TRAIL DOS AMBRÓSIOS - 09/11/2013


Em junho quando participei do Desafio de Urubici na companhia do Jaca Rudival, e elaborei o texto sobre aquele evento, eu enviei um e-mail ao Jaca Elcio...pedindo....
 
"Desculpas pelo tamanho do texto, mas era impossivel escrever em poucas linhas o que foi aquela prova....e olha que eu deixei muitos pontos de fora...rssss
e comentei no e-mail que...
Se DEUS naquela época fizesse algo que eu não pudesse mais correr...e esperava que ELE não fizesse...rss.....eu estaria conformado, pois participar e concluir uma prova como aquela...era algo ESPETACULAR e que não tinha como dimensionar a alegria, a satisfação e o orgulho de ter conquistado de fato e de direito aquela medalha."
 
POIS BEM....
 
Se lá foi impossível escrever em poucas linhas....o Trail dos Ambrosios, onde estive sozinho e passei por um desafio inimaginável, é que não tem como escrever em poucas linhas,  ou escrever algo de maneira global sobre o evento.
Que ótimo que DEUS permitiu que eu participasse de mais uma AVENTURA...de uma prova incrível, de algo que para nós que gostamos de correr por prazer e esporte, corridas normais de 05, 10, 21, 42 ou mais km...em estradas de chão e ou asfalto, concluir uma prova como a Trail dos Ambrosios é sentir-se um herói, um super atleta, alguém que ultrapassou seus limites de superação, de determinação, de força e de fé.
 
