19-06-2011

Meia Maratona de Florianópolis

Chegou mais um fim de semana. Chegou mais um evento para participarmos.

Este evento estava a muito tempo sendo esperado, com muitos contando os dias para que o mesmo chegasse.
E enfim chegou.
Quanto tempo de conversa, de especulação, de pré-cadastro, de confirmações, de JACARÉS apressados fazendo a inscrição, outros só decidindo em cima da hora.  Pesquisas de preços de hotéis, deslocamentos e tudo mais.
A maior ansiedade para alguns, era sem dúvida o fato de desafiar pela primeira vez um percurso de 21 km oficialmente.
Alguns já tinham enfrentado 15 km do CORRITÁLIA a alguns dias atrás e como sempre tinham tirado de "letra".
Preparações, conversas, planejamentos e no sábado pela manhã já o pessoal se reunindo para a viagem. Dias antes, alguns confirmando presença e outros até surpreendendo quando me informaram que além de estarem inscritos ainda ficariam no mesmo hotel onde a maioria iria ficar. 
Chegando um, chegando outro, dividindo as pessoas nos carros, combinando de ser efetuado  uma parada em JOINVILLE para o café, tudo  sem pressa, tudo muito tranquilamente planejado.
Já na manhã de sábado, uma grande e GRATIFICANTE surpresa ao ver a Lucia chegando juntamente com o Marcelo. A Lucia que iria nos acompanhar o ano passado até São Paulo para fazer parte da equipe na corrida AYRTON SENNA e devido a sua premiação no circuito SESI de 2010, ela ganhou o direito de ir correr na PAMPULHA e era na mesma data de SP. Lucia, que até "então" vinha se esquivando da participação pela equipe.
Em Joinville, tive outra grande surpresa ao ver juntar-se ao BANDO um casal de amigos da Luisa, o ZÉ e a Regina, que uma semana antes estavam comigo e a Luisa no boteco da Célia e ficaram sabendo que iriamos para Floripa, e resolveram nos acompanhar, também ficando no mesmo hotel da maioria.
Aquele café bem aproveitado, continuamos nossa viagem, ai já acertado de que iriamos direto ao hotel onde estavam sendo entregues os kits, uma vez que o transito na BR estava tranquilo e pelo horário de chegada em Floripa ainda não poderíamos nos hospedar no hotel.
Retiramos os kits dos inscritos pela EQUIPE e alguns dos que se inscreverem independentemente. 
Ai resolvemos que iriamos ir almoçar e acatando uma sugestão do casal ZÉ e Regina, todos de comum acordo resolveram aceitar. O Zé e a Regina passaram a ser nossos guias, nos levando a Lagoa da Conceição em um mirante, depois outro e pelo caminho fomos passando por alguns dos pontos de transição do Mountain Do do Costão, como Praia Mole, Projeto Tamar e Praia do Moçambique. Em um dos mirantes, Marcelo,Luciana, Dani e Michele encontraram a tal "DEVASSA" que tanto sucesso fez em SP, e não se fizerem de tímidos não, já se deliciando com a tal.
Entrei em contato com a Rosana e o Robson para saber se iriam nos encontrar para o almoço, mas os mesmos estavam chegando no centro de Floripa, se estabelecendo e informaram que iriam almoçar no centro mesmo.
Seguindo de guia o casal Zé e Regina passou pelos Ingleses bem do lado da Pousada do Leão e em sentido de retorno ao centro entrou para Bom Jesus onde chegamos no restaurante "BOKA'S", eu acho que é assim que estava escrito.
Um almoço delicioso, com muito camarão, peixe e saladas, e para uma turma que havia se alimentado as 09.00hs da manhã, chegar ao restaurante as 13.30 hs., aja comida. 
Quando resolvemos nos retirar do restaurante, ao querermos efetuar o pagamento, mais uma grande surpresa quando soubemos que o almoço estava totalmente pago pelo casal Zé e Regina que não quiseram em hipótese alguma que os ressarcissemos.
QUE DEUS LHES DE EM DOBRO.
Do restaurante, resolvemos ir ver o local da largada, o que para não faltar em uma viagem dos JACARÉS, estávamos mais perdidos do que nunca, pois além de pedirmos informações e até seguirmos as faixas indicativas, não encontramos o local da largada, nem com o mapa que o Rubens tinha impresso pelo site da corrida. Procura daqui e dali, entramos contramão em uma rua, paramos os carros e fomos caminhar até a beira mar do continente para verificar se enxergaríamos alguma coisa, fato este que felizmente aconteceu.
Nos dirigimos até o local da largada, encontramos o Anderson e o José Mendes, passamos os kits para eles, mais algumas fotos e até que enfim iríamos para o hotel.  O Rubens resolveu acionar o seu GPS fazendo o percurso do local da largada até o hotel onde ficaria a maioria, a Dani iria com o seu pessoal para o hotel da ilha e combinamos o local do encontro e a hora para o dia seguinte.
Eis que para variar o Rubens erra o caminho, não se acertando com o tal do GPS, e acabamos dando umas voltas a mais para chegarmos ao hotel.
Chegando ao hotel, outra grande surpresa, quando ao descer do carro, está também chegando o casal Michael e Elisangela, (para quem não conhece, a Elis é uma das corredoras amigas do JACA ELCIO) e também chegando de Joinville o Zanini. Nem combinando, acho que isto iria acontecer como aconteceu.
Divisões dos quartos acertadas, com algumas restrições e receios, onde ZANINI e MARCELO iriam compartilhar o quarto, e eu ali quase sendo linchado pelos dois...mais JACARÉ com JACARÉ é briga forte e o bom senso e o bom humor reinou (só que estou jurado pelos dois).
Também chegava ao hotel nessa hora o Carlos, a Maria Helena, o Pedro e seu amigo.
Depois de nos instalarmos, combinarmos o horário para o café da manhã e da saída do hotel para a corrida, alguns se recolheram já em repouso para o grande evento e outros foram até o shopping ao lado do hotel para passear, lanchar e até comprarem lembranças.
As 05.30 da manhã de domingo, no restaurante do hotel, além dos JACARÉS, vários outros atletas que iriam participar da corrida, sendo alguns até conhecidos nossos de São José dos Pinhais, chegava o dia tão esperado, ansiedade, pensamentos, tensão, apreensão.
Fomos nos reunindo pouco a pouco, chegando também ao hotel para juntar-se ao bando o Sergio e a Iasnay.
Nos dirigimos ao local da largada, onde até conseguimos deixar nossos carros próximo da largada. Chegando ao local combinado para nos encontrarmos, logo foi chegando a Dani com seu pessoal, Robson e Rosna, e a Gislaine com seu filho Junior que se deslocaram até Floripa de ônibus.
Fotos, conversas, risos, descontração (se era possível), e então o Junior e a Bia foram eleitos nossos "porta trecos", para cuidarem de alguns pertences.
Aos poucos o POVO foi chegando e virou aquela MULTIDÃO, 6.000 inscritos e mais os penetras, gente para todos os lados. 
5 KM .....10 KM............21 KM..............todos para largarem juntos e ao mesmo tempo. 
A multidão a postos, quem tinha se preparado tinha, quem não tinha, não tinha tempo para mais nada. Um helicóptero sobrevoando a área de aglomeração do povo, o povo erguendo os braços e ai veio o aviso que a largada iria atrasar alguns poucos minutos, para deixar mais apreensivo e inquieto o publico.
