05/05/2012

MOUNTAIN DO - CANELA RS
Foi realizado neste sábado dia 05 em CANELA no RS, a primeira prova de MOUNTAIN DO do estado.

Para aqueles que já tiveram a oportunidade de participar de um dos eventos Mountain Do, sabe do alto nível de dificuldade nas provas que são realizadas, principalmente nas provas individuais com trajeto de 18 km.
A primeira surpresa foi a temperatura na região, onde na sexta feira a tarde saindo de Curitiba,  com frio e baixa temperatura, chegando as 17.00 horas em Porto Alegre o dia estava com um sol maravilhoso e uma temperatura de 27º, o que já era um sinal de que a corrida seria mais difícil do que se imaginava.
A entrega dos kit´s, assim como a premiação dos vencedores foi na praça central ao lado da CASA DE PEDRA.
A largada e chegada era no Parque CARACOL, a maior atração turística de CANELA, cidade que possui vários pontos turísticos.
O horario da largada era 14:50h para os 18 km e para os 4,5 km, e as 15.00 h para os 9,5 km.
Presença do prefeito de Canela, assim como também da vice prefeita que participou do evento nos 4,5 km.
Apresentação de fanfarra  de duas escolas da cidade momentos antes da largada.
Acesso ao Parque do CARACOL gratuita para os atletas inscritos no evento.
Na entrega dos troféus, a noite, no centro da cidade, após o término da premiação houve um GRANDE SHOW DE FOGOS DE ARTIFICIO.
Estavam presentes no evento atletas do RS, PR, SC, SP, PE, AC e MG.
Nos trajetos de 4,5 km e 9,5 km havia premiação apenas para os cinco primeiros colocados, geral masculino e feminino.
No trajeto de 18 km, premiação para os três primeiros lugares geral feminino e masculino e para os três primeiros por categoria, sendo as categorias agrupadas de 10 em 10 anos.
Conforme o locutor chamava os classificados e ia perguntando de onde os mesmos eram, ficou visivel que o RS levou a maioria dos prêmios, seguido por SC, tendo um de PE, dois do PR e um de SP.
Os dois representantes do PR que são de Curitiba ficaram em primeiro e segundo lugar na categoria Junior que conheci no ônibus que voltei do Parque Caracol até o centro da cidade de Canela.
O trajeto tinha na sua grande maioria subida, sendo algumas bem fortes, o que foi inevitável da minha parte andar. Os trechos foram compostos de estrada de chão, alguns pontos enlameados, apesar de não chover na região, algumas trilhas sendo uma com subida forte e totalmente úmida, alguns pontos em "carreiros" dentro da mata e alguns pontos com paisagens fantásticas. Mesmo cuidando ao máximo nas trilhas e na mata, acabei tropeçando em um galho, vindo a cair, sofrendo pequenos arranhões. Houve atletas que realmente tiveram dificuldades precisando ser removidos por ambulâncias e serem transportados até o hospital da região.
Os curitibanos que retornaram no mesmo ônibus que eu, em conversa entre eles, falavam que os 18 km de Canela foi mais dificil que os 23 km do Deserto do Atacama, onde todos participaram.
Pontos de distribuição de água e isotônico muito bem colocados no trajeto todo. Foram 18 km, onde só no ultimo quilômetro é que passamos no mesmo caminho quando iniciamos a corrida.
A oportunidade de visitar gratuitamente o Parque CARACOL oferecida aos atletas inscritos, e para quem chegou mais cedo e pode apreciar o parque, teve um visual maravilhoso, o que já valeu a participação no evento. O empenho da organização, da prefeitura da cidade, a educação no trânsito, a simpatia dos canelenses, as informações que foram fornecidas são dignas de aplausos por quem esteve presente. Toda a estrutura para entrega dos kit´s e premiação de fácil acesso para todos.
Não aparecem fotos da corrida propriamente dita, porque como eu estava sozinho e deixei minha mochila no guarda volumes dentro do parque, só fui pegar a mesma na hora de vir embora.
As fotos são da cidade de Canela, do Parque Caracol e da estrutura do evento.
Fiz filmagem da corrida em alguns pontos, só que infelizmente não consigo enviar por e-mail.
Agradeço ao JACA MARCELO que forneceu indicações de hotéis e pousadas, onde fiquei hospedado em uma das que ele indicou, localizada na frente da rodoviária de Canela e a duas quadras da praça central de Canela. Também valeu a informação dele, sobre o ônibus que sai do aeroporto de Porto Alegre direto para Canela, o que facilitou a ida e a volta.
Na minha opinião CANELA foi realmente difícil, maravilhoso, e se DEUS permitir volto em 2013, pois já foi confirmada a realização do evento no próximo ano, porém, ainda considero o circuito PRAIA do ROSA o mais difícil pelas diversas variações de terreno e pelo que conheço de CAMPOS DO JORDÃO, também não será fácil.
Após o término dos fogos de artificio que encerraram a premiação, fui até Gramado, uma cidade EXTREMAMENTE MARAVILHOSA, onde passeando pelas ruas da cidade, isto após as 20.00 horas, acabei presenciando a corrida noturna do SESC de GRAMADO em plena avenida principal.
A Adidas coloca que CORRER É ARTE e em Canela eu observei em um ônibus  a frase VIVER É VIAJAR.
Então colocamos tudo em uma única frase: CORRER É A ARTE DE VIVER E VIAJAR.
Foi mais uma experiência fantástica e mais uma corrida devidamente arquivada na memória.
Claudio Luiz Guras

3 comentários:

  1. Grande CLAUDIO parabéns por mais esta conquista, belas belas imagens das fotos, e como se diz correr na etapa costão do canela não tem preço...
    Um Grande Abraço, e PARABÉNS... (SASSÁ)

    ResponderExcluir
  2. Aeeeee grande amigo Cláudio, a cada prova se superando mais e nos enchendo de orgulho...parabéns...e ano que vem "tamo" junto, será a bando todo em Canela se Deus quiser...

    ResponderExcluir
  3. Grande amigo Cláudio, sempre se superando e nos enchendo de orgulho...parabéns e ano que vem "tamo junto" será o bando todo em Canela...

    ResponderExcluir