 
O Trail dos Ambrósios é um evento que faz parte de um circuito que até então eu não tinha participado e que só tinha escutado sobre as dificuldades dos trechos deste circuito.
Recebi em outubro um e-mail por parte do Diretor Técnico da organização, o qual fornecia informações e solicitava para que eu colocasse o seu circuito ao conhecimento da Jacarezada, e o fiz tranquilamente.
Depois recebi um e-mail onde ele perguntava, quais as corridas mais difíceis que participei este ano e respondi a ele dizendo que eram as duas Maratonas, pela distancia, Urubici pela dificuldade e distancia, 20 K de Balneario pelas subidas, Mountain Do Praia do Rosa, que mesmo sendo só 18 km, superar a variação dos terrenos era o desafio e que fazer o Mountain Do revezamento Lagoa da Conceição em dupla foi algo fantástico.
Após enviar a resposta a ele, ele respondeu que estava me convidando a participar do evento em Ambrósios e que nenhuma das provas acima iriam superar a dificuldade que seria concluir Ambrósios.
Convite feito, desafio aceito e fiquei curioso, pois...ou o Diretor Técnico tinha uma enorme bagagem de conhecimento de corridas...e fosse experiente e vivido...como o Gilberto, do circuito Lua Cheia do Tingui...ou era um tremendo mentiroso, querendo "puxar" a Jacarezada para o circuito.
Após a inscrição confirmada e já antes vendo o regulamento, alguns tópicos me deixavam preocupado e eu questionava comigo mesmo o porque de algumas exigências, tais como a obrigatoriedade de quem fosse participar dos 30 km...de ter que levar consigo, blusa corta vento, manta térmica, apito, utilizar a camiseta oficial do evento, levar sua própria hidratação, porque só haveria posto de hidratação no km 26 do percurso, 28 e 32........e nada antes. Isto estava bem claro no regulamento e também nos e-mails que foram enviados antes do dia da prova.
VAMOS A LUTA e  que DEUS nos ajude...........foi assim que pensei e segui para Ambrosios no sábado pela manhã.
Chegando a base do evento na comunidade Postinho, alguns conhecidos presentes como o Cleverson Del Secchi, o Adriano, o seu Luiz e outros. Cheguei as 07.40 hs...sendo que os atletas que fossem participar dos 15 km e dos 30 km, seriam transportados de ônibus até um determinado local para ser efetuada a largada.  As  07.40 hs da manhã, o sol já mostrava sua força, eu ficava pensando no fato de ter que carregar uma mochila com blusa, manta, apito, alimentação e ainda o cinto de hidratação.....isso era muita coisa para quem não gosta de carregar nada quando corre.........e a largada seria só as 09.00 hs..........seria.......porque a prefeitura de Tijucas só enviou ao local UM Micro Ônibus, obrigando a retardarem a largada até que todos os corredores dos 30 km fossem levados até ponto de partida....e nos 30 km havia quase 100 inscritos...foram duas viagens do ônibus.
A largada dos 15 km, onde havia aproximadamente 200 inscritos seria feita depois.
Ao nos dirigirmos ao ônibus, só entrava no mesmo quem estivesse com todos os itens obrigatórios visíveis, trajado com a camiseta do evento e o numero bem visível, obviamente.
Alguns atletas entrando no ônibus tendo na mão e ou na mochila, cajados, o que me fez pensar o porque de levar cajados em uma corrida..........!!!!!!!!!!
Mais duvidas, mais suspense...........mas para quem esta no inferno, dar um abraço no capeta não altera nada...rsssss
Quando o ônibus chegou ao local onde seria a largada e eu estava na primeira "leva", o mesmo parou no meio de subida, nós descemos e a largada seria ali mesmo...no meio de subida. Enquanto aguardávamos a segunda "leva" do pessoal dos 30 km...fui avaliar como seria a largada, pois estávamos completamente abandonados, com algumas casas em volta, totalmente desertas e abertas sem nenhum morador presente.....e analisando a situação....já havia tomado a decisão de que iria efetuar a largada caminhando, pois a subida não seria fácil e nem rápida.
Assim que chegou o pessoal da segunda viagem, o responsável pela segurança do trajeto, que faz parte da organização, nos fez novas recomendações, nos alertou o porque da obrigatoriedade do uso da camiseta oficial, pois iriamos entrar em propriedades particulares, com muitas plantações de pinos e eucaliptos e que os seguranças destas propriedades estavam avisados quanto a passagem dos corredores devidamente identificados.
As 09.30 hs...foi dada a largada....e começou o que viria a ser, depois de mais de 06:00 hs sob um sol escaldante, descidas íngremes, trilhas, "barrocas", subidas impressionantes, paisagens maravilhosas, rios límpidos de pura agua cristalina, morros que não se via o cume, campos, lama, lodo, carreiros nas plantações de eucaliptos e estradas de chão que davam a sensação de que a muito tempo não se passava um veiculo nas mesmas.....na mais difícil, na mais desafiadora, na mais incrível, na mais eletrizante prova que participei...............e só não desisti porque uma força maior me fez talvez não perceber o ponto de corte da prova, que pelo regulamento e pela informação confirmada no momento da largada, quem não chegasse ao km 19 com quatro horas de prova, seria cortado.
Se olharem bem as fotos, verão que tem uma onde aparece a placa indicando 12 km......e até uma determinada altura, eu as avistei de 2 em 2 km......mas de uma altura em diante.....eu as via com muitas variações......neste trecho da placa de 12 km.....onde, se olharem bem acima do morro irão ver uma espécie de bandeira.......eu sinceramente já pensava em desistir, achando que estava próximo dos 19 km......quando avistei essa placa dos 12 km.......me perguntei.......MAS SÓ FIZ 12 KM até agora........TO MORTO..........sem chance de concluir a prova....
E antes desta placa, alguns quilômetros antes eu já havia percebido o porque que muitos tinham levado cajado...rssssss
Continuei, porque não havia outra opção....rssss....e depois de mais alguns minutos ou hora....sei lá.......encontrei a placa de 18 km......e pela primeira vez tive coragem de olhar para o relógio.........que marcavam exatamente 03.30 hs de extrema superação......