É dada a largada....beira mar do continente, uma pista nova, sem movimento, totalmente dos corredores, pessoas em toda a largura da pista e pela calçada, logo passamos por baixo da ponte Hercílio Luz, e uma pequena subida pela frente, atravessamos para o outro lado da rodovia que dá acesso a ilha, fazendo o retorno para subir na ponte que iria nos levar a ilha, em uma das curvas antes de subirmos a ponte já havia o retorno para o pessoal dos 5 km, onde alguns já não mais estariam presentes com a grande maioria, subindo estávamos entrando na ponte, onde das 4 faixas dos veiculos, duas totalmente dos corredores. Para tornar ainda mais bonita a prova DEUS presenteava os corredores com uma bela manhã, limpa, agradável para que todos os corredores apreciassem o quanto é linda Florianópolis. Descendo a ponte o percurso dos corredores era no mesmo sentido de quem esta de carro em direção ao litoral norte da ilha. Entravamos na beira mar da ilha, onde logo os que estavam participando do percurso de 10 km tinham que fazer o retorno e dai para frente era só para quem enfrentaria os 21 km. Deste ponto em diante o pensamento de cada um tinha que ser um só, EU VOU CONSEGUIR, pois neste ponto onde o pessoal dos 10 km fazia o retorno, já dava para calcular que para quem ia para os 21 km, tinha pela frente mais 5,5 km. que é onde iria fazer o retorno, ter mais 5,5 km de volta até este ponto onde o pessoal dos 10 km fazia o retorno e depois ter mais 5 km para chegar.
O Zanini tinha feito inscrição para 10 km, mas sinceramente, de tanto só ouvir que os JACARÉS iriam "peitar" os 21 km, ele não quis ficar para tras e foi em frente, encarando o desafio.
A Luciana que foi sem fazer inscrição, iria fazer os 21 km, pegou o chip da Célia, mas não se rendeu não, continuou firme no seu objetivo.
Do ponto onde o pessoal dos 10 km fazia o retorno, nós dos 21 km continuávamos a frente, entrando em plena beira mar da ilha que tinha o transito no sentido litoral norte - centro totalmente fechado, deixando muito espaço para os corredores e muita segurança permitindo a apreciar um visual lindo. A medida que a quilometragem do percurso aumentava e o horário ia passando, percebia-se os adeptos de caminhadas e aqueles corredores de parques e ruas pela beira mar. Também a medida que os quilômetros aumentavam, para quem ainda ia sentido litoral norte, já encontrava os mais rápidos retornando. Fazer a volta para retornar entre o quilometro 10 e 11 era algo gostoso porque ao fazer a volta se via quantos e quantos ainda estavam no sentido da ida. Assim como encontrávamos JACARÉS quando íamos, também encontramos JACARÉS quando estávamos retornando.
Os quilômetros aumentavam, as placas de marcação pareciam cada vez mais distantes, em alguns pontos no retorno para o centro de Floripa, havia uma inspiração deliciosa quando se passava por alguns grupos de pessoas que assistiam a passagem dos corredores e não paravam de aplaudir. 
 a alguns dias atrás onde o percurso foi de 15 km era o inicio da SUPERAÇÃO pessoal em direção aos 21 km. Quando chegou em um ponto,na placa dos 15 km, onde se avistava a ponte Hercílio Luz, havia um certo alivio, porque para quem guardou bem o percurso na ida, sabia que já não faltava tantos quilômetros assim e que para quem participou do evento Corritália.
Da mesma maneira que na ida, a volta foi no mesmo percurso que um carro faz para atravessar a ponte e chegar ao continente.
Uma curva aqui, outra ali e já se via os corredores mais a frente passando por cima, onde eu já pensava que era a ponte e quando fui subindo para ter acesso percebi que era um viaduto antes da ponte e que ainda teria a subida da ponte. Ao passar por cima do viaduto via-se os que estavam abaixo atrás de nós e não eram poucos. Desce o viaduto e vem a subida da ponte, a subida mais longa do percurso, porém não era a ultima. Nesta altura aparece a placa de 18, voce em plena ponte retornando ao continente tendo novamente duas faixas totalmente a sua disposição, aquele visual do mar maravilhoso, um navio pirata ancorado bem exposto ao publico.
Começando a descer a ponte sabendo que faltavam menos de tres quilometros para a sua VITÓRIA, entrando a direita encontrando a placa de 19 km, que muitos viram a mesma quando se iniciava a prova, pois era o ponto dos 2 km quando da saida da multidão.
Vem pela frente a ultima subida, não tão longa, mas muito cansativa para quem já tinha percorrido nesse momento 19 km, voce superou tudo até ali e não era essa subida que iria fazer pensar em mudar o ritmo.
Vencida a subida vem uma curva a direita e voce enxerga a beira mar do continente que te levaria ao portal de chegada, voce entra na beira mar, visualiza lá longe o portal e não tem nada que faça voce desistir, vem a placa dos 20 km, muitos já andando com a medalha no peito, muitos já retornando para seus lares e voce vem na reta final, tendo a beira mar todinha para voce, um ultrapassa voce aqui, outro ultrapassa voce ali, mas não havia nada nessa hora, nesses ultimos metros que tirasse a alegria, a superação, a coragem, a força fisica, a força mental e a determinação de chegar ao portal com um sorriso no rosto, com a respiração ofegante, com a satisfação de voce superar e vencer a voce mesmo. Cruzar a linha de chegada, foi cruzar mais um limite, passar mais uma fase, provar a voce mesmo que ninguém fará MELHOR do que voce mesmo, ninguém irá fazer por voce aquilo que voce pode fazer com muita garra e vontade.
Cruzar a linha de chegada, ser recebido pelos demais da EQUIPE que já tinham chego, esperar aqueles que estavam por chegar fechava de maneira brilhante uma participação maciça de um grupo de AMIGOS FANTÁSTICOS.
Foi uma data que jamais será esquecida, um dia que não sairá de nossas memórias, mais uma vez vivenciamos momentos que não serão esquecidos. 
Correr no AUTODROMO DE INTERLAGOS em dezembro do ano passado está mutio vivo na minha memória e não sairá jamais, pois para um admirador do AYRTON SENNA como eu sempre fui e sou, correr em INTERLAGOS não tem semelhança igual.  Correr em FLORIANÓPOLIS é algo até fácil de voce fazer, pois existem várias corridas na cidade durante o ano, mas voce ir fazer sua primeira prova de 21 km percorrendo o trajeto que foi percorrido,isso também jamais será esquecido.
Depois de todos estarem com suas medalhas, se recuperarem um pouco do esforço VITORIOSO, mais fotos, muitos sorrisos, alguns foram para lá, outros para cá, um excelente e gostoso banho no hotel, ainda a maioria do pessoal combina para um almoço delicioso no SINUELO e depois o retorno para casa, com a proteção DIVINA que fez com que tudo fosse maravilhoso e todos retornassem aos seus lares seguros.



