sentimos a viagem de 05:00 horas até Rio Grande . Chegamos ao destino por volta das 14:00 horas , e fomos direto pegarmos o Kit . No local da retirada dos Kits tem um Restaurante com opções de preços , resolvemos então almoçar primeiro e após retirar os Kits . Uma refeição muito bem feita , saborosa e a vontade de acordo com a opção de cada um .  almoçamos pegamos o Kit e fomos para o hotel , do local da retirada dos Kits até o hotel são aproximadamente 23 Km . Chegamos ao hotel foi feito a distribuição do atletas nos quartos seguindo a reserva que já tinha cido feita pelo Sr. Marcelo Utzig responsável pelo transporte dos atletas . O Sr. Marcelo me perguntou se havia algum problema em ficar num quarto para tês pessoas , falei que não tinha problema nenhum tendo em vista que todos nós só queríamos descansar . Ainda tínhamos tempo para dar umas voltinhas nas imediações do hotel , ver o local da largada e chegada da Ultra Maratona e também uma olhadinha na praia . Se temos a informação de que a praia de Cassino é a maior praia do mundo , então se torna quase uma obrigação você ir conhece-la . Até mesmo porque só Deus sabe se voltarei a pisar naquela praia . Após este passeio voltei ao hotel eu fui encontrar o casal de amigos Marcelo Barbosa e Claudinha Ilha tendo em vista que os mesmos também estavam hospedados no hotel . Como sempre o assunto não podia ser outro  conversamos sobre futuras Ultras Maratonas a participarmos , eles me levaram novamente para um passeio na praia  e ai voltamos para o hotel . Nos despedimos e eu fui para meu quarto arrumar os detalhes para ao amanhece ficasse mais facil . Como não sou de fazer refeição a noite , fiquei conversndo com o Sr. Luiz até as 21:30 e resolvi dormir sendo que este é meu horário de dormir  entre 21:30 e 22:00 horas . As 03:45 acordei como sempre o faço , resolvi ficar deitado sem fazer barulho em respeito aos meus dois companheiros de quarto . Aproveitei este tempo para refletir sobre a corrida , quando fui surpreendido por um pensamento preocupante . Analisando meus históricos de Ultras Maratonas cheguei a triste conclusão de que não concluiria a corrida no tempo estipulado . Sou um atleta experiente sei dos meus limites , aliais sei tudo sobre minha pessoa quando se trata de Maratonas e Ultras Maratonas . Quando meus amigos de quarto acordaram eu falei para eles sobre o que tinha descoberto . Porem uma coisa eu tinha certeza não iria deixar de participar só porque não iria concluir a corrida no tempo estipulado . O Tempo de corrida pelo regulamento seria 06:30 particularmente achei um tempo curto , tendo em vista que uma maratona o tempo geralmente é 06:00 horas . E neste caso uma Ultra Maratona com mais 08 Km , eles davam só 30 minutos a mais . Também falei com o casal de amigos Marcelo e Claudinha sobre minha preocupação . As 05:20 da manhã conversei via torpedos com a Jovem Senhora Adriana Alves , sobre o que estava me deixando receoso . A Adriana como sempre me deu a maior força ,falou não esquenta vai dar tudo certo . Agradeci o apoio e desejei a ela uma ótima corrida , pois a mesma logo iria participar da Meia Maratona De São José Dos Pinhais , PR . Corrida está que a equipe em que faço parte estaria em massa participando , e eu só não estaria presente porque há muito tempo de antecedência já tinha decidido em participar da Ultra De Rio Grande . Exatamente as 07:00 horas foi dado a largada , cada um dos participantes correndo por seus objetivos , no meu caso já era correr simplesmente por estar ali . Confesso já chateado porque as chances de não trazer nem a medalha de participação eram enormes . Eu ainda tinha uma carta na manga como haviam me informado que a corrida seria em um local totalmente plano , pela minha analise ainda tinha chances de concluir ela no tempo estipulado . Soma daqui tira dali , pensei se a Ultra é realmente fácil da pra fechar no sufoco mas da . Meu recorde em Maratonas é na Maratona de Curitiba 04:45 minutos , em Maratonas difíceis meu tempo sempre oscila entre 05:00 horas e 05:20 minutos . Pensei se eu concluir os 42 Km em no máximo 05:20 minutos ainda terei 01:10 minutos para fechar os últimos 08 Km . Pensar é uma coisa , por em pratica o que pensou é outra coisa , e conseguir que as coisas saiam perfeitamente como pensamos é outra coisa . Mais uma vez fui surpreendido quando a corrida se iniciou eu sempre concentrado porem atento as dificuldades da corrida . Antes de terminar o primeiro Km já percebi que a topografia do terreno era uma subida , aquela subida bem discreta mas com certeza absoluta é uma subida . No meu caso nem que fosse descida eu mudaria meu ritmo de correr , já tenho meu ritmo e sei tudo sobre meu corpo principalmente no que se refere a desgaste fisico . Falo por min em hipótese alguma falo aqui em nome de outras pessoas . Concentrado observo os corredores a minha frente no Km 13 já tinha atletas andando , eu pensei meu Deus ainda é muito cedo para andar . Não importa quem seja se você está participando de uma corrida de 50 Km e com 13 Km já está andando , sem chances a hipotece de você concluir uma corrida desta é zero . Meus planos era de correr no minimo até o Km 30 sem andar, este plano era visando concluir a corrida e trazer ao menos minha medalha de