Eu tinha um km para fazer em menos de meia hora...ou então realmente abandonar a prova.
Continuei em frente e pensativo.....sendo que em determinado momento passei por alguns quadriciclos e motos que faziam a segurança do evento e não me preocupei ali com a km..........e fui seguindo não avistando placas, nenhum ponto com staff ou segurança.....sempre avistando um ou outro corredor na frente.
Comecei a achar de que havia passado o ponto de corte, quando avistei um cercado, com mata burro e um atleta passando por ele, e logo a frente um córrego....e chegando mais perto....eu avistei....rsss...uma loira....1.80 m...uns 70 kg.........uma prancheta e caneta na mão.....com o uniforme de socorrista ....."estou no céu"......perguntei a ela........cheguei no ponto de corte.............eu fico por aqui mesmo...rssssssssssss...e foi ai que ela falou...........não senhor................o senhor já esta no km 21...........faltam só 13......só 13.........e eu confirmei a ela.......então eu estou no céu mesmo....pq se cheguei até aqui....faltam só 13 eu é que não vou desistir agora......entrei no córrego, onde já haviam outros corredores fazendo uma terapia de relaxamento......tomei alguns goles de agua hiper gelada.........sentei naquele córrego de agua cristalina sentindo minhas pernas agradecerem àquele momento.
Começava então o desafio final....vencer os últimos 13 km, entrando nas estradas de chão, descidas espetaculares em estradas com muito saibro, subidas elevadas, onde nesta altura...eu que desde a largada usei a estratégia de nas subidas, superar elas fazendo zigue zague, (lembrei das meninas em Ouro Preto subindo as ladeiras), o que me ajudou muito na primeira fase...que eu considero até o km 21.....mas isso só foi possível nas estradas, porque nos morros, nas trilhas era impossível fazer isso.
Na segunda etapa, mesmo fazendo zigue zague, por varias vezes parei nas subidas, apoiei as duas mãos nos joelhos e recuperei o meu folego...e olha que fiz isso duas e até três vezes na mesma subida.
Quando avistei o primeiro ponto de hidratação, sorri, pois parecia miragem, e principalmente porque deveria estar faltando então uns 08 km........ainda....e chegando ao ponto felizmente a confirmação foi de que faltavam sim 08 km.
Ao avistar a placa de 30 km.......foi uma tremenda festa........faltava apenas 04 km...e dali em diante...a certeza de que só DEUS me tirava de concluir o trajeto, fosse com qual tempo fosse.
Logo adiante...uma bica de agua...improvisada por um morador...que colocou uma mangueira por cima de um palanque..com uma tabua....a agua caindo, duas canecas em cima da tabua e aquele senhor ali...apreciando....perguntei se poderia beber......e ele disse sorrindo.......sim...coloquei ai para vocês...é agua direto da serra........tomei um banho debaixo daquela bica....e era tudo o que precisava para concluir os últimos quilômetros...e quando agradeci...o senhor disse......você esta perto, falta pouco, mas tem mais algumas subidas pela frente..........isso era algo extremamente animador...rssss
Quando avistei a placa de 32 km, ouvia bem distante um som, que sem duvida era do locutor do evento, porém o som estava a minha direita e o percurso era a  esquerda.....o som começou a sumir....foi quando olhei pela segunda vez no relógio e o mesmo marcava 05h57min de prova....quanto falta...a que distancia estou......então o percurso voltava para a direita e o som retornou , agora do meu lado esquerdo, porém mais nítido, onde já se podia até ouvir o locutor informando da chegada de um e outro atleta.
Eu andando, sem nenhuma culpa na consciência, dobrando a esquerda, avistava a igreja no alto do barranco e o portal de chegada, faltava alguns metros...passando por uma cobertura de ponto de ônibus, um atleta sentado me aplaudia e incentivava....e tendo a frente ainda mais uma pequena subida...mas era uma subida...e eu não iria correr......e dois atletas, com os quais fui alternando posições até o km 26 e depois eles sumiram na minha frente, estavam sentados, também aplaudiam e incentivavam...quando o locutor anuncia ao microfone a chegada do atleta da EQUIPE JACARÉ DE CONGA e fala...."falta pouco....vamos lá...não chega andando..e sim trotando".....encarei a subida andando, dobrei a esquerda em direção ao portal, e ouvi alguém gritar......vamos JACARÉ....e os últimos passos, sei lá de onde fui buscar forças para chegar trotando.
Cruzando a linha de chegada, já vieram entregar a medalha, tiraram a mochila das costas, me fizeram sentar na tenda de hidratação, ofereceram frutas agua e foram jogando vários copos de agua gelada pelo corpo..........algo que até então também não tinha presenciado e vivido....e foi arrepiante......rsssssss......sentir aquela agua gelada escorrer pelo corpo...depois de tudo o que se passei fisicamente, mentalmente, psicologicamente...................foi extremamente gratificante.
Veio então em minha direção um rapaz, que perto de mim posso chamar de garoto, o qual me parabenizou e perguntou o que eu achei da prova e perguntei a ele quem ele era e ele se identificou como Ricardo Beraldi, que foi quem havia me passado os e-mails sobre a prova e quem me cedeu a inscrição.....ao qual agradeci, mas que eu só iria responder a ele sobre a prova quando estivesse mais consciente, quando o meu corpo e a minha consciência conseguissem voltar ao normal e não seria nem ali e nem no sábado que eu iria fazer isso.
Também foi neste momento que o Cleverson Del Secchi veio me cumprimentar e o mesmo já estava se retirando do evento e eu nem lembrei de perguntar a ele, qual a posição que ele chegou e foi vendo o resultado hoje que verifiquei que ele foi o grande CAMPEÃO da prova nos 30 km..concluindo percurso em 04h28min...chegando 03 min. na frente do segundo colocado.
Dei um tempo.....me dirigi a igreja a qual então já estava aberta....agradeci a DEUS....fui almoçar no salão de festas da igreja, pois tinha direito ao almoço, mesmo sendo 16.00 hs....e aquele almoço estava ótimo.
 