Não citei nomes  referente a desempenhos na corrida neste texto, porque seria uma INJUSTIÇA falar isto ou aquilo deste ou daquele, pois para mim, cada um de voces é um VERDADEIRO VENCEDOR, SÃO PESSOAS DETERMINADAS, QUE COLOCAM OBJETIVOS A SEREM NÃO ALCANÇADOS, MAS SIM SUPERADOS E OS SUPERAM BRILHANTEMENTE.
TUDO O QUE VOCES ME PROPORCIONARAM NESTE FIM DE SEMANA, NÃO FOI MAIS UM SIMPLES FIM DE SEMANA, MAS FOI MAIS UM FIM DE SEMANA MEMORÁVEL.
PESSOAS MARAVILHOSAS, ALEGRES, CONFIANTES, PARCEIRAS. 
QUE FELICIDADE CONHECER E CONVIVER COM VOCES.
QUE DEUS OS ILUMINEM SEMPRE, OS PROTEJAM EM CADA PASSO QUE DEREM, EM CADA ATITUDE QUE TOMAREM.
QUE VOCES NUNCA DEIXEM ESTES MOMENTOS ESQUECIDOS EM UM CANTO, PORQUE SÃO ESSES MOMENTOS QUE FAZEM TUDO ISSO VALER A PENA.