participação . No Km 18 eu entrei no time dos que já estavam andando, respirei olhei o relógio e mesmo com está parada fora dos planos eu estava bem . Eu deveria está no Km 21 com 02:30 minutos no máximo 02:35 minutos , cheguei no Km 21 dentro do previsto . Há um detalhe vocês lembram daquela subidinha discreta que falei no inicio ? A mesma foi continua até o Km 21 , pensei acho que esta subidinha vai até o Km 25 ai ela vai terminar . Se a corrida é no sentido do ponteiro dos relógios , então os outros 25 Km seriam no plano . Cheguei no referido Km 25 bom já estou na metade da corrida tudo dentro do previsto . Cheguei no Km 30 uma olhada no relógio rigorosamente dentro do prazo 03:50 minutos , pensei bom aqui seria o horário de administrar a corrida só que eu já não tinha mais muito gás para administrar . Cheguei no Km 39 tinha informações que do Km 34 ao 43 era a parte mais complicada da corrida . Como de fato foi meu Deus por se tratar de uma imensa reta tinha momentos que o pensamento inclinava para o lado da desistência . Uma reta de 09 Km com um sol terrivel cozinhando os miolos , e o pior ali você podia ver e ter certeza que de plana esta corrida não tem nada . Era visivel a leve e discreta subida que faz parte da corrida . Para se ter uma ideia quando vinha um carro na direção oposta dos atletas , numa certa distancia dava para ver a parte de baicho do carro . Não entendo muito de topografia mas quando nos encontramos em um local plano , qualquer coisa que esteja na sua frente deve ser vista no mesmo nivel que voce se encontra . Também tinha o detalhe dos atletas que estavam la na frente ,você os via longe la no alto. Cheguei no Km 42 com 05:20 que espetáculo rigorosamente dentro do prazo de uma maratona difícil . Só que tem um detalhe dependendo as condições que eu chego aos 42 Km estou literalmente morto , e de fato eu estava morto . Sabendo eu que ainda tinha 01 Km para chegar na praia , queria chegar logo na praia . Porque  ali eu tinha certeza absoluta de que a topografia era plana . Pensei meu objetivo é chegar vou continuar desistir nunca se Deus quiser . Se eu já sabia antes de começar a corrida que não fecharia no tempo estipulado e estava ali morto mas dentro do meu tempo , o que é importante no tempo do meu corpo . É este tempo que me importa , é este tempo que eu respeito , é este tempo que eu valorizo . Não faço loucuras em primeiro lugar corro porque me amo , corro pela minha saúde . Cheguei na praia deixei para traz os 43 Km de uma subida leve discreta , porem uma verdadeira armadilha para quem não a respeita . Batizei esta subidinha leve e discreta de engana BOBOS . Na praia muitas pessoas tomando banho , pescando e até fazendo churrascos . Um momento magico da corrida muitas das pessoas na praia incentivando os atletas com palavras de vamos la , não desistam , faltam só tantos Kms estes momentos ficaram para sempre em minha mente e no meu coração . Com muito esforço fui lentamente vencendo cada Km , no Km 46 para complicar as coisas minha querida e inestimada amiga veio ao meu encontro . ´Só faltou ela me falar você pensa que vai terminar a corrida sem mim? De quem vocês pensam que estou falando ? A câimbra ,  tive que parar la se foi 05 preciosos minutos tudo bem elas ja me são familiares . Como diz o ditado capengando segui meu objetivo  em busca da minha vitória pessoal , porque pra mim o meu objetivo era terminar a corrida . Finalmente os 500 metros que me separavam da chegada , este é mais um momento magico que guardarei no coração . A Claudinha Ilha esposa do meu amigo Marcelo veio ao meu encontro e cruzamos a linha de chegada de mãos dadas . Para coroar a minha persistência , a garra e a determinação ainda fui agraciado com a grata surpresa de que os organizadores tinham prorrogado o prazo para conclusão da corrida . Tendo em vista que havia um grande numero de atletas ainda a concluírem a mesma . O desistir nunca me deu um 4°  lugar na categoria , juntamente com um belo troféu e uma linda medalha . Meus parabens a organização vocês foram perfeitos em tudo na minha visaõ . Um detalhe que faço questão de mencionar uma corrida com 07:00 horas de duração , com um calor intenso . Em momento algum faltou agua , ou eu pequei um copo de agua para beber que não estivesse super gelada . Agradeço igualmente a todos os atletas que participaram desta Ultra Maratona e igualmente a seus familiares que estavam presentes .  Finalizando novamente agradeço a DEUS por ter preparado para minha pessoa mais este momento lindo em minha vida material . E também pelas pessoas maravilhosas que ele tem colocado em minha vida depois que comecei a participar de corridas .
Observações : Conversando depois com alguns atletas sobre minha observação de que a corrida não é plana como haviam dito . Os mesmos me informaram que na cultura deles o termo plano é quando não tem subidas e descidas . O Sr. Luiz Ultra Maratonista mencionado nesta narrativa falou que após eu ter dado a minha opinião sobre a subida constante da corrida , ele também chegou a conclusão de que eu estou certo . Sempre procuro passar aos leitores minha opinião isenta de qualquer sensacionalismo , tendo em vista que isto pode se tornar uma fonte de orientação para quem for participar desta Ultra Maratona .