AGRADEÇO PRIMEIRAMENTE E ACIMA DE TUDO A DEUS POR PERMITIR QUE EU ESTIVESSE PRESENTE NESTE EVENTO E QUE CONCLUISSE O MESMO INDEPENDENTE DO TEMPO E POR MOSTRAR A TODOS NÓS  O QUÃO MARAVILHOSA É A VIDA E COMO A NATUREZA É RICA, LINDA E ABUNDANTE.
AGRADEÇO A MINHA FAMILIA, QUE MESMO NÃO ESTANDO PRESENTE POR MOTIVOS PESSOAIS DE CADA UM, EM NENHUM MOMENTO SE OPOS E EM TODOS OS MOMENTOS ME APOIOU.
AGRADEÇO A FAMILIA JACARÉ DE CONGA, POIS FOI ATRAVÉS DAS CORRIDAS, AVENTURAS E VIAGENS COM ESSA INCRIVEL FAMILIA QUE CONSEGUI ENCARAR E SUPERAR DESAFIOS CADA VEZ MAIORES E MAIS EMOCIONANTES.
AGRADEÇO AOS QUE ENVIARAM SUAS MENSAGENS DE APOIO E INCENTIVO.
AGRADEÇO AO RICARDO BERALDI, DIRETOR TÉCNICO DA TRC BRASIL, O QUAL ME CONVIDOU PARA PARTICIPAR DESTE EVENTO.......E ME SURPREENDEU DUAS VEZES...........UMA, POR SER UM GAROTO PERTO DE MIM, QUANDO ACHEI QUE ERA UMA PESSOA COM MAIS IDADE DO QUE EU...rsss...E A SEGUNDA PORQUE REALMENTE FALOU A VERDADE, QUANDO DISSE QUE EU IRIA PARTICIPAR DA PROVA MAIS DIFICIL, DIANTE DAS QUE  EU HAVIA MENCIONADO A ELE.......pois correr uma Maratona em asfalto é muito fácil para quem conclui uma prova como esta.  Fazer dupla de revezamento no Montain Do da Lagoa...você tem staffs e apoio em vários trechos nos percursos que você faz e neste você esta praticamente sozinho na maior parte do percurso....onde você só tem você mesmo.
Urubici..tem 18 km a mais....mas os desafios de morros, trilhas, penhascos, as dificuldades e distancias destas subidas são incrivelmente maiores .....pois Urubici...oferece asfalto em boa parte do trecho o que neste evento nem existe...as outras provas nem se discute.....e quando um Jacaré me perguntou sobre comparar este evento com a trilha do ITUPAVA.........eu respondi...rssss....quem faz um percurso deste e conhece a trilha do ITUPAVA.....quando voltar ao ITUPAVA vai fazer de costas de tão fácil que é...rss.
RICARDO BERALDI E EQUIPE DO TRC BRASIL...QUE DEUS OS ILUMINEM SEMPRE, QUE MESMO OUVINDO ALGUMAS RECLAMAÇÕES, NÃO DESANIMEM, SEJAM SEMPRE CONFIANTES, PORQUE PARA QUEM REALMENTE CURTE,GOSTA E É APAIXONADO POR AVENTURAS, O  CIRCUITO TRC SÓ TEM A SER CADA VEZ MELHOR E MUITO PROCURADO E FIQUEI MUITO FELIZ EM SABER QUE VOCES SÃO JOVENS DINÂMICOS, COM MUITA VISÃO E AMBIÇÃO.
 