Peço desculpas por qualquer coisa que eu tenha desagradado a alguem em algum momento.
Agradeço mais uma vez ao casal Zé e Regina pela companhia, compreensão e pelo presente que nos deram no sábado.
Agradeço a Maria Helena por ter emprestado seu nome quando efetuei as reservas do hotel com o preço promocional.
Agradeço a Danielli que se esforçou nas reservas do hotel, porém, por questões de valores, acabei optando por outro hotel, mas foi graças a ela que fiquei sabendo da promoção.
Agradeço ao Rubens por ter sido parceiro nas divisões dos caroneiros nesta viagem.
Agradeço a LUISA por estar presente, me apoiar e ser a MULHER que é.
Agradeço a DEUS pela familia que tenho e que hoje é enorme, pois considero voces todos parte da minha familia.



A todos que me acompanharam desde as 07.00 hs do sabado até as 16.30hs do domingo quando do nosso retorno, a aqueles que se juntaram a nós no sabado e depois no domingo, meu muito obrigado pela companhia e companheirismo.



SENSACIONAL PARTICIPAÇÃO DE TODOS.
PARABÉNS A TODOS.



VENCEDOR É AQUELE QUE CONCLUI O QUE SE PROPOS A FAZER.



QUE VENHA A MEIA MARATONA DE CURITIBA.



Abraços
Claudio

Um comentário:

  1. Parabéns a todos que foram a Floripa e passearam, divertiram, comeram, correram, caminharam...
    É saudável, revigorante, estimulante compartilhar bons momentos da vida na agradável companhia de amigos, parentes e companheiros de luta!!!

    ResponderExcluir