Sobre URUBICI eu disse ao Elcio...."uma prova como aquela...era algo ESPETACULAR e que não tinha como dimensionar a alegria, a satisfação e o orgulho de ter conquistado de fato e de direito aquela medalha."
 
Sobre TRAIL DOS AMBROSIOS...eu digo......." uma prova como esta, não tem medalha, não tem kit, não tem nada material que supere o orgulho próprio, a auto estima, o prazer, a alegria, a superação, as paisagens, as lembranças de cada momento vivido nessas 06 horas de pura adrenalina...dentro da prova...pois  se eu for somar o antes e o depois do evento o total de horas de pura adrenalina vão além das 06 horas.....e cruzar a linha de chegada........foi o AUGE de TUDO.
 
Desculpem o longo texto, mas foi D+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

MUITO OBRIGADO.


CLAUDIO GURAS

12 comentários:

  1. Grande Claudio Guras,sempre te admirei desde o primeiro minuto que DEUS colocou você em meu caminho.Minha admiração vai além do atleta que você representa para nossa querida equipe JACARÉ DE CONGA,admiro você pelo grande homen que você é,por seu carater,personalidade,pelo pai de familia e pela liderança que exerce sobre aqueles que tem a oportunidade de conviver com você.Seu relato é eletrizante estou soando de emoções me cinto como se estivesse la com você.Quantas dificuldades temos algo em comum com certeza adoramos desafiar o quase impossivel,quase impossivel porque só podemos definir algo como impossivel depois de tentarmos e não o superarmos.Mas devemos colocar em nossa cabeça que se alguém conseguiu outros também conseguiram.Algo só é impossivel quando ninguém consegue superar.Amigo você é um guerreiro no momento não encontro palavras para defenir com mais clareza esta sua conquista,se alguém tem como defenir que o faça por min.Que DEUS continue sempre colocando novos desafios na sua vida de atleta,desafios estes que sempre que você os relatar nos faça ficarmos emocionados como me encontro no momento.Que DEUS abençoe você e sua familia.Você é o cara com certeza o ROBERTO CARLOS fez a musica este cara sou eu em sua homenagem.
    Abraços.

    RUDIVAL GOMES.

    ResponderExcluir
  2. Que relato emocionante e motivador! Ouvindo o Claudio contando, lendo o texto e vendo essas fotos, cada dia mais admiro esse cara vencedor e campeão que ele é, e me motivo a me espelhar em suas conquistas e enfrentar desafios como esse nessa vida de corredor que estou iniciando. Simplesmente MARAVILHOSO!
    Samuka

    ResponderExcluir
  3. Imenso e grandioso Claudio, antes de mais nada a emoção tomou conta de mim, as lágrimas correm no meu rosto, por ler e me sentir um pouco espectador de um desafio desse por vc vencido!! Vc é um grande atleta, amigo, pai, marido e presidente!! Faço minhas as palavras do grande Rudival, espero estar sempre ao seu lado aprendendo muito com vc!!
    Que Deus te abençoe e ilumine sempre em todo momento da sua vida!!
    Wagner Xexa

    ResponderExcluir
  4. MEU DEUS QUE S E N S A C I O N A L !!!!!! Estou passada, chocada.... me imaginei em cada situação que você descreveu. AMIGO com certeza Deus te colocou neste mundo para viver os mais incríveis desafios. APAIXONANTE deve ser a sensação desta vitória. Estou tomada pela emoção... você me fez tremer na cadeira rssss Claudio, estou super feliz por você, que Deus te abençoe ! Correr cansa...Desistir dói!................. P A R A B É N SS S S S S S S S S S

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo desafio cumprido com muita determinação!!!

    ResponderExcluir
  6. Cláudio,

    A dimensão do texto reflete a grandeza dessa conquista, pois você guerreiro, além de superar os inúmeros obstáculos do desafio, conseguiu traduzir em detalhes, o que foi a sua conquista.

    Que Deus continue te abençoando para que você possa cada vez mais, compor pérolas como esta que acabo de ler.

    Ultra abraço e nos vemos no caminho!!!

    Dionisio Silvestre
    http://correrpurapaixao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Parabéns! Desafio cumprido, e que desafio. Prova para contar a todos. Superação total e só quem esteve lá para saber que a dificuldade encontrada naquele dia não tem como ser descrita, nem em um texto duas vezes maior que o seu aqui. Tudo de bom, sucesso e muita força.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns! Desafio cumprido, e que desafio. Prova para contar a todos. Superação total e só quem esteve lá para saber que a dificuldade encontrada naquele dia não tem como ser descrita, nem em um texto duas vezes maior que o seu aqui. Tudo de bom, sucesso e muita força.

    ResponderExcluir
  9. Sensacional, parabéns pela prova e pelo relato.

    ResponderExcluir
  10. Claudio,
    Parabéns por mais este desafio vencido!
    Quero dizer que os seu relatos me fizeram recordar a minha infância... pois cresci conhecendo parte desta região... vivia as minhas férias de infância na casa dos avôs (maternos) subindo e descendo a Serra do Fula, e passeando em Palermo, Saltino e Tijucas do Sul em meio as plantações de pinos ou até mesmo bebendo da tal agua cristalina Hiper gelada como você relatou... realmente são momentos espetaculares...
    Mais uma vez parabéns!!!!

    Anselmo Cruz

    ResponderExcluir
  11. Claudio não consigo achar palavras para relatar.
    Pois como o texto descreve simplesmente SHOW...
    PARABÉNS MAIS UMA VEZ PELA GARRA E DETERMINAÇÃO EM SUPERAR DESAFIOS...
    Sassá.

    ResponderExcluir
  12. Claudio.. vc??? o JacaPresidente... pensando em desistir??? O Tico e o Teco deviam estar brigados pra que isso tivesse passado pela sua cabeça rsrsrs.

    Brincadeiras a parte... aprendi com a EQUIPE que o importante é participar (sendo o primeiro ou o último colocado)... estar de bem com o corpo e com a mente, superar nossos medos, dores, angustias, encarar novos e aterrorizantes desafios... VOCÊ é o atleta que representa o maior significado da palavra SUPERAÇÃO!!!

    No texto do GP Triatlhon vc me disse: "A alegria maior não esta na vitoria propriamente dita, mas sim, em refletir e ver o quão grande foi a luta, a tentativa, o sofrimento para consegui-la....e ai sim comemorar e festejar com muita alegria." Assim, faço das suas, as minhas palavras... Parabéns por mais este desafio!!!

    Ciomara

    ResponderExcluir